Dando asas à informação

10 condições médicas bizarras causadas por videogames

Apesar de jogar videogame ser inofensivo para a maioria das pessoas, quanto mais frequentemente a atividade é realizada, a mais perigos o jogador se expõe. Confira várias condições médicas intimamente relacionadas a jogar games excessivamente:

1 – “Polegar de Playstation”

Apelidada de “Polegar de Playstation”, essa condição médica pode afetar qualquer pessoa que joga games usando qualquer controlador. Os sintomas incluem dormência e formigamento no polegar e grandes bolhas estouradas que levam semanas para curar causadas por movimentos repetitivos.
Outro termo para essa condição é “Palmar hidradenitis”, uma doença de pele induzida por jogos de console. Lesões dolorosas nas palmas das mãos e nos dedos são as principais características.

2 – Tendinose e outras lesões

Lesões do tendão (tendinose) nas mãos e pulsos são comuns em frequentes jogadores. Usuários relataram lesões por esforço de jogar games como Wii Sports por muito tempo. Lesões graves causadas por jogar em espaços apertados também podem ocorrer.

Aliás, os controladores do Wii podem provocar uma série de lesões por si só, incluindo problemas de joelho e quadril e fraturas resultantes de queda, apelidadas de “fraturas Wii” pelos profissionais de saúde.

3 – Convulsões

Jogar videogame pode, em casos raros, provocar convulsões, mas não há nenhuma evidência científica de que os jogos podem causar epilepsia (como tradicionalmente classificada). Epilepsia fotossensível (PSE), no entanto, é uma forma comum de epilepsia desencadeada por estímulos visuais que formam padrões no tempo ou no espaço, como luzes piscando, padrões regulares de movimento, etc.

4 – Vício

Sim, você pode ficar viciado em games. O vício em jogos (de computador ou videogame) é um transtorno de controle de impulsos, semelhante à compulsão por aposta ou jogos de azar. O distúrbio tem sido levado bastante a sério pelos cientistas, e pode entrar para o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (um guia que ajuda a diagnosticar doenças mentais no mundo todo). Sintomas do transtorno incluem perda ou ganho de peso, falta de higiene pessoal, baixa interação social e um padrão de sono interrompido.

5 – Comportamento agressivo e doenças mentais

Estudos mostram que jogadores “patológicos”, ou obsessivos, são mais deprimidos e ansiosos (condições médicas mentais) do que não jogadores. Crianças estão em maior risco de se tornarem mais impulsivas, menos sociais e mais propensas a se viciar em videogame ao longo do tempo. Alguns sinais de alerta incluem dificuldade de concentração, perturbações nos padrões de sono, aumento da ansiedade, aumento da raiva irracional, e fobias sociais.

Crianças que jogam jogos violentos tendem também a ter fantasias mais agressivas e se engajarem em comportamentos mais agressivos. Elas são mais propensas a ser vítimas de agressão, também.

6 – Efeito Tetris ou “fenômeno de transferência em videogame”

Este fenômeno pode ocorrer depois de uma pessoa jogar qualquer jogo por um longo tempo, mas o jogo Tetris é o causador mais comum. Usuários dizem que, depois de jogar o jogo por muitas horas, eles involuntariamente transferem elementos do conteúdo do jogo, ou da sua interface, em suas vidas diárias.
Por exemplo, podem começar a ver blocos caindo em todos os lugares, ou podem começar a fantasiar sobre quais blocos de Tetris caberiam em um prédio da cidade. Às vezes as imagens “tomam conta” de todo o processo de pensamento, imagens mentais e sonhos das pessoas. Em casos extremos, jogadores já relataram se envolver em acidentes de carro porque estavam distraídos focando em blocos caindo (que não existiam, na verdade).

7 – Problemas de visão

Games podem causar problemas de visão. Visão ampla de qualquer tela causa cansaço visual, e uso prolongado do computador também pode estar ligado ao glaucoma, especialmente entre usuários que já são míopes. Olhar para uma tela brilhante é muito prejudicial para os componentes físicos do olho, especialmente porque os olhos tendem a parar de piscar e apenas “encarar”, o que faz com que estiquem e sequem.

Um problema de visão comum entre jogadores frequentes é conhecido como “Olhos de Guitar Hero”. É semelhante ao efeito Tetris, porque envolve ver a interface gráfica do jogo queimada em suas retinas muito tempo depois que a pessoa parou de jogar.

8 – Síndrome do Túnel do Carpo

Síndrome do Túnel do Carpo ocorre quando o nervo principal entre o antebraço e a mão é repetidamente espremido ou pressionado. Ao pressionar o canal cárpico, a área do pulso, que abriga o nervo principal e os tendões, torna-se irritada ou inchada. O uso do computador há muito tempo tem sido ligado a Síndrome do Túnel do Carpo, então não é nenhuma surpresa que também é um sintoma físico da dependência de jogo. O uso excessivo de um mouse ou de um controlador de videogame pode causar irritação e inchaço dessa região.

9 – Enxaqueca

A enxaqueca pode causar latejar ou pulsar intenso em uma área da cabeça e é normalmente acompanhada por náuseas, vômitos e sensibilidade extrema à luz e ao som. Crises de enxaqueca podem causar dor por horas a dias. Embora existam inúmeros gatilhos para enxaquecas, jogar videogame por longos períodos de tempo pode causar essas dores de cabeça, devido à intensa concentração necessária durante os jogos, bem como a tensão colocada sobre os olhos ao encarar uma tela brilhante.

10 – Morte

Jogadores viciados podem facilmente ficar imersos na realidade virtual e se sentirem compelidos a jogar por horas a fio. Por exemplo, um homem de 28 anos de idade entrou em colapso depois de jogar o jogo “Starcraft” em um café na cidade de Daegu, Coreia do Sul, em 2007. Segundo as autoridades, o homem não tinha dormido, tinha comido muito pouco, e não tinha quase ido ao banheiro durante sua maratona de 72 horas jogando. “Nós presumimos que a causa da morte foi insuficiência cardíaca decorrente da exaustão”, disse um oficial da polícia de Daegu.

Além de problemas de saúde adquiridos por jogadores frequentes que podem levar à morte, muitos usuários também já morreram como resultado de suicídios ou assassinatos relacionados a jogos.[Oddee]

Um comentário

  1. já tentei comprar mas não consegui escolher as parcelas. quero pagar em quatro parcelas. não achei a opção de escolha.apareceu uma vez no cartão shoptime. quero Visa quatro parcelas.aguardo.

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *