Dando asas à informação

10 fatos interessantes sobre cerveja e vinho

As bebidas alcoólicas já foram chamadas de muitas coisas: deliciosas, malévolas, sagradas, profanas, viciantes, e assim por diante. Apesar de tudo isso, não há dúvidas de que umas das mais amadas invenções humanas são a cerveja e o vinho. Portanto, você deve saber mais sobre eles!

1 – Vinho e cerveja fazem bem pra você

Muitos já leram reportagens sobre os benefícios de bebidas alcoólicas. Principalmente o vinho, e, especificamente, o tinto, que possui grandes benefícios cardiovasculares, atribuídos aos antioxidantes chamados flavonoides que estão presentes na pele e nas sementes das uvas, e que reduzem o risco de doença cardíaca através da melhoria do colesterol e diminuição da coagulação do sangue.

Outros estudos têm mostrado ainda que o vinho tinto pode inibir o crescimento de tumores de certos tipos de câncer e auxiliar no tratamento de distúrbios neurológicos como mal de Parkinson e Alzheimer. No entanto, apesar de tudo isso, e como qualquer alimento ou bebida, não se pode consumi-lo em excesso. Especialistas recomendam duas doses diárias para os homens e uma para as mulheres.

2 – O mundo e o álcool

A idade em que as pessoas podem beber legalmente varia de país para país. Na maior parte da Europa, a idade é 16, no Canadá é 18 anos, na Ásia 20, e nos Estados Unidos é 21. Os três principais países consumidores de cerveja per capita são a República Checa, a Irlanda e a Alemanha. Os três principais países consumidores de vinho são a Itália, a França e a Suíça. Os três maiores produtores de cerveja são China, Estados Unidos e Rússia, no entanto deve-se notar que a Alemanha tem o maior número de cervejarias do mundo, com cerca de 1.200. Finalmente, os três principais produtores de vinho são a Itália, a França e a Espanha. Em outra nota interessante, os três principais países com as maiores taxas de impostos sobre a cerveja são a Noruega, a Finlândia e o Canadá.

3 – Qual país tem a melhor cerveja?

Difícil responder, já que este é um tópico acalorado de debate, e vários países afirmam reinar na produção das cervejas mais deliciosas para consumo. O prêmio European Beer Star, que premia as cervejarias mais impressionantes baseado no gosto e qualidade das cervejas, nomeou recentemente a Bélgica como número 1 na produção das melhores cervejas, seguida da Alemanha e dos Estados Unidos. Estes resultados interessantemente contradizem os do próximo item.

4 – Quem tem a pior cerveja?

Em uma pesquisa realizada em mais de 80 países, 2.000 pessoas foram questionadas sobre quais países têm a pior cerveja do mundo. Os resultados listam os Estados Unidos como número 1, seguido pela China, Reino Unido, Austrália, França e Itália.

Mas e aí? Como os EUA é um dos melhores e o pior ao mesmo tempo? A Budweiser foi classificada como a pior marca de cerveja pelos pesquisados, no entanto, deve notar-se que os EUA receberam medalhas de ouro por 50 de suas marcas de cerveja e cervejarias – nenhuma incluindo a Budweiser. A Budweiser é a cerveja mais vendida e distribuída no mundo. Felizmente, mesmo que esteja em segundo lugar no consumo de cerveja americana (Bud Light vem em primeiro lugar), os EUA definitivamente tem outras boas marcas, como Sierra Nevada Pale Ale, Samuel Adams Boston Lagers, e Samuel Adams Seasonal.

5 – Melhores regiões produtoras de vinho

A região, de renome mundial, responsável pela melhor produção de vinho do mundo é Bordeaux, na França. Consiste de 284.320 hectares de vinhedos dos melhores disponíveis. A região pode fazer até 960 milhões de garrafas de vinho por ano, variando de vinhos de mesa comuns a alguns dos mais caros do mundo, com marcas como Chateau d’Yquem e Cheval Blanc Chateau vendendo por dezenas de milhares de dólares. Uma garrafa de 1947 de Cheval Blanc Chateau, considerada o melhor vinho já produzido, foi vendida em leilão por 304.375 dólares (cerca de 527.236 reais).

6 – Cervejas bizarras

Cervejarias e fabricantes estão constantemente se adaptando e mudando para conquistar o grande número de consumidores que bebem essa delícia. Às vezes, entretanto, eles levam as ideias inovadoras um pouco longe demais, como no Camboja, onde uma cerveja popular, Tarantula Brandy, contém licor de arroz com “sabor” de tarântulas mortas. Outro exemplo é o “licor de filhote de rato” coreano, feito com arroz destilado misturado com ratos mortos e fermentado por um ano. Outro exemplo de cerveja bizarra é a marca Kwispelbier, produzida na Holanda, e anunciada como “uma cerveja para seu melhor amigo” – uma bebida não alcoólica projetada para cães.

7 – Nomes estúpidos de vinhos

Existem muitos nomes bizarros, e talvez ofensivos, de vinhos. Um deles é um vinho francês produzido e distribuído pelos britânicos que se chama “Fat Bastard” (“gordo bastardo”, em português). Outro exemplo é a marca australiana “Bitch” (um palavrão que em português ofenderia uma moça não tão comportada) que, como piada, tem o nome impresso 77 vezes na parte de trás da garrafa. Outro nome é a marca francesa (Oops) – sim, escrita entre parênteses, porque o tipo de uva foi erroneamente anunciado por muitos anos no frasco original, então seus produtores resolveram chamá-la assim, com muito bom humor. Mais vinhos bizarros da França são o Vin de La Merde (“vinho de merda”), Elephant on a Tight Rope (“elefante em corda bamba”) e Frog’s Piss (“xixi de sapo”).

8 – Desvantagens da cerveja

Sim, apesar de todas as coisas boas, a cerveja ainda tem seus efeitos adversos à saúde. Um deles é chamado de “barriga de cerveja”, pois seu consumo aumenta as taxas de obesidade em homens.

A bebida tem fortes estimulantes de secreção de ácido gástrico e pode causar refluxo gastro esofágico – azia. Também pode levar a um aumento da pressão arterial, causar desidratação, e reduzir a atividade no sistema nervoso central levando a uma ressaca. Ela também tem muitos conhecidos efeitos negativos sobre o fígado e pode causar cirrose hepática. Finalmente, um dos efeitos mais nefastos de beber cerveja é o comprometimento de competências de condução. Acidentes de viação são a causa número 1 de morte em adolescentes.

9 – Curiosidades aleatórias

– Mais da metade dos hospitais em mais de 65 das maiores áreas metropolitanas dos Estados Unidos informam que oferecem bebidas alcoólicas a seus pacientes.

– Bebidas alcoólicas muitas vezes não contêm gordura ou colesterol, mas possuem uma alta concentração de calorias.

– Todos os 13 minerais necessários para a vida humana podem ser encontrado nas bebidas alcoólicas.

– Expressões para “ressaca” em outros idiomas: os franceses chamam de “boca de madeira”; os alemães se referem a ela como “choro dos gatos”; os italianos chamam de “fora de sintonia”; os malaios chamam de “lo”; os noruegueses a identificam como “carpinteiros na cabeça”; os espanhóis chamam de “folga”; os suecos se referem a ela como “dor na raiz do cabelo”.

– Métodos para curar ressaca incluem: os gregos antigos comiam couves; os antigos romanos comiam canários fritos; alguns alemães tomam um café da manhã de carne vermelha e bananas; alguns franceses bebem café forte com sal; alguns chineses tomam chá de espinafre; alguns porto-riquenhos esfregam metade de um limão debaixo do braço que eles usaram para beber; alguns haitianos espetam 13 agulhas de ponta preta na rolha da garrafa que beberam; os russos bebem vodka.

10 – A cerveja salvou o mundo

De acordo com o documentário “Como a cerveja salvou o mundo” do canal Discovery, a cerveja é responsável pelo nascimento e desenvolvimento da civilização humana, e é a “maior invenção de todas”.

O filme descreve como a revolução da agricultura foi iniciada por causa da necessidade de fazer cerveja, o que levou a muitas invenções, como o arado, a roda, e a irrigação. Cidades foram construídas em um esforço para produzir mais cerveja para o número crescente de pessoas que a desejavam.

Outras invenções menos conhecidas foram a matemática, que precisava ser dominada pelos agricultores conforme seus campos cresciam e precisavam ser quantificados, bem como a linguagem escrita, que foi vital para manter registros do comércio de cerveja em expansão. O documentário demonstra que cada invenção, inovação e marco da história da humanidade foi, no fim das contas, por causa do amor humano pela cerveja.[Listverse]

5 comentários

  1. Existem mais dez coisas referentes a vinho e cervejas que o artigo não não citou, aí vão elas:

    1- Em 78 % dos casos de acidentes automobilísticos o motorista estava alcoolizado.
    2- Depois de uma comemoração com os colegas de escritório ao final do dia, são registradas a maioria das agressões à suas esposas, por maridos bêbados.
    3- Os índices de violência aumenta após uma partida de futebol se no estádio em que a partida foi realizada for liberada a venda de bebidas alcoólicas.
    4- O homem começa a beber cada vez mais cedo por exemplo que vem da própria família ou TV.
    5- As mulheres, achando que estão se emancipando, ficam mais embriagadas do que os homens em festas atualmente.
    6 A embriagues é um dos motivos mais alarmantes quando se fala em gravidez indesejada.
    7- Adolescentes do sexo feminino preferem adolescentes do sexo masculino que ingiram graduações alcoólicas maiores.
    8-Mães que vão a bares com crianças de colo, molham a chupeta na cerveja para eles ficarem calmos.
    8- Acidentes com máquinas no campo, atingem geralmente pessoas que fizeram uso do álcool.
    9- Policiais que fazem uso do álcool criam um lado afetivo om outras pessoas que bebem. Portanto são mais benevolentes com pessoa alcoolizadas que provocam acidentes.
    10- O álcool por ser uma droga lícita é o porta de entrada para o mundo dos drogas não licitas.

    • Como voce reuniu essa quantidade de bobagens? Cite as fontes. Idiotas como você acham que sem bebidas acidentes não aconteceriam, as pessoas seriam felizes … e ainda, pessoas como voce querem sempre impor esses imbecilidades. Vá se tratar!

    • Tony, acho que voce bebeu antes de escrever essas bobagens.

  2. Isso é muito importante para corrigir certo índice de álcolatras no mundo.

  3. Pessoal, concordo com tudo isto, mas desculpem, esta na minha hora de tomar aquela ITAIPAVA PREMIUM geladinha, fui kkkkkkkkkkk

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *