Dando asas à informação

5 planetas extrassolares potencialmente habitáveis

Os astrônomos já encontraram centenas de planetas além do nosso sistema solar, além de milhares que aguardam confirmação por observações. Vários desses mundos alienígenas são muito quentes ou muito frios para abrigar a vida como a conhecemos, mas alguns parecem ser mais hospitaleiros: nesses, há alguma chance de ter vida. Confira a lista dos 5 planetas mais propensos a ter vida, feita por cientistas da Universidade de Porto Rico:

1 – Gliese 581g

Este planeta rochoso foi anunciado em setembro de 2010, porém, é muito polêmico. Isso porque alguns pesquisadores duvidam da sua existência, enquanto seus descobridores permanecem crentes. Se realmente for um planeta, Gliese 581g está localizado a apenas 20 anos-luz de distância de nós, tem cerca de duas a três vezes a massa da Terra, e orbita sua estrela-mãe em média a cada 30 dias. Esta órbita do planeta o coloca diretamente na “zona habitável” de sua estrela: a distância certa de seu “sol” onde a água líquida, e talvez a vida como a conhecemos, poderia existir.

2 – Gliese 667Cc

Gliese 667Cc, que foi descoberto em fevereiro de 2012 pela mesma equipe que encontrou o Gliese 581g, orbita uma estrela anã vermelha a 22 anos-luz de distância, na constelação de Escorpião. O mundo alienígena é uma chamada “super Terra”, já que é pelo menos 4,5 vezes mais massivo que nosso planeta, e completa uma órbita a cada 28 dias. Pelo menos um outro planeta circunda a estrela-mãe Gliese 667C, que faz parte de um sistema estelar triplo.

3 – Kepler-22b

Kepler-22b foi descoberto pelo telescópio espacial Kepler, da NASA, feito para “caçar” planetas extrassolares, em dezembro de 2011. É uma super Terra com cerca de 2,4 vezes o tamanho do nosso planeta. Existe uma chance do efeito estufa atingir Kepler-22b como atinge a Terra, e nesse caso o mundo alienígena teria uma temperatura média de superfície de 22 graus Celsius. Kepler-22b fica a cerca de 600 anos-luz de distância, e orbita uma estrela muito parecida com o nosso próprio sol.

4 – HD 85512b

HD 85512b é outra super Terra, e provavelmente tem 3,6 vezes a massa de nosso planeta. O mundo alienígena fica a cerca de 35 anos-luz de nós, na direção da constelação da Vela. Os astrônomos anunciaram a descoberta de HD 85512b em setembro de 2011. A temperatura na superfície do planeta é estimada em 25 graus Celsius.

5 – Gliese 581d

Este mundo, que tem cerca de sete vezes a massa da Terra, orbita um pouco mais longe do seu irmão planetário Gliese 581g. Quando 581d foi descoberto, em 2007, muitos cientistas o consideravam muito frio para ser potencialmente habitável. Nos anos que se seguiram, no entanto, estudos de modelagem atmosférica têm sugerido que o planeta pode ser capaz de suportar a vida como a conhecemos, já que é aquecido por um efeito estufa.[Space]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *