Dando asas à informação

Conheça o Air Umbrella, um guarda-chuva invisível

air-umbrella-550x412

Uma equipe de engenheiros na China criou o “Air Umbrella”, um novo dispositivo que utiliza jatos de ar para proteger as pessoas da chuva.

O guarda-chuva de alta tecnologia é capaz de produzir rajadas de ar horizontais que repelem os pingos de chuva, criando um círculo seco de cerca de um metro de largura em torno da cabeça do utilizador.

Porém, há um pequeno problema com o chamado “guarda-chuva invisível”: o dispositivo funciona apenas por um curto tempo, aproximadamente 30 minutos. Depois disso, para de produzir ar e o usuário é encharcado se já não tiver saído da chuva.

Outra desvantagem é que faz um pouco de ruído, porque possui um motor incorporado.

Tirando essas pequenas falhas, o Air Umbrella parece uma invenção bastante engenhosa. Ser capaz de desviar a chuva com rajadas de ar, criando a ilusão de um objeto invisível, é bem legal.

“Ar está em toda parte na terra. O fluxo de ar pode alterar o caminho e movimento dos objetos. Quanto mais rápido o ar se move, maior será a energia”, explicam os engenheiros criadores do produto, da Universidade de Nanjing de Aeronáutica e Astronáutica. “O fluxo de ar pode isolar alguns objetos. Então, quando fazemos uso do fluxo de ar, podemos nos proteger das gotas de chuva. Em seguida, o jato forma um guarda-chuva, sem uma cobertura visível”.

Os inventores criaram uma campanha no site Kickstarter para levantar fundos para comercializar o produto, e já arrecadaram US$ 60,0000, superando sua meta de US$ 10.000.

O Air Umbrella é composto por três “seções” – um motor, uma bateria de lítio e um interruptor. De acordo com seu vídeo de demonstração, o produto estará disponível em três variantes – A (88 dólares), B (98 dólares) e C (108 dólares). Estes são preços iniciais, mas que poderiam subir até cerca de 200 dólares.

air-umbrella2-550x336

O modelo A tem design compacto e só pode operar por 15 minutos antes de ficar sem carga, enquanto B e C podem durar de 30 minutos cada, com o último tendo um cabo extensível.

O dispositivo é adequado para duas pessoas usarem juntas, sob chuva moderada a forte. No entanto, como os pingos de chuva são soprados cerca de 50 a 70 centímetros de distância pelo ar, transeuntes que chegarem muito perto do guarda-chuva invisível podem ficar encharcados.

Os desenvolvedores do produto não estão muito preocupados com isso, no entanto – eles dizem que a maioria das pessoas estará usando seus próprios guarda-chuvas, e, se não estiverem, provavelmente já estarão bastante molhadas.

Os engenheiros chineses disseram estar trabalhando para melhorar a aparência, a praticidade e a vida útil da bateria do Air Umbrella.

E você, compraria um desses? [OddityCentral]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *