Dando asas à informação

Faculdade Grátis: a Distância ou Presencial

Na era da internet, o ensino à distância provou ser um meio eficiente de dar oportunidade às pessoas de cursar uma faculdade. Apesar de não ser nenhuma novidade, o avanço da tecnologia e a grande interatividade da ferramenta tornaram o ensino superior pela internet uma opção vantajosa.

Por exemplo, hoje a faculdade via internet pode ser síncrona ou não. Isto é, o professor e seus alunos podem se encontrar via internet ao mesmo tempo, em videoconferências ou chats (síncrono), ou ainda por e-mail (assíncrono). Os especialistas acreditam que a própria forma de presencialidade se altera, tendo em vista que os encontros podem existir virtualmente.

Há quem não confie no método, mas se graduar via internet requer o mesmo esforço de qualquer outra empreitada similar. De qualquer forma, se você preferir ter encontros pessoais para sanar dúvidas, por exemplo, existem os regimes semi-presenciais, que exigem um tempo em sala de aula, ao menos para avaliações periódicas. Os encontros podem ser quinzenais, mensais ou até bimestrais. Você também pode fazer cursos rápidos que entregam certificado na sua casa.

A educação a distância pode ser feita nos mesmos níveis que o ensino regular. No ensino fundamental, médio, superior e na pós-graduação. No entanto, professores acreditam que ela seja mais adequada para a educação de adultos, principalmente para aqueles que já têm experiência consolidada de aprendizagem individual e de pesquisa, como acontece no ensino de pós-graduação e graduação.

Faculdade grátis pela internet

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população com dificuldade de acesso à formação universitária, através da educação à distância. Criado oficialmente em 2006, os professores que atuam na educação básica têm prioridade de formação no programa, seguidos dos dirigentes, gestores e trabalhadores em educação básica, mas o público, em geral, é atendido. Mais sobre a UAB.

Faculdade gratuita: Como participar

O processo de seleção segue o modelo tradicional dos cursos de graduação presenciais, com aplicação de prova de vestibular. A única exigência é de que os candidatos tenham concluído o ensino médio.

A realização das provas fica a critério das instituições públicas de ensino superior. Os interessados deverão procurar as informações diretamente no pólo ou na instituição de interesse e verificar com os mesmos quando e como será o processo seletivo. Informações sobre os cursos ofertados podem ser encontradas aqui. No menu abaixo, há informações sobre os pólos e outras.

Quem pode participar de universidade gratuita via internet ou presencial

Há duas modalidades de ingresso: pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e pela candidatura às vagas destinadas à demanda social.

No primeiro caso, o candidato, necessariamente professor da educação básica das redes públicas estadual ou municipal, deve preencher os dados constantes da Plataforma Freire, candidatar-se a um curso determinado e ser aprovado em processo seletivo específico. Apenas os cursos de licenciatura e de especialização para professores são ofertados nessa modalidade de ingresso.

O acesso aos cursos ofertados para a demanda social são abertos a qualquer candidato que atenda aos pré-requisitos do curso e tenha sido aprovado em processo seletivo organizado pela instituição de ensino ofertante. Todos os cursos do sistema UAB podem ter vagas ofertadas nessa modalidade de ingresso.

Há outras maneiras de fazer faculdade grátis via internet?

Sim. Com bolsas de estudos de órgãos do governo ou de instituições filantrópicas, em que você não se preocupa em devolver o valor investido nos seus estudos. Mais abaixo há uma série de links para sites onde você poderá saber como se inscrever para uma destas bolsas de estudo.

Caso eu não consiga. Quais alternativas me restaram?

Existem várias maneiras de se conseguir bolsas de estudos parciais ou integrais para realizar o estudo superior. Além das mencionadas no link acima, existem modalidades em que você consegue uma bolsa restituível ou rotativa. A ideia é que você faça o curso sem pagar a mensalidade, ou pagando-a parcialmente. Depois do término do mesmo, há um prazo de carência, que pode variar conforme a instituição que oferece a bolsa, para que você passe a pagar o que falta a cada mês. A vantagem desta modalidade é que você começa a quitar sua dívida apenas depois que teve chance de iniciar uma carreira profissional, quando já possui recursos próprios. Portanto, entre em contato com a instituição que lhe interessa para saber se ela oferece tal bolsa. Alguns sites como o Pede Verba oferecem listas de instituições ou universidades que podem ajudar com bolsas, e outros como o Vestibulando Curitiba (apenas para a região de Curitiba) listam universidades que têm bolsa rotativa.

Outros sites que podem ajudar a encontrar uma bolsa de estudos para realizar a faculdade gratuita:

  1. CNPq
  2. Programa de Financiamento Estudantil – FIES
  3. Instituto Ling
  4. Fundação Estudar
  5. CAPES (apenas para pós-graduação gratuita)

379 comentários

  1. Gostaria de saber se tem pedagogia pela internet gratuito.
    Moro em Betim gostaria de saber onde procurar um polo.
    obrigado Terezinha

  2. MORO NA ESPANHA JA A 15 ANOS,TENHO 41 ANOS,ENSINO ,EDIO COMPLETO, OS 4 ULTIMOS ANOS,FIZ UM COMPACTO EM UM COLEGIO PARTICULAR.PODERIA FAZER A FACULDADE A DISTANCIA,SEM VESTIBULAR,E SEM PRESENÇA?PSICOLOGIA,PEDAGOGIA,BIOLOGIA ALGUMA DESSAS OPÇOES.E PARTICULAR QUANTO SERIA AS MENSALIDADES?DEDE LOGO,OBRIGADO!

  3. gostaria de tirar um curso superior de direito pela internet que fosse gratuito.
    Por favor digam me como o posso fazer!
    Obrigado

    • Gostaria de fazer pedagogiia moro na ba

      • Realizo trabalhos acadêmicos para quem queira só entrar em contato, grato.

  4. Quero fazer um curso de historia gratis a nível superior via online como de agir.

  5. Bom dia, gostaria de fazer pós graduação gratis pela internet, onde posso encontrar uma pós em serviço social, e tambem gestao de pessoas com enfase em psicologia pelo EAD.Grata.

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>