Dando asas à informação

Cirurgia Plástica

cirurgia plastica

Chegar à terceira idade é, para alguns, o encerramento de expectativas e planos. Entretanto, essa visão tem mudado nos últimos anos: nunca se viu tantos idosos em faculdades, viagens, debates e academias, entre outras atividades. Eles estão redescobrindo os prazeres da juventude, como relacionamentos amorosos, com qualidade de vida e preocupação com o corpo e com a mente.

Cirurgia plástica grátis, direito de todos

cirurgia plastica
A cirurgia plástica da Priscila Presley deu errado

No afã de vivenciar com toda plenitude essa fase da vida, muitas pessoas – na maioria as mulheres – buscam os benefícios dos procedimentos cirúrgicos para fins estéticos. No entanto, os cirurgiões são unânimes em afirmar que nenhuma cirurgia plástica aplaca os efeitos do tempo para sempre. O processo de envelhecimento continua, mesmo que um paciente insatisfeito opte por fazer diversas intervenções, seguidamente.

cirurgia plastica
A foto desta rinosplastica, ou plastica de nariz, mostra uma cirurgia bem sucedida

Para alguns, o resultado da plástica nunca é satisfatório, não por causa de complicações ou de cicatrizes, a insatisfação é interna, uma sensação de que “algo ainda não está muito bom”. Para esse grupo, o responsável pela insatisfação é sempre o cirurgião plástico que foi consultado anteriormente, que não entendeu bem seus anseios e desejos.

cirurgia plastica
Estas todos de plastica antes de depois mostram claramente o quando a paciente ficou rejuvenescida. Ela perdeu uns 20 anos de idade.

Atualmente, devido ao grande número de pacientes descontentes com o resultado de suas cirurgias plásticas, muitos médicos (principalmente nos Estados Unidos) passaram a comercializar cirurgias plásticas de correção, conhecidas entre eles como “re-do”. Não é difícil encontrar sites de cirurgiões que descrevem em detalhes como um nariz assimétrico ou uma plástica insatisfatória podem ser corrigidos. Com a crise financeira que assolou o país a partir de 2008, a cirurgia estética está em baixa, e o retoque em pacientes infelizes também passa por dificuldades. Mesmo assim, os médicos que fazem muitos retoques de operações plásticas, como lifting e nariz (os mais comuns) dizem que a demanda por esses tipos de cirurgia ainda é alta, por lá.

cirurgia plastica
A cirurgia plástica pode tornar a pele bem mais lisa, retirando uma grande quantidade de rugas

Retoques no Brasil

Por aqui, também não é difícil ouvir que uma amiga ou uma conhecida irá fazer um “retoque” na plástica. Os motivos de cada uma variam, dependendo do procedimento realizado. “No caso da rinoplastia, por exemplo, é difícil assegurar 100% de satisfação ao paciente ou que o resultado final será esse ou aquele, porque os cirurgiões plásticos não têm como controlar a cicatrização de cada paciente”, assegura o cirurgião plástico Ruben Penteado. Assim, a cartilagem pode ser muito grossa ou muito fina, a pele pode enrugar em cima de um nariz recentemente refeito e não obedecer à mão do cirurgião. “É uma operação difícil, com muitas variáveis”, reconhece o médico.

cirurgia plastica
Veja como a cirurgia plastica removeu as linhas de expressão fundas e os vincos e rugas da boca

Para os médicos, quando o assunto são os retoques, a lipoaspiração se torna um capítulo à parte. Hoje, apesar de ser a cirurgia mais realizada no mundo, a técnica é, também, o procedimento mais sujeito a modismos, desinformação e especulação. De acordo com especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, existe muita fantasia em torno do tema. O próprio termo lipoescultura passa a idéia de que os médicos são capazes de “esculpir” o corpo.

cirurgia plastica
Esta senhora depois da sua cirurgia plastica tornou-se uma jovem senhora

Indicação cirúrgica

Definitivamente, a realidade não é esta. Existem limitações técnicas que dependem do próprio paciente, bem como limitações que a própria técnica cirúrgica impõe. “É fundamental que o cirurgião plástico esclareça o paciente sobre todas essas situações”, adverte Manoel Augusto Cavalcanti, da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – Regional Paraná. Conforme o especialista, a lipoaspiração é um método eficiente e seguro para o tratamento da gordura localizada. Porém, não deve ser indicada em obesos. Deve, fundamentalmente, ser realizada em ambiente cirúrgico adequado, seguindo todos os preceitos e cânones que regem a doutrina cirúrgica. “Também precisa ser respeitado o volume máximo de gordura a ser retirada, que pode variar de 5% a 7% do peso corporal, e igualmente não ultrapassar 40% da área corporal”, ressalta.

cirurgia plastica
Esta cirurgia plastica claramente removeu as bolsas debaixo dos olhos e removeu muitas rugas e linhas de expressão

Muitas vezes, apesar da boa indicação da cirurgia, da técnica apurada e da plena colaboração do paciente, acontecem desvios na evolução do resultado, pois o organismo responde de forma dinâmica às alterações às quais é submetido. É importante que o paciente saiba que existe um tempo natural para a plena recuperação da cirurgia plástica e que o resultado final, bem como a necessidade de algum retoque, só poderá ser observado após esse período.

cirurgia plastica
Nunca é tarde demais para consultar um médico especialista em cirurgia plástica. Apenas um cirurgião plástico poderá orientá-la adequadamente sobre os procedimentos que você precisa

“Para preservar o paciente e o cirurgião de problemas futuros, uma alternativa é detalhar no contrato de prestação de serviço todos os procedimentos que serão realizados, bem como o prazo máximo para a observação dos resultados finais”, salienta Ruben Penteado. Como cada procedimento cirúrgico apresenta evolução indefinível, não é possível para o paciente obter “garantias absolutas”. O contrato poderá ser um efetivo meio de comprometimento se for calcado numa ótima relação médico-paciente.

cirurgia plasticaHomens também fazem cirurgia plástica para melhorar a aparência e a auto-estima. Este paciente ganhou uns 15 anos, tornando-se muito mais jovem.

Desfazendo fantasias

Hoje em dia, a propaganda cria expectativas irreais nos pacientes. A idéia de que uma cirurgia plástica pode ser rápida, simples e indolor – adjetivos muito usados em comerciais para convencer os pacientes – gera muitas fantasias. Na maioria das vezes, quando a fantasia é exagerada, o resultado imprevisto não é real, demonstrando apenas a manifestação de uma insatisfação pessoal. Por isso, cabe ao médico, ajudar a identificar e desfazer fantasias antes mesmo da realização da cirurgia, sob o risco da não realização plena do desejo do paciente, o que pode gerar múltiplos pedidos de retoques.

cirurgia plastica
Esta paciente ficou muito satisfeita com a sua cirurgia plástica, que removeu uma enorme quantidade de rugas de sua pele maltratada pelo sol

O cirurgião plástico deve tentar esclarecer todas as dúvidas do paciente e dar as informações necessárias para uma boa indicação e evolução da cirurgia. “É importante convencer o paciente que sua total colaboração, principalmente, no período pós-operatório, seguindo todas as recomendações é imprescindível para um bom resultado”, avalia o cirurgião plástico Ruben Penteado.

cirurgia plastica
Nestas fotos antes e depois de cirurgia plástica podemos ver o ganho de viço na pele. A boca da paciente ficou muito mais jovem depois que o cirurgião plástico realizou a operação

Para a especialidade, a consulta médica passou a se tornar uma espécie de visita para troca de informações. O acesso à informação, proporcionado principalmente pela internet, possibilitou ao paciente mais condições de questionamento. Na cirurgia plástica, as dúvidas são muitas, tanto pela grande variação de técnicas possíveis para um mesmo procedimento, como pela avalanche de informações confusas que estão disponíveis ao paciente. “O recomendável é só realizar o procedimento após a elucidação de todos esses questionamentos”, completa Penteado.

cirurgia plastica
Estas fotos antes e depois da cirurgia plastica mostram que a paciente removeu uma grande quantidade de rugas

O sol é inimigo

Com a proximidade do verão, uma das perguntas mais repetidas nos consultórios dos especialistas em cirurgia plástica é “qual o melhor momento para tomar sol, após a cirurgia plástica?”. A principal recomendação é de que, de maneira geral, não é possível expor-se ao sol diretamente por 30 dias após a cirurgia, em nenhuma circunstância. A seguir, algumas das cirurgias plásticas mais realizadas e o tempo médio necessário para que o paciente se exponha ao sol com moderação.

cirurgia plastica
Nesta foto antes e depois da cirurgia plastica vemos como o rosto da paciente ficou mais roliço e seus lábios ganharam mais volume. As linhas de expressão foram retiradas

  • Blefaroplastia – A exposição direta ao sol deve ser evitada, principalmente, enquanto persistirem as manchas roxas, o que poderia tatuar a pele, retardando o desaparecimento das equimoses.
  • Plástica da fronte, lifting de sobrancelhas – A exposição ao sol pode ser feita após 20 dias, gradativamente.
  • Rinoplastia – Deve-se evitar sol, vento ou friagem nos três primeiros dias.
  • Plástica da face, queixo, pescoço e otoplastia – A exposição ao sol pode ser feita após 30 dias, gradativamente.
  • Colocação de prótese de mama, redução ou levantamento de mamas – A exposição ao sol pode ser feita após 30 dias, gradativamente.
  • Plástica do abdômen e ginecomastia – A exposição ao sol pode ser feita após 30 dias, gradativamente.
  • Plástica dos braços, coxas e panturrilhas – A exposição ao sol pode ser feita após 30 dias, gradativamente.
  • Lipoaspiração – A exposição ao sol pode ser feita após 30 dias gradativamente, desde que não haja nenhuma esquimose residual.

cirurgia plastica
Ao comprar a foto de antes com a de depois da cirurgia plastica a mim parece outra mulher. Ela poderia ter preenchido um pouco seus lábios fininhos.

cirurgia plastica
Estas recentes fotos de antes e depois da cirurgia plastica mostram que a paciente está inclusive com a pele do pescoço mais esticada

cirurgia plastica
Estas fotos antes e depois da cirurgia plastica feitas pela propria paciente mostram que tanto o rosto como o pescoço foram rejuvenescidos

cirurgia plastica
Fotos antes e depois da plastica: O ganho de flexibilidade na pele, a remoção do excesso de pálpebras e a remoção de rugas transformou esta vivó em uma jovem senhora

cirurgia plastica
As fotos antes e depois da plastica da Demi Moore mostram com clareza que o procedimento foi um grande sucesso

cirurgia plastica
Fotos antes e depois da rinoplastia, ou seja, da plástica de nariz. O nariz ficou muito mais delicado e feminino depois da plástica

[Paraná Online]

9 comentários

  1. Não sei se dá pra acreditar em fotos…
    Com o Photoshop, qualquer um fica sem rugas e com tudo em cima!
    Só acredito vendo ao vivo! rssss

  2. ñ dar pra acretita nessas fotos

  3. Eu acredito q estas fotos são reais pois só vendo a da Demi Moore ja da pra ver q são reais pois ela mesmo sempre afiormou q fez varias cirurgias e se eu tivese dinheiro eu provalveumente eria faser varias é isso ai hj em dia a cirurgia ta fezendo milagres

  4. Acho que algumas fotos mostram resultados obtidos através de um peeling profundo, e não cirurgia plástica. É o caso da segunda foto. Dá pra notar como a pele da senhora está mais fina, brilhante e rosada, parecendo aquela pele fina que surge debaixo de uma ferida ou de uma queimadura.

  5. TUDO MENTIRA. A FOTO DE DEMI MOORE NÃO TEM NADA DE SURPREENDENTE, NENHUMA DIFERENÇA. COM ESSA EXPRESSÃO QUE ELA FEZ (ANTES), QUALQUER UM FICA MAIS VELHO. AS OUTRAS EU NÃO ACREDITO MESMO! É TUDO PHOTOSHOP.

  6. Peeling de Fenol profundo exige 30 dias licença, mas preciso saber se precisa de internação. Custa em MG R$ 5.700,00 e estou pensando em fazer.

  7. gostei muito das fotos e gostaria de fazer plastica no rosto tanbem , so que gostaria que vcs me enformace este mesmo dotor que fizerao nestas pessoas , espero obrigado so para saber que vou ficar linda

  8. Acontece que eles fotografam as pessoas muuuuuito maquiadas , cabelo produzido, etc…reparem. faz efeito, claro, mas perder 20 anos, ou ganhar, sei lá, aí é muito.

  9. A Maquiagem tbm ajudaou bastante, mas confesso que a foto daquele homem, não é o mesmo nem aqui e nem na china…hahaha…olha bem as caracteristicas da orelhas, não são as mesmo….não colou!!! beejs

Trackbacks/Pingbacks

  1. Por que mulheres ficam com rugas ao redor da boca? | HypeScience - [...] Veja fotos de antes e depois de cirurgias plásticas, inclusive de pessoas famosas [...]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>