Dando asas à informação

Fotos raras da Nova York subterrânea dos anos 70, o “Inferno sobre Rodas”

Durante o final dos anos 70 e início dos anos 80, o sistema de metrô de Nova York era um dos lugares mais perigosos do país. Se você não teve a chance de ver como era, o fotógrafo suíço Willy Spiller te mostra.

Spiller fez uma série de fotos incríveis nessa época, chamada de “Hell On Wheels” (algo como “Inferno sobre Rodas”).

Um residente de Nova York entre os anos de 1977 e 1984, Spiller testemunhou o nascimento da música rap, a ascensão do grafite e a eleição de Ed Koch como prefeito. Infelizmente, ele também testemunhou um pico criminal, sendo que boa parte desses crimes ocorreu nos quarteirões subterrâneos da cidade.

A taxa de incidentes violentos no metrô de Nova York foi tão alta em 1980 que a polícia tinha mais de 2.300 membros patrulhando o sistema em todos os momentos. Spiller aproveitou suas chances e documentou o que viu.

Apesar das fotos terem sido lançadas pela primeira vez em 1984, “Hell On Wheels” teve sua glória restaurada em 2016. Os editores da Sturm & Drang colocaram o trabalho de Spiller em uma edição limitada de livros de capa dura, com cores vivas.

“Essas imagens dificilmente contam uma história de crime e perigo”, escreveu o Dr. Tobia Bezzola. “Willy Spiller não descobre a escuridão no subterrâneo, mas sim um reino idiossincrático e vívido”. [BoredPanda]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *