Dando asas à informação

Jacob’s Well, um dos pontos de mergulho mais perigosos do mundo

Jacobs-Well-550x366
O Jacob’s Well (Poço de Jacó, em português), que fica em Wimberley, no Texas (EUA), é um dos lugares mais perigosos da Terra. Nomeado após uma referência bíblica, o poço já custou a vida de mais de oito mergulhadores – e ainda assim não deixa de atrair curiosos.

Na superfície, parece inofensivo. Sua boca tem apenas quatro metros de largura e não revela muito sobre os perigos que se escondem mais abaixo.

Jacobs-Well6-550x365

O poço tem quatro câmaras que se estendem a vários metros abaixo da superfície. A primeira começa com uma queda em linha reta de cerca de 9 metros, e depois alcança até 17 metros. Esta câmara recebe luz solar suficiente, por isso é brilhante e preenchida com algas e vida selvagem.

A segunda câmara possui 24 metros de profundidade e abriga uma falsa chaminé que se parece com uma saída, mas na verdade “embosca” e prende mergulhadores. Richard Patton, um estudante universitário, perdeu a vida na chaminé em 1983.

Jacobs-Well5-550x366

Uma abertura a partir da segunda câmara leva à terceira, um pequeno espaço com cascalho instável. Os mergulhadores devem ter cuidado para não movê-lo a fim de navegar nesta câmara com sucesso.

A entrada para a quarta câmara é uma passagem apertada. Muito poucos mergulhadores sequer já a viram, por isso é apelidada de “caverna virgem”. Diz-se que tem fantásticas formações calcárias, mas pode obscurecer totalmente a visão de exploradores.

Jacobs-Well3-550x309

Essa câmara é tão perigosa que até mesmo mergulhadores experientes têm sido incapazes de sair dela com vida. A última vítima conhecida foi Wayne Wood Russell, um mergulhador experiente em cavernas aquáticas abertas, mas despreparado para mergulhos de profundidade como esse.

Curiosamente, houve um momento em que o poço não era tão perigoso. A historiadora de 79 anos de idade Dorothy Wimberley Kerbow costumava brincar lá com 3 anos. Seu pai brincava de jogá-la dentro do poço, porque ali era impossível afundar (de tantas bolhas que saiam dele).

Além de um perigo para os mergulhadores, Jacob’s Well está si mesmo em perigo também. A fonte secou completamente pela primeira vez na história no ano de 2000. David Baker, um fazendeiro local que está doando sua propriedade para a sua conservação, disse que esse foi um alerta para a população. Apesar dos contratempos, o local é muito bonito e ninguém quer ver o poço se transformar em uma caverna. [OddityCentral]

Jacobs-Well2-550x309

Um comentário

  1. Espetacular! Porem Traiçoeiro!!! Perigo.

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>