Dando asas à informação

Mídias sociais: 5 erros que você não deve cometer no trabalho

Você provavelmente está trabalhando no exato momento em que lê isso. Isso porque todo mundo que trabalha com um computador, laptop ou smartphone disponível sempre dá uma escapada para ver um site, uma rede social, etc.

O problema de entrar no Facebook durante o trabalho é… Na verdade são muitos. Confira uma lista com os 5 maiores erros relacionados a mídias sociais que os trabalhadores devem evitar, feita por Kelly Clay da revista Forbes e John Pirc, pesquisador de segurança e coautor do livro “Cybercrime and Espionage” (Cibercrime e espionagem, tradução livre).

1 – Não faça check-in no Foursquare o tempo todo

Foursquare é uma rede social disponível em sistemas como iOS e Android, que permite ao usuário indicar onde se encontra e procurar contatos que estejam próximo desse local.

O aplicativo virou uma espécie de febre e tem pessoas que irritamente fazem check-in em todo lugar que vão. Isso provavelmente não é uma boa coisa para seu eu trabalhador. Afinal, seu chefe vai perceber que você está atrasado para o trabalho todas as manhãs porque sai para beber e volta tarde todas as noites.
Você também corre o risco de fazer check-in em algum lugar quando você deveria estar em outro. Além do mais, você pode irritar todos seus colegas de trabalho, que não dão a mínima se você é agora o prefeito de suas lavanderias (os usuários também participam de um “jogo”, e quanto mais vezes você “frequentar” um lugar, ou seja, fazer check-in lá, melhor. Se você for o usuário que mais acessa determinado local, torna-se prefeito dele).

Em resumo, aplicações de geolocalização como o Foursquare são populares, mas é bom que você seja cauteloso ao usá-los o tempo todo, especialmente quando visitar locais para fins comerciais. Se você estiver fora a serviço, seu patrão pode não curtir que todo mundo saiba o que ele e a empresa estão fazendo.

2 – Não publique milhões de fotos sobre a festa da noite passada

Sim, você pode postar no seu Facebook as fotos do aniversário da sua sobrinha. Mas tome cuidado ao colocar muitos fotos suas, em festas, situações sociais, para o público. Sempre vai ter uma que pode queimar sua cara (se você é homem, aquela foto em que você está olhando para a região do colo da sua colega pode ser fatal).

Colocar fotos de uma festa com colegas de trabalho também é algo delicado, pois eles podem querer manter sua vida social separada da profissional.

Além do mais, colocar imagens em redes sociais fornece informações importantes sobre o seu paradeiro. Uma placa no fundo, uma legenda, enfim, pode revelar mais sobre você do que o que você quer que os outros saibam. Pirc cita, por exemplo, o caso de um caçador de recompensas, que disse que a informação em fotos é como ele – e também as autoridades – muitas vezes encontram criminosos em fuga. Você provavelmente não é um criminoso em fuga, mas a moral da história é que é muito difícil ter privacidade em um mundo tecnológico e integrado como o nosso, então seja cauteloso: você nunca sabe quando ou como as informações que você mesmo postou podem ser usadas contra você.

3 – Não clique em links se você não tiver certeza do que eles vinculam

Você está no seu e-mail, ou no Twitter, e clica em um link. A próxima coisa que acontece é todos ao redor olharem para sua cara, enquanto uma música ou clipe de áudio super alto toca do seu computador.

Ou, pior: a última coisa que você quer surgindo em seu computador do trabalho aparece. Isso inclui de tudo, desde fotos de pessoas peladas até um vírus.

No Twitter, por exemplo, muitos links são convertidos em URLs curtos para evitar o limite de 140 caracteres. Estes URLs escondem o verdadeiro destino do link. Tome precauções e não saia clicando em tudo. Muitos dos ataques virais hoje não são sofisticados, o que significa que você pode estar seguro se usar um pouquinho a cabeça.

4 – Não use a mesma senha em todas as suas contas, e não as compartilhe com ninguém

Este conselho é óbvio, o que não adianta nada. As pessoas continuam usando as mesmas senhas para todas as suas contas, o que as torna bastante vulneráveis. Um golpe no Twitter ou Facebook que peça para você fazer login e roube sua senha pode fazer mais do que lhe prejudicar em redes sociais: usando a mesma senha, a pessoa pode ganhar acesso ao seu Gmail ou contas bancárias, ou seja, todo tipo de informação pessoal que você não quer nas mãos de um bandido. Se você usa a mesma senha para contas da empresa, você também a coloca em risco de roubo de informações confidenciais, o que certamente pode lhe levar a perder o emprego.

E porque você não deve compartilhá-la com ninguém? Pelo mesmo motivo, e porque seus colegas podem ser sacanas e queimar a sua cara nas redes sociais.

5 – Não seja amigo de seu chefe em nenhuma rede social

Obviamente, por causa de todos os motivos acima. A não ser que você esteja ok com o fato dele ver você jogando Colheita Feliz no Facebook enquanto você deveria estar trabalhando.[Gizmodo, Forbes]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *