Dando asas à informação

Mulheres ficam mais felizes quando os homens sabem que elas estão infelizes

A Associação Americana de Psicologia fez um detalhado estudo com casais para abordar um interessante ponto do relacionamento: como um cônjuge reage à felicidade ou infelicidade do outro. Os pesquisadores descobriram que para um relacionamento ser saudável, em geral, é preciso uma condição: que o homem saiba, ou esteja tentando descobrir, se ela está feliz ou não.

A pesquisa foi conduzida com 156 casais heterossexuais. Destes, 102 vinham de uma área urbana em Boston (Massachussets, EUA), e se encaixavam em um perfil de par moderno e jovem, embora não necessariamente casados. O restante vinha da cidade de Bryn Mawr, na Pensilvânia (EUA), e eram casais mais velhos, residentes de classe média em áreas do subúrbio.

Cada pessoa foi convidada a fazer, individualmente, o relato de um incidente com o cônjuge que os deixou frustrados, decepcionados ou perturbados, gravando suas falas. Em seguida, uniam cada casal e os faziam ouvir as reclamações um do outro. Depois, era dado a eles 10 minutos para discutir o incidente, período em que estavam sendo gravados novamente.

Logo após isso, os participantes assistiam ao vídeo da própria discussão e iam apontando seus sentimentos em um aparelho eletrônico que indicava 11 escalas, desde “muito negativo”, passando por “neutro” e indo até “muito positivo”. Na última etapa, avaliaram os resultados e mediram como um estava reagindo aos sentimentos do outro, sejam bons ou ruins.

Comparando dados, os pesquisadores descobriram uma tendência: a estabilidade emocional depende do homem. Mais especificamente, da sua capacidade de interpretar o estado emocional da mulher e agir de acordo com ele. Se a mulher estava feliz e homem não a acompanhava na felicidade, ou se ela estava triste e ele não deu importância, crescia as chances das coisas acabarem mal. [ScienceDaily]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>