Dando asas à informação

Por que fechamos os olhos quando espirramos?

sneeze

Você sente o nariz coçar, seus olhos começam a se fechar e logo… Aaaatchiim! Sai um espirro a 120 a 160 quilômetros por hora.

Todos nós sabemos como um espirro acontece. O que não sabemos é por que nossos olhos se fecham automaticamente quando o fazemos.

Muitos podem dizer que é para impedir que os olhos pulem para fora do corpo, uma antiga lenda urbana (pelo menos, era pra ser uma lenda. No entanto, há pelo menos um relato de que isso realmente aconteceu).

Segundo a Dra. Rachel Vreeman, uma história de 1882 publicada no jornal New York Times fala sobre uma mulher cujo globo ocular realmente se deslocou e “pulou para fora” da cabeça depois que ela espirrou.

O artigo, de 30 de abril de 1882, informa que uma mulher “teve um acidente singular no dia antes de ontem. Enquanto andava de carro, ela foi apreendida com um súbito ataque de espirros e explodiu um de seus olhos, no qual ela está sofrendo a dor mais intensa desde então”.

Vreeman diz que não há nenhuma evidência médica moderna da ocorrência de fenômeno a partir de espirros, embora ela admita que possa acontecer com pessoas que vomitam violentamente. Normalmente, porém, isso só ocorre naqueles que já sofrem de problemas musculares oculares.

Curiosamente, esses mesmos músculos fornecem um pouco de munição para derrubar a lenda urbana do “estouro de globo ocular”.

“Não há nenhuma maneira que manter suas pálpebras fechadas possa impedir [seus olhos de pular para fora]”, explica o Dr. Robert Naclerio, professor e chefe da seção de otorrinolaringologia da Universidade de Chicago Medicine (EUA). “Não é como se os músculos fossem fortes o suficiente”.

Mas só porque os músculos da pálpebra não têm força para manter os olhos grudados no rosto não significa que eles podem explodir para fora durante um espirro violento.

Seis músculos extraoculares seguram com firmeza o olho no seu soquete, o que torna quase impossível que ele “pule” para fora (que alívio!).

E, embora possamos sentir que a pressão aumenta em todo o rosto antes de espirrarmos, não aumenta nos olhos.
Então, por que fechamos os olhos quando espirramos, afinal?

“Este é um reflexo involuntário”, explica Bert Moritz, da Clínica Mayo. “Quando o nosso cérebro envia a mensagem do espirro, uma parte diz para fecharmos os olhos. É semelhante a um reflexo do tendão”.

Um reflexo do tendão é o que acontece quando um médico bate em seu joelho com um pequeno martelo, e sua perna levanta. É simplesmente uma resposta do organismo que não controlamos.

“É certamente possível manter os olhos abertos se você tentar enquanto estiver espirrando, mas requer trabalhar contra o reflexo”, explica Vreeman. “É uma resposta muito forte. O corpo coloca tanta força quanto pode reunir em limpar suas vias aéreas”.

Outros especialistas teorizam que nós fechamos nossos olhos quando espirramos para proteger nossos olhos das coisas que expulsamos. Geralmente, quando espirramos, estamos nos protegendo de alérgenos, e o reflexo de fechar os olhos pode ter se desenvolvido como mais uma defesa.

“Alguns biólogos acham que quando nós expulsamos nossas mucosas, fechamos os olhos porque não queremos que essas mesmas coisas entrem neles”, diz Moritz.[NBC]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *