Dando asas à informação

Porque nossa boca enche de saliva quando estamos com ânsia?

Ver ou pensar em uma comida gostosa, ou ficar com vontade de comer algo nos faz salivar. Isso a gente
entende. Mas porque cargas d’água ficar com ânsia ou náusea também nos faz salivar?

Quando sua boca enche de saliva, você logo sente aquela sensação ruim de “vou vomitar”. O que está acontecendo?

Segundo os especialistas, a saliva é parte de uma reação digestiva em cadeia, porque é uma mistura química que envolve a boca e os sucos gástricos, gerando um líquido dentro do seu intestino para ajudar seu corpo a dissolver o alimento mastigado.

“O corpo está tentando resolver o problema que está causando a náusea e, de certa forma, digeri-lo”, explica o Dr. Isaac Eliaz. “Nosso processo digestivo começa na boca com a saliva, que é rica em amilase, uma enzima digestiva importante que ajuda a quebrar carboidratos. Então, como parte do processo digestivo desencadeado pela [coisa que está causando a] náusea, temos um aumento da salivação”, comenta.

A náusea também estimula o nervo vago, parte do cérebro que cuida da transmissão de informação sobre o estado dos órgãos corporais. Uma dor de estômago também desperta o sistema nervoso parassimpático, que gerencia funções como choro, urina, digestão e salivação.

Então, a baba extra é uma reação do corpo para tentar impedir o vômito. E tem uma dica para evitar “por tudo para fora” que pode realmente funcionar para algumas pessoas: cuspir a saliva extra.

Engoli-la pode fazer você vomitar. Cuspi-la pode ajudá-lo a não vomitar, se a razão para a náusea for algo que vem do conhecimento da medicina tradicional chinesa: o acúmulo de catarro e muco no estômago. “Neste caso, cuspir saliva vai ajudar a aliviar a condição”, diz Eliaz. Não custa tentar, né?[MSN]

2 comentários

  1. É verdade, se a pessoa cuspir melhora essa ânsia.

  2. interesante hemm

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *