Dando asas à informação

Você sabia que existe um Campeonato Mundial de Esconde-Esconde?

hide-and-seek-world-championship2-600x338

O jogo de esconde-esconde pode ainda não ser um esporte olímpico, mas é popular o suficiente para ter o seu próprio campeonato mundial.

O que começou como uma brincadeira da publicação italiana CTRL Magazine, em 2010 finalmente se transformou em um evento anual que cresceu a cada edição.

Este ano, o 6º Campeonato Mundial de Nascodino – “nascondino” é italiano para esconde-esconde – acontecerá nos dias 3 e 4 de setembro na bonita vila de Consonno, que costumava ser uma atração turística movimentada com zoológico, passeios de trem e vários edifícios, mas hoje é uma cidade fantasma. Por isso, os organizadores a consideram a perfeita solução para uma competição deste tipo.

hide-and-seek-world-championship4-600x338

As regras do torneio são um pouco mais complexas do que o jogo que as crianças gostam de participar na infância. Afinal de contas, este é um concurso para adultos (pessoas com 18 anos ou mais).

Participantes podem inscrever-se para participar do Campeonato Mundial de Nascondino em equipas de cinco, depois de pagar uma taxa de € 125 por equipe. As equipes são, então, divididas em quatro grupos e uma pessoa por grupo se esconde enquanto uma “equipe de busca neutra” conta 60 segundos. O jogador escondido, em seguida, tem 10 minutos para sair de seu esconderijo e alcançar (ou melhor, mergulhar em) uma espécie de pufe colocado no meio de um campo sem ser encontrado ou “pegado” por um membro da equipe de busca.

hide-and-seek-world-championship3-600x338

Se eles não conseguem atingir a sua meta dentro do prazo, não conseguem pontos. O jogo se passa durante dois dias até um vencedor ser declarado.

Pode até parecer fácil, mas a tal “equipe de busca neutra” é composta de jogadores de futebol americano e rúgbi, que são ao mesmo tempo rápidos e bons em agarrar corredores. Então, não basta saber se esconder bem, mas também é preciso agilidade para ultrapassá-los em um campo de 25.000 metros quadrados.

Michele Zeffino, um participante do campeonato em 2014, disse ao portal Quartz que a parte mais difícil do jogo é decidir quando sair de seu esconderijo. Cada equipe tem sua própria estratégia, a qual eles fazem de tudo para não revelar até o momento certo. Segundo Zeffino, o evento é muito competitivo.

hide-and-seek-world-championship-600x338

Embora o campeonato já tenha percorrido um longo caminho desde a sua primeira edição, ainda é mais italiano do que mundial, de acordo com o organizador Giorgio Moratti. Moratti afirma que eles estão fazendo de tudo para divulgar melhor o evento, mas a participação de pessoas de fora do país é “mais uma ambição do que a realidade” no momento.

Este ano, 64 equipes se inscreveram para o Campeonato Mundial de Nascondino, mais de quatro vezes mais do que as 15 que participaram em 2010. [OddityCentral]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *