Dando asas à informação

10 árvores incomuns e bizarras

Muitos seres vivos desse planeta têm a capacidade de nos surpreender, inclusive as plantas. Com formatos estranhos, histórias incríveis e realizações impossíveis, conheça 10 árvores que encantam e se tornaram pontos turísticos pelo mundo todo:

1 – Baobá ou árvore garrafa

Localização: Namíbia

O baobá é uma das árvores mais mortais da Terra. A seiva leitosa da planta é muito venenosa e foi usada em flechas por moradores locais no passado. É apelidada de árvore garrafa devido ao formato de seu tronco. Geralmente cresce em regiões montanhosas, o que lhe dá uma aparência impressionante nos desertos da Namíbia. As flores dessa árvore são descritas como “lindas” e são normalmente rosas ou brancas, e vermelhas escuro em direção ao centro.

2 – Wawona

Localização: EUA

Essa árvore apelidada de Wawona, localizada em Mariposa Grove, no Parque Nacional Yosemite, era uma sequoia enorme que tinha sido transformada em um túnel em 1881, e, desde então, tornou-se uma atração turística popular. Em 1967, Wawona caiu devido a um grande acúmulo de neve no topo.

3 – Baobá de Madagascar

Localização: Madagascar

Estas árvores magníficas, que são endêmicas de Madagascar, têm mais de 1.000 anos de idade. Este tipo de baobá é uma espécie em extinção. Muitas das árvores têm mais de 80 metros e os troncos podem chegar a 25 metros de circunferência. Os troncos das árvores armazenam e fornecem água na estação seca. As flores dessa árvore só duram 24 horas.

4 – Mamufeira

Localização: Camboja

Estas árvores são verdadeiramente extraordinárias, especialmente as dessa região. Se você estiver viajando através do sudeste da Ásia, visite essas árvores, que são a característica mais marcante do templo de Ta Prohm, e consideradas patrimônio mundial da UNESCO. Suas raízes se emaranham em torno do antigo templo, e as árvores sobem a uma altura impressionante.

5 – Hyperion

Localização: Califórnia

Hyperion é o nome de uma sequoia gigante (Sequoia sempervirens) da Califórnia (EUA), a árvore mais alta da Terra. Essas árvores vivem geralmente por cerca de 1.200 a 1.800 anos. Hyperion tem 115,5 metros de altura e quase 9 metros de diâmetro. Isto significa que Hyperion é cinco andares mais alta do que a Estátua da Liberdade. Estima-se que 95% dessa espécie foram desmatadas e o estado de conservação dessas árvores gigantes hoje é classificado “vulnerável”.

6 – Pupunha

Localização: Costa Rica e Nicarágua

Esta árvore é nativa da América Central e do Sul, embora seja encontrada principalmente na Costa Rica e Nicarágua. A pupunha tem espinhos duros, negros, que se organizam em linhas circulares a partir da base até o topo da árvore. Elas tendem a crescer cerca de 20 metros. As folhas podem crescer até 3 metros de comprimento. Seu fruto é popular.

7 – Pinheiros tortos de Gryfino

Localização: Polônia

Há cerca de 400 dessas árvores estranhas perto da floresta de Gryfino, na Polônia. Pensa-se que elas têm essas curvas devido à intervenção mecânica humana, embora a finalidade de entortar essas árvores seja desconhecida. Alguns têm especulado que quem fez isso tinha a intenção de criar mobílias com madeira já dobrada, como arado para bois ou cascos de barcos, etc. No entanto, a eclosão da 2ª Guerra Mundial interrompeu quem for que estivesse fazendo tal coisa, e agora as árvores são um mistério.

8 – Baobá africano

Localização: África do Sul

Essa árvore apelidada de “Baobá da Terra do Sol” fica perto de Modjadjiskloof, na Província Limpopo, África do Sul. A árvore é naturalmente oca e, em 1933, um pequeno bar foi criado ali, aconchegando 15 a 20 pessoas. É um dos mais altos baobás na África do Sul e é, aparentemente, a maior árvore da África, com cerca de 47 metros de circunferência e 20 metros de altura. Também é uma das árvores mais antigas do mundo, que remonta mais de 6.000 anos.

9 – Pinho flexível

Localização: Canadá

Esse pinheiro fica perto de Alberta, Canadá. A árvore é incomum porque morreu em 1970 e ainda está de pé até hoje, sem qualquer sinal de podridão. Estima-se que tinha cerca de 600 a 750 anos de idade quando morreu. A árvore foi derrubada pelo vento em 1998 e moradores locais a apoiaram de volta. Alguns anos mais tarde, vândalos quebraram um de seus ramos e os moradores mais uma vez resgataram a planta, fixando seu ramo de volta. Ela é supostamente uma das árvores mais fotografadas do mundo.

10 – Árvore da vida

Localização: Bahrain

Esta árvore tem aproximadamente 400 anos de idade e 9,75 metros de altura. É incomum por estar situada no deserto e ser a única árvore crescendo a quilômetros de distância sem qualquer fornecimento de água limpa.
A árvore algaroba tem raízes extremamente profundas que os especialistas acreditam que pode atingir água subterrânea, embora isso ainda permaneça um mistério. A “árvore da vida” é uma grande atração turística e 50.000 pessoas a visitam a cada ano. Habitantes locais acreditam que esta era a localização real do Jardim do Éden. O local é um Patrimônio Mundial da UNESCO.[Listverse]

3 comentários

  1. arvores

    • Sim, árvores!

  2. O nosso maior sonho é ressuscitar um Dinossáurio. Será que não conseguimos ressuscitar um (9) “Pinheiro Flexível”? Partindo de Células do Tronco ou das raízes?

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *