Dando asas à informação

10 cidades antigas ainda funcionando hoje

Quem gosta de história antiga, devia conhecer as cidades dessa lista. Enquanto a grande maioria dos lugares famosos do passado não existe mais, alguns ainda estão de pé, e fazem excelentes destinos turísticos. Confira:

1 – Plovdiv

Fundação: antes de 400 a.C.

Plovdiv fica na atual Bulgária. Quando foi fundada, se chamava Eumolpias e era um povoado trácio (fica na planície da Trácia). Foi conquistada pelos macedônios e, finalmente, tornou-se parte do que hoje é conhecido como a Bulgária. É a segunda maior cidade em tamanho e importância do país, depois da capital Sofia, a cerca de 150 quilômetros de distância.

2 – Jerusalém

Fundação: 2000 a.C.

Jerusalém é uma das cidades mais antigas do mundo, e é considerada uma cidade sagrada para o cristianismo, o islamismo e o judaísmo. É a cidade capital de Israel (embora nem todos os países reconheçam este fato). Na antiguidade, era a famosa cidade de Davi, da Bíblia, e depois o lugar onde Jesus começou sua última semana de vida.

3 – Xi’an

Fundação: 1100 a.C.

Uma das quatro grandes capitais antigas da China, Xi’an é hoje a capital da província de Shaanxi. A cidade está cheia de antigas ruínas, monumentos, e ainda contém a antiga muralha construída na Dinastia Ming. Lá também fica o túmulo de Qin Shi Huang, enterrado com seu famoso exército de terracota. Esse “tirano” foi rei do Estado chinês de Qin de 247 a.C. à 221 a.C., e posteriormente tornou-se o primeiro imperador de uma China unificada, de 221 a.C. à 210 a.C., reinando sob a alcunha de Primeiro Imperador.

4 – Cholula

Fundação: 500 a.C.

Cholula fica no estado mexicano de Puebla, que começou como uma cidade pré-colombiana. Seu local mais famoso é a Grande Pirâmide de Cholula, que agora parece uma colina com uma igreja no topo. Na verdade, a colina é a base da pirâmide. O templo pirâmide é o maior do mundo novo.

5 – Varanasi

Fundação: 1200 a.C.

Varanasi (também conhecida como Benares) fica no estado indiano de Uttar Pradesh. Jainistas e hindus a consideram uma cidade santa e acreditam que se você morrer lá alcançará a salvação. É a mais antiga cidade habitada da Índia e uma das mais antigas do mundo. Lá, ao longo do rio Ganges, existem “gats”, paradas no meio do caminho em que os crentes podem realizar “limpezas” (purificações) religiosas na água.

6 – Lisboa

Fundação: 1200 a.C.

Lisboa é a maior cidade e a capital de Portugal. É a cidade mais antiga da Europa Ocidental, anterior até mesmo a Londres, Roma, etc. Monumentos religiosos e funerários datando desde o período Neolítico existem lá, e evidências arqueológicas também sugerem que a cidade já foi um entreposto comercial importante para os fenícios. Em 1755, Lisboa foi atingida por um terremoto devastador que a destruiu quase por completo devido aos incêndios e um tsunami – foi um dos mais mortíferos terremotos da história.

7 – Atenas

Fundação: 1400 a.C.

Atenas é a capital e a maior cidade da Grécia. Seus 3.400 anos de história são fascinantes. Muito da cultura e costumes dos antigos atenienses são vistos em muitos outros lugares, devido ao seu domínio da região como uma vasta cidade-estado. A multidão de sítios arqueológicos faz da cidade perfeita para visitação, especialmente por pessoas com uma paixão por história e cultura europeia.

8 – Damasco

Fundação: 1700 a.C.

Damasco é a capital da Síria e lar de mais de 2,6 milhões de pessoas. As recentes revoltas civis (parte da onda de protestos da “Primavera Árabe”) no país causaram, infelizmente, um grande prejuízo a uma das cidades mais importantes e mais antigas da história. Damasco está entre os 12 patrimônios culturais da humanidade em maior perigo de serem destruídos ou sofrerem perda irreparável. Só o tempo dirá se esta antiga cidade vai sobreviver ou ser relegada a ser mais uma grande cidade perdida para o mundo.

9 – Roma

Fundação: 753 a.C.

Roma começou como uma coleção de pequenas aldeias urbanas e acabou se tornando a cidade-estado que governou um dos maiores impérios da humanidade: o Império Romano (que cresceu a partir da República Romana). Esse grande império, no entanto, foi relativamente curto: durou de sua fundação, em 27 a.C., com seu primeiro imperador Augusto, ao seu último imperador, Rômulo Augusto, deposto em 476 d.C. (embora o Império Romano do Oriente tenha sobrevivido por outros 977 anos).

10 – Istambul

Fundação: 660 a.C.

Como mencionado, o Império Romano do Oriente continuou a existir até 1453, com sua capital sendo Constantinopla – hoje conhecida como Istambul. Constantinopla foi tomada depois pelos turcos, que estabeleceram o Império Otomano em seu lugar. Este sobreviveu até 1923, quando o sultanato foi abolido e a República da Turquia criada. Artefatos tanto do império romano quanto do otomano permanecem até hoje em Istambul. O local mais significativo da cidade provavelmente é a Hagia Sofia, originalmente uma igreja, convertida em uma mesquita sob o domínio otomano islâmico e, em seguida, em um museu sob a república.[Listverse]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *