Dando asas à informação

10 coisas estranhas que acontecem durante um eclipse

Não há nenhum prova científica de que mais eventos bizarros ocorrem durante luas cheias ou eclipses, mas é fácil entender por que esses fenômenos assustam as pessoas (e os animais). Todos os tipos de crenças se relacionam a eclipses, e com isso, histórias das mais estranhas (ou incríveis) são associadas ao evento, sejam verdades, sejam lendas. Confira:

1 – Confusão animal

Durante eclipses solares, pássaros e insetos muitas vezes caem em um silêncio assustador. Aqueles que geralmente dormem à noite começam a se preparar para um cochilo, enquanto animais de hábitos noturnos começam a acordar e se mover.

Uma vez que a parte mais escura de um eclipse não dura muito tempo, os animais diurnos acordam tão logo acaba, e os animais noturnos tentam voltar a dormir. Todos ficam muito confusos, especialmente quando a Terra se torna mais fria e os ventos começam a subir. Alguns animais, entretanto, podem apreciar o espetáculo.

2 – Faixas de sombra

Faixas de sombra são um efeito de grandes eclipses solares. Elas se parecem com tiras de papel cinza escuro alinhadas faixa após faixa, com aproximadamente a mesma quantidade de espaço aberto entre elas. São raras de se ver – mais ainda de se fotografar.

Quando o evento começa, elas parecem simplesmente se espalhar no chão. Conforme a lua faz o seu caminho através do sol, as faixas parecem se mover rapidamente em direção a você sobre a terra. Pode ser assustador.

3 – Sexo eclipsar

Europeus na Idade Média acreditavam que não podiam fazer sexo durante um eclipse lunar, porque qualquer “filho da lua” nasceria com monstros horríveis dentro dele. Então você teria que pagar por sua alimentação e abrigo, quando tudo o que ele seria bom para é ser queimado na fogueira.

Uma superstição moderna também diz que uma mulher grávida não deve tocar sua barriga durante um eclipse lunar. Isso fará com que o bebê tenha uma marca de nascença – o tamanho da qual depende da força do toque.

4 – Defeitos de nascimento

Falando de nascimento, os indianos parecem acreditar na relação entre defeitos congênitos e eclipse lunar. Um periódico alertou mulheres grávidas a não sair de casa durante o eclipse, para impedi-las de dar à luz a um bebê cego ou com lábio leporino. Uma mulher lamentou: “Eu não tomei precauções quando estava grávida durante um eclipse lunar. Eu cortei uma maçã mesmo sendo dita para não tocar em objetos cortantes; meu filho nasceu com um dedo faltando”.

Algumas mulheres grávidas no México e em outros países da América Latina ainda usam calcinhas vermelhas com um pino de segurança durante eclipses solares – uma prática que resulta de antigas crenças maias e astecas. Em vez de calcinha e um pino de segurança, as civilizações anteriores usavam corda vermelha e uma ponta de flecha.

5 – Colombo e os jamaicanos

Essa lenda diz que, no início de 1504, Cristóvão Colombo ficou preso por meses na ilha de Jamaica. Como ele era desagradável e rude, os nativos se recusaram a ajudá-lo com alimentos.

Colombo estava faminto, então pensou em um “truque” que iria impressionar os habitantes locais. Depois de usar suas ferramentas para descobrir que um eclipse lunar ocorreria em breve, ele disse aos chefes indígenas que, a menos que lhe dessem o que ele precisava, ele escureceria a lua. Os chefes se recusaram, e, claro, a lua se escureceu bem na hora certa. Os nativos se assustaram, e deram a Colombo tudo que precisou até ser resgatado.

6 – Doenças esquimós

Se você mora no norte, tome nota: doenças atacam o povo esquimó sempre que as mulheres se esquecem de colocar seus utensílios de cozinha de cabeça para baixo durante um eclipse. Colheres, garfos e facas precisam ficar de ponta-cabeça. Esta é uma forma de parar o sol e a lua de envenenarem você.

7 – Bate panela tailandês

Muitas pessoas na Tailândia pensam que um eclipse é um sinal do fim do mundo. Nos velhos tempos, pensava-se que um espírito do mal era o culpado pelo “desaparecimento do sol”, então as pessoas batiam panelas e soltavam fogos de artifício para afugentar o espírito e trazer de volta o astro rei.

8 – Banhos indianos

A Índia é um grande país quando se trata de crenças relacionadas ao eclipse: alguns pensam que você não deve dormir com o cabelo molhado, ou pode se transformar em um lunático (uma palavra que tem o mesmo radical latino de lunar – uma prova de que o chamado efeito lunar existe ou é especulado há muito tempo).

Alguns também acham que você deve tomar um banho antes e depois do eclipse, para lavar os maus espíritos. E também que você deve lavar os olhos com urina (!), para evitar que seus olhos se machuquem novamente (mais fácil não olhar diretamente para o eclipse, não?).

9 – Caçadores de eclipse

Se você vê um eclipse uma vez, vai querer vê-lo novamente. O evento é tão bonito que tem gente que o “caça”.

Marcy Sigler é uma delas. Em 1972, ela alugou um navio de Nova York para as águas da Nova Escócia, com não menos de 830 pessoas a bordo, apenas para ver um eclipse. Dois dias depois, às 15h47, os viajantes viram um eclipse total no tempo perfeito. Lotando o convés, os caçadores observaram a sombra negra da lua vindo na direção deles – uma forma escura, algo como um furacão, mudou a cor do mar para um roxo profundo conforme nosso satélite voou através do sol.

10 – O vício

As pessoas que perseguem eclipses parecem ter um vício estranho. Há até uma palavra para isso: os viciados em eclipse são chamados de umbrófilos, ou “que gostam de sombra”.

Uma vez a cada 16 meses ou mais, este grupo de excêntricos larga tudo o que está fazendo e caminha, dirige, veleja, anda de camelo no meio do nada – tudo para ver “a sombra”. [Listverse]

2 comentários

  1. Eu passo muito mau em eclipses ñ sei por que tontura,fraqueza e ânsia de vômito,me deito num quarto escuro até passar,e ver o espaço me deixa tonta,pelo Google Earth,por isso acredito nas imagens da primeira ida a lua,teria passado muito mau,e durante filmes de Hollywood eu fico super bem,meu problema São imagens reais e eclipses,durante a passagem do cometa halley passei mau tbem,1986 eu tinha 14 anos,como é o nome disso?tem muitas pessoas que sofrem com esses sintomas?nunca vou poder fazer uma via espacial ou morar em outro planeta!

  2. Não acredito nas imagens da Nasa do primeiro pouso na lua,pq vejo aquelas imagens de Boa,meu problema São imagens reais do espaço e eclipses!

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *