Dando asas à informação

10 comidas não saudáveis que você pensa que são saudáveis

Eu sempre arranjo uma desculpa para comer aquilo que eu gosto – e, diga-se de passagem, comer é a melhor coisa que existe, então eu acho que estamos certos em nos fazer felizes de vez em quando comendo aquela porcaria deliciosa. Afinal, ser feliz também é saudável, não?

Mas, ao mesmo tempo, temos que cuidar do nosso corpo. Às vezes, você pode estar exagerando em algo porque acha que não faz tão mal assim, e a informação é a melhor amiga da saúde. Confira 10 comidas que você pode pensar que são saudáveis, mas não são:

10 – Óleos vegetais

Como aprendemos na aula de química, a gordura é supostamente mais saudável quanto mais líquida, e porque os óleos vegetais são feitos de plantas, as pessoas costumam acreditar que eles são saudáveis.

Nem todos. O que a maioria das pessoas esquece é que até a manteiga comum pode ser líquida, se for um pouco aquecida. O óleo usado para a fritura em restaurantes de fast food é mais comumente óleo de palma (óleo de dendém ou azeite de palma), um óleo quase puramente saturado (insalubre). Ele é semissólido à temperatura ambiente, mas fica, obviamente, líquido quando aquecido e usado para fritar, embora certamente não seja saudável.

Se um outro óleo mais saudável, insaturado, fosse escolhido, a comida não seria tão ruim (batatas de boa qualidade em óleo insaturado poderiam até fazer bem). Mas qual é mais barato? É lógico que o não saudável.
E as empresas de fast food tendem a se preocuparem mais com o dinheiro do que com sua saúde.

Mas em casa você pode fazer algo por seu bem-estar: um estudo demonstrou que a ingestão regular de alimentos fritos não provoca ataques cardíacos, contanto que você use azeite de oliva ou óleo de girassol para fritá-los.

9 – Massas

Você provavelmente já sabia que massa engorda, mas sabia também que não é saudável? Embora existam infinitas variações dessa comida e, portanto, variações saudáveis também, o macarrão típico que você compra no mercado (espaguete, macarrão instantâneo, etc), pelo menos no mundo ocidental, é apenas farinha de trigo branco, misturado com água e ovos (embora a pequena percentagem de ovo não contribua muito para o valor nutricional da massa).

Isso mesmo: não tem vitaminas, minerais, nem fibras. Nada, exceto carboidratos em forma de pasta, que viram quilos em você. E só para piorar as coisas, massas de fast food, por exemplo de comida chinesa, muitas vezes contêm muito sal, misturado com gordura não saudável. Que beleza!

8 – Pão branco

O pão branco é uma massa com forma de pão. Tem gente que acha que todos os tipos de pão são bons para saúde. A variação branca não é.

7 – Sopas prontas

Sabe aqueles saquinhos com pó que você mistura com água para fazer sopa? Sem querer insultar sua inteligência, mas aquilo é totalmente insalubre. Por ser sopa, algumas pessoas podem pensar que é melhor do que realmente é, mas não. É péssimo. Como qualquer comida industrializada, quando você come a sopa, come/bebe água, leite, manteiga e qualquer outra coisa com que você misturou o pó, junto com muito sal e conservantes.

Esse monte de sal é muitas vezes ignorado como um fator de risco em alimentos, mas é super perigoso. O sal é um dos principais contribuintes para doenças cardíacas. Ele tem que ser excretado do corpo, um trabalho dos rins, mas que aumenta a pressão arterial quanto mais sal a gente consome e ele tem que excretar. E pressão arterial elevada não é boa. Não mesmo.

6 – Ketchup

Não deixe propagandas dizendo quantos milhões de tomates tem em tal ketchup te enganar. Ainda é uma comida industrializada, portanto menos saudável do que comer de fato um tomate. Apesar de conter o antioxidante licopeno (encontrado no tomate, que reduz riscos de mutações no seu corpo, e de desenvolver doenças como câncer), ketchup contém muito açúcar e muito sal. A maioria dos ketchups à venda é processada e não orgânica, de modo que os níveis de licopeno são muito mais baixos em comparação com tomates frescos e orgânicos. Repito: não se deixe enganar.

5 – Refrigerante diet

Você provavelmente sabia que refrigerante não é saudável, mesmo diet, mas você sabia o quanto pode ser ruim?

Claro que os estudos científicos nesse tema são controversos. Mesmo assim, muitas pesquisas feitas descobriram diversas desvantagens do refri diet. Algumas dizem que ele proporciona ganho de peso considerável em seus bebedores, outra diz que ele estimula o apetite, de modo que você “come de volta” mais calorias do que perde bebendo um refrigerante diet do que uma versão açucarada. Diversos estudos em animais também sugeriram que os adoçantes artificiais utilizados no refri diet podem causar ganho de peso e aumentar o risco de certos tipos de câncer. Veja mais razões para não tomar refrigerante, diet ou não, aqui.

4 – Queijo processado

Queijo já não é muito saudável em si (dependendo do tipo), mas queijo processado, também conhecido como queijo fundido ou queijo processado pasteurizado é extremamente pior.

Sabe aquele queijo super amarelo delicioso derretido dos hambúrgueres de fast food? Aquele que você nunca conseguiu reproduzir em casa? Nem queira. O queijo processado ou queijo americano (que na verdade não cumpre os requisitos para ser chamado de queijo, de tão industrializado), tem tanto sal que nem é vendido em certos países, como a Noruega. Estudos também indicam que o queijo dos hambúrgueres de fast food tem tanto sal que fazem você ultrapassar a ingestão diária recomendada.

3 – Molho de soja

Ao contrário de muitos outros produtos de soja, o molho de soja não contém certos antioxidantes conhecidos como isoflavonas, mas o nível de antioxidantes nele continua tão alto que o molho é frequentemente visto como saudável. No lado negativo, no entanto, o molho de soja contém quantidades muito elevadas de sal.

Houve também vários estudos que mostram que há muitas substâncias químicas conhecidas por aumentar os riscos de certos tipos de câncer no molho de soja. Felizmente, depois de regulamentos rigorosos desses produtos químicos e do conhecimento dos perigos associados ao sal elevado, há agora vários tipos de molhos de soja com pouco sódio, livres de produtos químicos perigosos. Infelizmente, como acontece com a maioria das variantes saudáveis de alimentos , não são tão saborosos quanto o molho “porcaria”.

2 – Amendoim

Nozes são geralmente saudáveis. A maioria tem vitaminas, minerais, fibras e outras coisas boas para a saúde. Amendoim não é uma exceção horrível, mas pode não ser tão bom quanto os outros tipos de nozes.

A maioria dos amendoins vendidos no mercado vem cheios de sal, e muitas vezes são torrados e revestidos em gorduras não saudáveis. Mas as nozes em si são saudáveis, não? Talvez. Claro que elas têm os benefícios de vitaminas e minerais, mas os amendoins também contem uma grande quantidade do tipo de ácidos graxos insaturados, conhecidos como ômega-6 (em oposição aos ácidos ômega-3).

É um fato científico que uma ingestão de alimentos com ômega distorcido (taxa de ômega-6:ômega-3 a favor da versão 6) aumenta o risco de muitas doenças comuns, como diabetes e Alzheimer. A proporção deve ser de 1:1, mas a dieta americana, por exemplo, varia 1:20 a 1:50, a favor do ômega-6.
Amendoins devem ser consumidos em quantidade limitada, e como a natureza os fez: crus e sem sal.

1 – Sucos de frutas

Essa discussão é controversa, porque tem pessoas que acreditam que o suco de fruta é tão saudável que o substitui por qualquer fruta em sua dieta. É verdade que o suco de fruta contém uma grande quantidade de vitaminas, mas a um grande custo, já que (pelo menos os industrializados) vem cheios de açúcar e às vezes tem sua polpa removida. A polpa das frutas fornece fibras essenciais que podem ser consideradas um contrapeso para todo o açúcar natural contido no fruto. Se você quiser tomar suco, esqueça os industriais, faça seu suco em casa, e tente não colocar mais açúcar do que a fruta já tem. Mas o melhor mesmo é comer uma fruta crua.[Listverse]

4 comentários

  1. QUERENDO SER MAIS REALISTAS QUE O REI? A FAVOR DE QUEM VCS ESTÃO DIVULGANDO ISSO? GREENPEACE? MST? Tenham paciência… Nunca ví tanto absurdo junto.
    Vocês estão mais alarmistas do que os ECO-CHATOS e os “divulgadores” do aquecimento global, camada de ozônio…

  2. Se levarmos esses comentários a ferro e fogo estamos perdidos. Até respirar faz mal, claro.Mas comer com tanta preocupação faz muito mais.

  3. Acho que é melhor viver de luz então, não é mesmo.

  4. quanto mais real é a noticia menos é aceita

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *