Dando asas à informação

10 criaturas com dentes bizarros

Criaturas marinhas com dentes humanos, moluscos com mais dentes do que qualquer outro animal, monstros com dentes gigantes; conheça algumas das bocas mais curiosas do reino animal:

1 – Lula com dentes humanos

Essa lula rara, Promacthoteuthis sulcus, parece um bicho saído dos seus piores pesadelos. Felizmente, estes dentes não são tão assustadores quanto parecem. O que lembram dentes humanos são na verdade apenas lábios! Como muitos cefalópodes, essa lula tem um bico, mas seus lábios dobrados encobrem este recurso. Sendo assim, esses “pseudodentes” não nos impõe nenhum perigo – mas o bico poderoso escondido debaixo deles, sim.

2 – Animal sem mandíbula com o dente mais afiado de todos

Que tipo de animal tem os dentes mais afiados entre todas as criaturas, mas não tem mandíbula? O pré-histórico conodonte! Esta criatura de 5 centímetros de comprimento vagava pela Terra 200 milhões de anos atrás, cortando sua comida com dentes mais finos que cabelos humanos. A imagem acima é uma micrografia eletrônica, já os dentes do conodonte são impossíveis de ver a olho nu. Não se sabe muito sobre estas enguias antigas, mas elas poderiam facilmente nos cortar pra valer se entrassem em contato com nossa pele. A boa notícia é que foram extintas muito tempo atrás.

3 – Animal com dentes na língua

O peixe-dragão não só tem dentes afiados normais, como também crescem dentes na língua! Apesar de sua aparência assustadora, essas criaturas não são maiores do que 15 centímetros, então não representam ameaça para nós. Além disso, eles vivem em águas muito profundas, de modo que nunca atacam seres humanos. Suas vidas se passam na escuridão completa e eles são quase cegos, utilizando meios alternativos para encontrar alimento e sobreviver em um ambiente desolado.

4 – Animal com dentes de 15 cm

Esse tubarão pré-histórico com dentes de mais de quinze centímetros de comprimento está – felizmente – extinto. Não havia nenhuma coisa viva que o megalodonte não pudesse destruir, mas, aparentemente, ele não foi páreo para as mudanças climáticas que afetaram seu habitat. Essas criaturas chegavam a 20 metros de comprimento e tinham mais de 20.000 dentes em toda a vida, perdendo-os e recuperando-os como os tubarões modernos fazem. Ele é considerado o animal mais poderoso de todos os tempos por muitos paleontólogos.

5 – Animal com menos membros e mais dentes entre todos

Os caracóis têm mais dentes do que qualquer animal, ainda que eles não sejam o estereótipo de “dente” que nós pensamos. Caracóis, apesar de terem milhares de dentes, são incapazes de mastigar alimentos. Isso porque eles usam radulas, estruturas parecidas com fitas cheias de dentes, para triturar os alimentos e prepará-lo para a digestão. Durante o tempo de vida de um molusco, estes pequenos dentes caem e são substituídos por novos dentes afiados.

6 – Animal com dentes que estraçalham suas vítimas

A piranha é um dos animais mais infames do mundo: ela usa dentes afiados para atacar animais de grande porte em questões de minutos. Em visita ao Brasil, Theodore Roosevelt viu uma vaca ser rasgada em pedaços por um grupo destes peixes em segundos. Essa façanha é uma prova da capacidade que seus dentes possuem. Piranhas têm dentes geralmente triangulares, o que torna mais fácil o “estraçalhamento”. São conhecidas por deixar apenas uma pilha de ossos para trás.

7 – Animal com dentes venenosos

As cobras venenosas têm dentes ocos, que permitem o armazenamento de veneno em suas presas. A glândula de veneno o fornece às presas da cobra na hora do ataque, enquanto os dentes menores no fundo da mandíbula são apenas para agarrar a vítima. As presas de uma cobra podem ser fixas ou eréteis, o que significa que algumas serpentes só colocam suas presas para fora quando estão prontas para atacar.

8 – Animal com dentes que parecem cabelo

As baleias da subordem Mysticeti têm um conjunto de “dentes” que mais parece um bigode gigante dentro da sua boca. Além disso, como a maioria dos pelos faciais, esses “dentes” “prendem” comida. Dessa forma, quando as baleias abrem a boca e tomam água, alimentos são deixados para trás para elas comerem.

9 – Animal com dentes humanos até no céu da boca

O pacu é um peixe comum na América e alvo preferido de muitos pescadores. Estes peixes têm dentes que lembram dentes humanos, e podem também ter uma fileira de dentes no céu da boca. Esses dentes são relativamente sem corte, e são usados principalmente para abrir mariscos e ostras. Além dessas guloseimas, o pacu também come crustáceos.

10 – Animal com dentes que crescem como árvores

Infelizmente, é um pouco difícil dizer a idade de um golfinho. Enquanto os dentes são bons indicadores de idade em animais, no golinho você precisa arrancar um e cortá-lo ao meio a fim de estimar sua idade. Estas criaturas apresentam anéis de crescimento nos dentes, bem como aqueles presentes em árvores, que permitem aos cientistas estimar sua idade.[Oddee]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *