Dando asas à informação

10 criaturas marinhas com disfarces incríveis

Ser pequeno no enorme oceano é um desafio e tanto. Quase sempre há uma criatura maior esperando para comê-lo. Quando se trata de sobreviver nesse ambiente hostil, a melhor defesa pode ser apenas o melhor disfarce. Confira 10 criaturas marinhas que têm alguns truques incríveis na manga:

1 – Plagiotremus rhinorhynchos

Esse pequeno peixe encontrado nos trópicos pode mudar sua cor. Dependendo de com qual peixe está tentando secretamente se misturar, ele vai de oliva a azul, laranja ou preto. Enquanto isso funciona perfeitamente para se esconder do perigo, ele próprio é um predador e poderia facilmente comer o peixe com o qual está se misturando.

2 – Polvo-mímico

O polvo-mímico não só é capaz de mudar suas cores, como também pode mudar seu corpo para imitar espécies marinhas completamente diferentes. Seus disfarces incluem peixe linguado, raia, peixe leão, serpentes do mar, possivelmente até mesmo água-viva. Disfarçando-se como animais mais ameaçadores, o polvo-mímico é capaz de assustar predadores e caminhar livremente pelo oceano.

3 – Ablabys taenionotus

O peixe-vespa Ablabys taenionotus é o mais preguiçoso do oceano. Enquanto outros peixes precisam encontrar cantos e recantos para se esconder, ele simplesmente flutua junto com a corrente. Como seu corpo se assemelha a uma folha morta, é amplamente ignorado pelos predadores potenciais.

4 – Peixe-cachimbo-fantasma

A família Solenostomidae, que consiste num único gênero, Solenostomus, com cinco espécies, é uma família de peixes com fortes semelhanças morfológicas e etológicas com os cavalos-marinhos e peixes-trombeta. Longos, finos e com forma de tubo, estes peixes flutuam perto do chão do oceano. Não saem à procura de alimentos, preferindo sugar qualquer coisa que nade perto de suas bocas. Geralmente, parecer com alga é suficiente para mantê-los seguros, mas à medida que se misturam com um recife de coral para a época de reprodução, também mudam lentamente de cor, para combinar com o ambiente ao redor.

5 – Dragão-marinho-folhado

Uma grande pista para os predadores que você é uma saborosa refeição à espera de ser comida é movimento. Bom, o dragão-marinho-folhado tem membros que parecem “folhas” que já são quase completamente transparentes, o que torna muito difícil de detectar quando ele se move. Suas barbatanas são muito parecidas com as algas em que o peixe vive, então ele fica perfeitamente disfarçado de predadores famintos.

6 – Corynopoma riisei

O disfarce do Corynopoma riisei serve mais para enganar as fêmeas (está aí uma espécie que se parece com os humanos) do que predadores. Antes do acasalamento, os machos soltam uma haste que se estende para fora de seus corpos, que eles podem moldar para parecer como alimento. Quando as fêmeas mordem a haste, também convenientemente ficam em uma posição perfeita para o acasalamento.

7 – Peixe pérola

Melhor do que ter um disfarce próprio é deixar outro animal fazer todo o trabalho por você. Assim vive o peixe pérola, que simplesmente apoia-se no ânus do pepino do mar e passa a viver dentro dele. Às vezes, ele flutua apenas com sua cabeça para fora, outras vezes se esconde completamente dentro do pepino para se proteger de predadores nas proximidades. O peixe chega a comer parte dos órgãos internos do pepino do mar enquanto vive lá, mas como pepinos do mar são capazes de regenerar partes do corpo danificadas, eles não se importam muito.

8 – Camarão-de-coleman

Esse camarão é muito parecido com o peixe-palhaço, que tem uma cor laranja neon brilhante e tende a se esconder em anêmonas do mar. Diferentemente do peixe-palhaço, no entanto, o camarão escolheu um lugar ainda melhor se esconder. O ouriço-do-fogo tem um tom semelhante de neon laranja, com espinhos azuis escuros que correspondem a padrões do camarão-de-coleman, permitindo-lhe desaparecer quase completamente de vista de um predador.

9 – Stalix cf. histrio

O peixe Stalix cf. histrio tem um disfarce muito inteligente: ele se esconde no polvo-mímico! Enquanto o polvo-mímico está ocupado mudando de forma para parecer um peixe, o peixe se insinua do lado do polvo, e finge ser um de seus tentáculos. Isto significa que o peixe não só obtém acesso a qualquer refeição que o polvo-mímico faz, como pode, essencialmente, usá-lo como um escudo de oito braços contra predadores.

10 – Rhycherus filamentosus

Ao combinar capacidades furtivas incríveis com muita paciência, o Rhycherus filamentosus é o rei da camuflagem do oceano. Ele projeta uma protuberância que serve como “isca” de sua cabeça, e a pendura na frente de sua boca, balançando como presa fácil. Uma vez que ele já é basicamente invisível, apenas flutua e aguarda que peixes famintos deem uma mordida – e acabem completamente engolidos.[Listverse]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *