Dando asas à informação

10 eletrodomésticos com usos alternativos surpreendentes

A maioria dos electrodomésticos faz apenas a tarefa para a qual foi projetada, e passa o resto de seu tempo encostada, sendo inútil. Mas você não precisa mais aguentar isso: mentes criativas descobriram que alguns de seus aparelhos são capazes e dispostos a fazer muito mais do que suas caixas dizem. Confira:

1 – Secador: para iniciar fogo

Tirando o aspecto “secar o cabelo” do secador de cabelo, o que sobra é um dispositivo que vomita ar quente. Se você precisar acender uma fogueira, isso pode vir a calhar. Uma rajada de ar quente do secador aquece não só madeira e gravetos, mas também gera uma alternativa para acender a chaminé sem encher a casa de fumaça. O truque é legítimo o suficiente para ser recomendado por fabricantes de lareira.

2 – Micro-ondas: para tingir tecidos

O micro-ondas é o aparelho mais facilitador que existe. Além de levar “cozinhar” a um nível incrível de rapidez, também pode tingir tecidos. Sério. Um forno de micro-ondas pode acelerar altamente a reação de secagem do corante, reduzindo o processo de horas e horas de secagem convencional a meros minutos. Não é apenas uma novidade perigosa praticada por foragidos: é um método reconhecido para a secagem de corante, muitas vezes o recomendado.

3 – Panela elétrica de fazer arroz: para uma experiência de SPA

Toalhas quentes vaporizadas são um luxo geralmente reservado para SPAs e restaurantes chiques. Elas relaxam o corpo, acalmam a pele e podem aquecer os músculos antes de uma massagem. Infelizmente, o custo de ter um aparelho para tanto não justifica seu uso doméstico. Exceto se você esquentar e vaporizar sua toalha em sua panela elétrica de fazer arroz.

Se você preferir usar a panela de arroz de uma maneira mais convencional, o seu nome esconde o fato de que também pode ser usada para fazer uma variedade assustadora de refeições, como sopa, frutos do mar, costeletas de porco cozidas e até mesmo bolo.

4 – Freezer: para renovar seu guarda-roupa e mais

Um freezer é um aparelho que geralmente não é apreciado por todas as suas qualidades. Ele pode ser usado para matar ácaros, prolongar a vida de baterias NiMH e NiCad, e até mesmo para reviver temporariamente discos rígidos travados, tempo suficiente para recuperar dados importantes. Um uso surpreendente para um freezer é a sua capacidade de limpar calças jeans. Produtos de denim (tipo de tecido) tendem a desbotar quando lavados. Isso pode ser evitado, colocando o jeans em um saco lacrado e deixando-o no congelador por uma semana. Este tratamento deve matar as bactérias, remover o cheiro de mofo, e restaurar a aparência e textura de um jeans denim novo.

5 – Máquina de fazer waffle: para grelhar qualquer outra coisa

A máquina de waffle é outro exemplo de um aparelho supostamente feito para apenas uma coisa, mas que é capaz de fazer muitas mais. O truque aqui é esquecer a palavra “waffle” e reconhecer que a máquina é essencialmente um grill realmente eficiente. Você pode usá-la para fazer quase tudo: hambúrgueres, sanduíches, pudim de pão… Pode até mesmo usá-la para fazer cookies – é muito mais rápido do que o método convencional. Como bônus, tudo o que sai da máquina tem forma de waffle. Waffleburgers, alguém?

6 – Máquina de fazer sorvete: para frozen drinks

Se você realmente quiser tirar o máximo de proveito da sua máquina de fazer sorvete, pule o sorvete e use o ingrediente da felicidade: álcool. A máquina de sorvete é ideal para fazer frozen margaritas e outras bebidas chiques com a mesma textura que normalmente só podem ser apreciadas durante uma noite em um bar ou restaurante bom.

7 – Desidratador de alimentos: para umidificar o ambiente

O desidratador de alimentos é o tipo de produto que você compra, depois se pergunta por que fez isso. Talvez seja a hora de ultrapassar suas aplicações culinárias mais óbvias e utilizá-lo para fazer macarons (doce francês de amêndoa) perfeitos ou reviver bolachas que já perderam sua crocância. O desidratador de alimentos também pode atuar como um umidificador. Contraintuitivo que isso possa parecer, funciona. Basta colocar água nas bandejas de seu desidratador, que ela irá evaporar, umidificando o espaço em volta no processo. Para ser extravagante, coloque algumas plantas aromáticas lá e você tem o seu próprio difusor de aromaterapia.

8 – Máquina de lavar louça: para limpar qualquer coisa

A máquina de lavar louça é projetada para matar bactérias e limpar coisas sem quebrá-las. O que não costuma ocorrer às pessoas é que ela vai fazer exatamente isso, independentemente do que for posto nela. De equipamentos desportivos indescritivelmente imundos a brinquedos infantis e ferramentas de jardim, a máquina é capaz de limpar quase tudo. O fato de que é projetada para ser gentil com o que é colocado lá indica que você pode usá-la com segurança para lavar coisas que poderiam perder a sua forma em uma lavagem regular de máquina, como bonés. Você também pode usá-la para vaporizar salmão.

9 – Cafeteira: para cozinhar alimentos e fazer cerveja

Apesar de ter um nome que grita “Eu só estou aqui para fazer café”, sua cafeteira pode ser usada para ferver ovos e cozinhar arroz, assim como fazer pratos mais complicados, como frango cozido com cuscuz. E fica ainda melhor: como um grupo particularmente sedento de oceanógrafos descobriu, a máquina de café também pode ser usada para fermentar cerveja a partir de cereais.

10 – Aspirador de pó: para desentupir drenos

Pias e privadas entupidas podem ser um contratempo nojento e indesejado. Mas um encanador pode estar mais perto do que você pensa. Muitos modelos de aspirador de pó apresentam uma opção úmido/seco. Eles não servem apenas para sugar sopa derramada, mas também podem ajudar a desentupir um ralo. Se seu aspirador pode lidar com água (opção úmido), poderia muito bem ter sucesso onde outros desentupidores tentaram e falharam. Utilizando toalhas para criar um selo, basta colocar a extremidade da mangueira do aspirador em qualquer dreno obstruído e ligar a aspiração. Deve ser eficaz.[Listverse]

2 comentários

  1. Comment

  2. pode se ter mais ajuda ai…

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *