Dando asas à informação

10 escadas rolantes únicas

Escadas rolantes parecem objetos monótonos, que sempre seguem um padrão. Mas não as dessa lista. Confira:

1. Escada rolante gigante na favela

escadas rolantes (1)
Em 2011, uma enorme escada rolante ao ar livre foi erguida em um dos bairros mais pobres da segunda maior cidade da Colômbia. Por gerações, 12.000 pessoas que viviam na Comuna 13 em Medellin tinham uma árdua jornada para chegar em casa, já que ela fica em uma encosta. Eles andavam o equivalente a escalar um prédio de 28 andares.

Com a instalação de uma escada rolante gigante ao ar livre, essa jornada foi reduzida de 35 minutos para apenas seis. Residentes dizem que é um sonho tornado realidade. A escada tem 384 metros de comprimento, mas está dividida em seis seções para que pessoas que vivem em todas as partes da encosta tenham fácil acesso a ela.

2. Escada rolante para bicicleta

escadas rolantes (2)
Andar de bicicleta é muito popular na Noruega, especialmente na cidade de Trondheim. No entanto, há uma colina por lá chamada Brubakken que a maioria dos ciclistas não sobe porque é muito íngreme.

Por conta disso, a cidade tornou-se a primeira no mundo a ter um elevador especialmente concebido para ajudar os ciclistas. O primeiro protótipo foi instalado em 1993 e, desde então, tornou-se uma atração turística popular usada por mais de 200.000 ciclistas que agora sobem facilmente 130 metros, sem acidentes registrados.

A escada original foi desmantelada em 2012 e substituída um ano depois por CycloCable, uma versão industrializada atualizada para atender às novas normas de segurança.

3. Escada rolante subaquática

escadas rolantes (3)
Os visitantes do parque Hualien Farglory em Taiwan podem passear pelo aquário principal em uma escada rolante hermética conforme tubarões, arraias e outras criaturas aquáticas flutuam a poucos metros acima de suas cabeças.
Ainda mais impressionante é o fato de que a escada rolante é escalonada, permitindo que os passageiros subam e desçam até as profundezas do aquário em uma única volta.

4. A menor escada rolante do mundo

escadas rolantes (4)
A escada rolante mais curta do mundo está localizada no porão de uma loja de departamento em Kawasaki, no Japão.
Com apenas 5 degraus, a escada tem uma altura modesta de 83,4 cm. Foi reconhecida como a mais curta do mundo pelo Livro Guinness dos Recordes em 1989. Como faz muito tempo, pode ser que já exista uma escada rolante ainda menor, ou mais inútil no mundo.

5. Mais longo sistema de escada rolante ao ar livre do mundo

escadas rolantes (5)
Em uma das áreas residenciais mais elegantes de Hong Kong, o público pode usar uma forma incomum de transporte – o mais longo sistema de escada rolante ao ar livre do mundo.

O sistema abrange mais de 800 metros de distância e eleva aproximadamente 135 metros da base até ao topo. É composto por 20 escadas rolantes e 3 passadeiras, ligadas por passarelas em lugares com 14 entradas e saídas. Andar por toda a extensão do sistema leva cerca de 20 minutos.

Ele foi construído em 1993 para ligar melhor áreas dentro da região central e oeste da Ilha de Hong Kong.

6. A mais antiga escada rolante funcional

escadas rolantes (6)
A Macy da Herald Square, originalmente conhecida como o RH Macy and Company Store, é o carro-chefe das lojas de departamento Macy, localizada na Herald Square, em Manhattan, Nova York.

A Macy da Herald Square foi o primeiro edifício do mundo a ter uma escada rolante moderna (1902). Hoje, a maioria já foi substituída, mas ainda é possível ver uma das escadas rolantes originais de madeira em uso hoje.

7. Escada rolante brilhante

escadas rolantes (7)
A escada rolante do Shopping Evropeisky, em Moscou, na Rússia, é incandescente e possui layout cruzado, o que minimiza os requisitos de espaço em escadas que vão em uma direção. Esse design é frequentemente utilizado em lojas de departamentos ou centros comerciais.

8. Escada rolante em espiral

escadas rolantes (8)
Essa escada rolante em espiral fica localizada em Osaka, no Japão. Escadas rolantes em espiral não parecem comuns, mas são vendidas pela Mitsubishi desde os anos 1980, quando o primeiro exemplo foi instalado no próprio Japão.

9. Escada rolante longa e profunda em estação de metrô

escadas rolantes (9)
A estação mais profunda do metrô de Moscou é “Parque Pobedy”, 84 metros abaixo do solo (a altura de um edifício de 28 andares). É uma das estações mais profundas do mundo.

Nessa estação, é possível andar em uma das escadas rolantes mais longas da Europa – cada uma tem 126 metros de comprimento e 740 degraus. O passeio até a superfície leva aproximadamente três minutos. Da base da escada não é possível ver o seu topo.

10. Bonita escada rolante ao ar livre

escadas rolantes (10)
Essa bonita escada rolante ao ar livre fica ao lado do Museu Nacional de Cingapura, levando ao Fort Canning Park. [Oddee]

2 comentários

  1. Adorei aprender mais sobre escadas rolantes

  2. adoro subir em escadas rolantes, porque não exige muito esforço pois sou gordo como um elefante, tenho obesidade mórbida e não levanto de minha cama, apenas para comer um x-burguer!! se quiser passar um hipoglos em minhas assaduras, fica meu email abaixo. abraços a todos!! XOXOXOXOXO

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *