Dando asas à informação

10 espécies nomeadas em homenagem a famosos

Estima-se que 17.000 a 24.000 espécies de animais sejam identificadas por ano, segundo o Dr. Michel Ellinor, da Comissão Internacional de Nomenclatura Zoológica do Museu de História Natural de Londres (Reino Unido), sendo alguns mamíferos, centenas anfíbios, e milhares insetos e outros invertebrados.

Os cientistas que identificam novas espécies sugerem um nome para elas. Muitas vezes, eles escolhem algo que faz alusão a características distintivas do animal, ou o lugar em que ele se encontra. Outros escolhem o nome de alguém que eles admiram ou respeitam, como você pode ver nos itens a seguir:

1 – Peixe Richard Dawkins

O zoólogo, etólogo, evolucionista e popular escritor de divulgação científica britânico Richard Dawkins tem um gênero inteiro de peixes com seu nome. Dawkins descreveu o fato como “uma grande honra”. O peixe, descoberto pelo cientista do Sri Lanka Rohan Pethiyagoda, é de água doce tropical, encontrado no sul da Ásia. Seus filamentos coloridos e brilhantes o tornam atraente para as fêmeas, mas perigosamente visível aos predadores. Ele não está muito acima da cadeia alimentar, mas isso não ofendeu o cientista homenageado. “Não há tal coisa como uma escala evolutiva, os peixes são criaturas maravilhosas, por isso estou feliz que meu nome está sendo ligado a quatro destas espécies”, comentou.

2 – Parasita Bob Marley

Recentemente, um pequeno crustáceo parasita que se alimenta de peixes no Caribe foi nomeado Gnathia marleyi, após o lendário Bob Marley. “Eu nomeei esta espécie, que é uma maravilha natural, em homenagem a Marley por causa do meu respeito e admiração pela sua música”, disse Paul Sikkel, biólogo marinho da Universidade Estadual do Arkansas (EUA).

3 – Mosca Beyoncé

A Scaptia beyonceae, uma espécie rara de inseto encontrada em Queensland, na Austrália, foi nomeada em homenagem a cantora americana Beyoncé em janeiro. O cientista Bryan Lessard disse que a escolha foi devida “aos pelos densos e dourados sobre o abdômen da mosca”.

4 – Lêmure John Cleese

O ator e comediante John Cleese deu o seu nome a um lêmure em 2005. O Avahi cleesei, de Madagascar, que está em perigo, foi nomeado por Urs Thalmann como um tributo aos esforços de Cleese para a conservação da natureza, feitos através de campanhas em filmes como “Fierce Creatures”. Cleese se disse muito emocionado, porque “gosta absurdamente de pequenas criaturas”.

5 – Besouro George Bush

O ex-presidente dos EUA George Bush, o vice-presidente Dick Cheney e o secretário de Defesa Donald Rumsfeld todos ganharam besouros com seu nome em 2005. Quentin Wheeler, um dos cientistas que descobriu esses insetos, disse que a decisão de nomear três espécies em homenagem a políticos não teve nada a ver com características físicas.

6 – Besouro Kate Winslet

Outro besouro, o Agra katewinsletae foi nomeado em homenagem a atriz Kate Winslet por causa de seu papel no filme Titanic. Terry Erwin, o entomologista que descobriu o besouro, explicou que estava referindo-se à ameaça que ele sofre pelo desmatamento. “O personagem dela não afundou com o navio, mas não sei se seremos capazes de dizer o mesmo para esta espécie, se toda a floresta tropical for convertida em pastagens”.

7 – Besouro Adolf Hitler

Anophthalmus hitleri é uma espécie de besouro de caverna cego encontrado apenas em cinco cavernas úmidas da Eslovênia. Foi nomeado, não surpreendentemente, por um colecionador alemão em 1933. Ele era um admirador do homem que, na época, tinha recentemente se tornado chanceler da Alemanha. Ainda bem que o besouro não pode falar, porque talvez ele não tenha gostado desse nome…

8 – Plesiossauro David Attenborough

O aclamado naturalista britânico teve várias espécies nomeadas em sua homenagem, incluindo o Attenborosaurus conybeari, um dinossauro extinto nomeado pelo paleontólogo Robert Bakker.

9 – Coelho Hugh Hefner

Os cientistas nomearam o coelho do pântano Sylvilagus palustris hefneri, encontrado no sudeste dos Estados Unidos, em homenagem ao fundador da Playboy Hugh Hefner, que tem um coelho como seu logotipo, e emprega garçonetes vestidas em trajes de coelho. Hefner doou dinheiro para proteger esses animais ameaçados de extinção.

10 – Perereca Príncipe Charles

No início deste ano, uma perereca foi nomeada em homenagem a Sua Alteza Real, em reconhecimento pelo seu trabalho de caridade para proteger o habitat da floresta. Hyloscirtus princecharlesi, ou rã ou perereca Príncipe Charles, foi descoberta pela primeira vez no Equador em 2008.[BBC]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *