Dando asas à informação

10 fatos interessantes sobre o pum

fart

Soltar gases é constrangedor para a maioria de nós, mas não deveria ser – afinal, o pum é uma das funções corporais mais comuns. Todo mundo solta pum, da Angelina Jolie ao Brad Pitt e a rainha da Inglaterra.

Confira 10 fatos interessantes sobre o peido:

O que é o pum?

Puns são causados por ar aprisionado. Esse ar pode vir de diversas fontes. Por exemplo, ar que engolimos ao mastigar ou beber. Um pouco desse ar é causado por gás penetrando em nossos intestinos a partir do nosso sangue, e um pouco de gás é produzido por reações químicas em nossos intestinos ou bactérias que vivem lá.

Um peido típico é composto por cerca de 59% de azoto, 21% de hidrogênio, 9% de dióxido de carbono, 7% de metano e 4% de oxigênio. Apenas cerca de 1% é gás sulfídrico e mercaptanos, que contêm enxofre – e é o enxofre que causa mau cheiro.

Peidos fazem som quando escapam devido às vibrações do reto. A altura deste som pode variar dependendo da quantidade de pressão por trás do gás, bem como o aperto dos músculos do esfíncter.

Por que alguns puns são tão fedidos?

Quanto mais rica em enxofre for sua dieta, mais seus peidos vão feder. Alguns alimentos contêm mais enxofre do que os outros, e é por isso que comer coisas como feijão, repolho, queijo, refrigerante e ovos pode causar gases terríveis.

Soltamos cerca de 14 puns por dia

A pessoa média produz cerca de meio litro de peido a cada dia, e mesmo que muitas mulheres não admitam, elas soltam gases tão frequentemente quanto os homens. Aliás, um estudo mostrou que, quando os homens e as mulheres comem exatamente a mesma coisa, elas tendem a ter mais gás concentrado do que os homens. Se uma pessoa peidasse constantemente durante 6 anos e 9 meses, iria produzir gases com energia equivalente à de uma bomba atômica.

Peidos já foram cronometrados em uma velocidade de 3 metros por segundo

Embora peidos saiam a diferentes velocidades, nós normalmente não os cheiramos por cerca de 10 a 15 segundos depois que eles são liberados. Isso é porque leva muito tempo para o odor alcançar nossas narinas.

Segurar pum pode ser ruim para a saúde

Os médicos discordam quanto a se segurar ou não um peido faz mal para a saúde. Alguns especialistas pensam que peidos são uma parte natural de seu sistema digestivo, então mantê-los não vai prejudicá-lo. Outros pensam que, na melhor das hipóteses, segurar um pum pode causar gases, inchaço e outros sintomas desconfortáveis, e, na pior, pode causar hemorroidas ou intestino distendido.

Algumas culturas não acham peidar em público desagradável

Enquanto a maioria das culturas sente que peidos devem ser suprimidos de forma educada na frente de outras pessoas, algumas não só não se importam com isso, como realmente apreciam a atitude. Uma tribo indígena da América do Sul chamada Yanomami usa o pum como saudação, e na China é possível conseguir um emprego como “cheirador de peido” profissional. Na Roma antiga, o imperador Cláudio, temendo que segurar peidos fosse ruim para a saúde, aprovou uma lei declarando que era aceitável soltar pum em banquetes.

Peidos podem ser inflamáveis

O metano e hidrogênio em peidos produzidos por bactérias tornam o gás altamente inflamável. É por isso que algumas pessoas pensam que é divertido segurar um isqueiro perto da bunda e soltar um pum, o que pode produzir uma explosão de fogo – isso é obviamente muito perigoso. Em casos raros, acúmulo de gases inflamáveis nos intestinos podem causar explosões durante cirurgias intestinais.

O animal que mais “peida” é o cupim

É difícil acreditar que o pequeno cupim é responsável por uma grande parte do nosso problema de aquecimento global no planeta. Cupins peidam mais que qualquer outro animal, o que produz gás metano. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental, “as emissões globais de metano devido a cupins são estimadas entre 2 e 22 Tg por ano, tornando-se a segunda maior fonte natural de emissões de metano”. O gás é produzido como parte de processo digestivo normal do bichinho.

Mesmo que você segure um pum o dia todo, ele sairá enquanto você dorme

Mesmo se você apertar seu bumbum e segurar o pum o dia todo, o gás vai escapar quando você relaxar. E o que é mais relaxante do que dormir?

Até depois de mortos soltamos pum

Não conseguimos segurar puns nem depois de mortos. Até três horas após o corpo se desligar, continuam a escapar gases de ambas as extremidades do tubo digestivo, resultando em arrotos ou peidos. Este fenômeno é devido a músculos que se contraem e se expandem antes do cadáver entrar em rigor mortis (estado de endurecimento).[Oddee]

2 comentários

  1. Meus parabens

  2. Comment

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *