Dando asas à informação

10 filmes com excelentes efeitos especiais

Graças aos efeitos especiais, filmes de guerra, batalhas épicas de fantasia e filmes de ficção são peças importantes do cinema e ganharam ampla fama e aceitação. Os efeitos especiais podem transformar a visão de um artista em um ícone da cultura popular. Sem a imaginação inovadora dos efeitos especiais, não teríamos qualquer variedade na indústria do cinema moderno.

Muitos filmes fizeram bom uso de efeitos especiais, e essa lista separa alguns que são os melhores exemplos de tecnologia moderna no cinema:

1 – Deep Impact (Impacto Profundo)

Impacto Profundo é uma ficção de 1998 sobre o descobrimento de um cometa que está caminhando em direção a Terra para uma extinção em massa. O filme é conhecido pelo impacto causado por um fragmento do cometa, separado do cometa original, que é destruído em uma missão suicida por uma equipe de astronautas. O fragmento atinge o Oceano Atlântico e provoca um tsunami supersônico.

O poder e a destruição do fragmento do cometa são realmente muito impressionantes, e as ondas que avançam para engolir Nova York são incríveis. Este filme pode não ser o melhor de todos os tempos, não ter ganhado prêmios e elogios, mas continua a ser um dos filmes de desastre natural mais realistas de nosso tempo.

2 – Saving Private Ryan (O Resgate do Soldado Ryan)

Esse famoso filme é sem dúvida um dos melhores filmes de guerra de todos os tempos. Não apenas conta com os talentos de Tom Hanks, Tom Sizemore e Giovanni Ribisi, mas também tem Steven Spielberg como diretor deste conto emocional da campanha de 7 soldados através da Segunda Guerra Mundial.

O filme é especialmente conhecido pela intensidade de sua abertura de 27 minutos, que retrata o ataque costeiro na Praia de Omaha, em 6 de junho de 1944, durante a Batalha da Normandia. Esta abertura é a única razão pela qual este filme merece um lugar nesta lista. Os espectadores são atingidos por temor e horror com a perda da vida; as cenas podem evocar muita emoção através efeitos especiais incrivelmente realistas e roteiro cuidadosamente planejado.

3 – Star Wars Episode IV: A New Hope (Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança)

Todos os filmes da trilogia original de Star Wars contêm incríveis efeitos especiais para seu tempo. George Lucas trabalhou as representações mais memoráveis do espaço que já apareceram na tela grande, e o elenco inesquecível ajudou a fazer de Star Wars uma das melhores séries de filme de todos os tempos.

Para um filme de 1977, Star Wars ainda consegue cativar e impressionar as gerações modernas, com cenas de batalha e uso inteligente de efeitos especiais, e certamente merece um lugar nessa lista.

4 – Transformers

O filme de robôs e ficção científica de Michael Bay foi bem recebido pelo público e prontamente coberto de elogios dos críticos, em grande parte por seus efeitos especiais incríveis. O Optimus Prime empolgou o público com seu realismo impressionante e atenção aos detalhes. O filme foi indicado a quatro Oscars por suas tecnologias visuais, e não é difícil perceber por que.

Transformers gerou duas continuações de sucesso, o último sendo o quarto filme de maior bilheteria de todos os tempos. Michael Bay gastou uma fortuna com os efeitos especiais de Transformers, mas valeu a pena.

5 – Independence Day

O diretor Roland Emmerich, conhecido por seu uso ousado de efeitos especiais (2012, O Dia Depois de Amanhã) usou nesse filme a ideia de uma invasão alienígena em 1997, que teve algumas cenas verdadeiramente espetaculares, como o memorável ataque a Casa Branca, em que um feixe de uma nave alienígena destrói o edifício, tornando-o pó e fragmentos.

Este filme recebeu uma resposta média por parte dos críticos, principalmente devido à ação e trama, já que os efeitos especiais foram considerados excelentes. A invasão explosiva da Terra criou cenas verdadeiramente espetaculares com ótimos efeitos especiais, que todo amante de ficção científica de ação deve ver.

6 – District 9 (Distrito 9)

Peter Jackson foi quem produziu este épico filme nomeado Melhor Filme Estrangeiro que cativou muita gente. A ficção científica baseada na África do Sul seduz espectadores desde sua abertura com uma nave-mãe alienígena pairando sobre Joanesburgo. A dimensão e o imenso poder da nave é parte do maior projeto de veículo em todo o cinema. Diz-se que o diretor Neill Blomkamp queria que a Weta Digital trabalhasse com os efeitos de criaturas do filme, mas eles estavam ocupados trabalhando em Avatar, de James Cameron. No entanto, com outras ferramentas e pessoas à sua disposição, Blomkamp criou um filme de referência sci-fi.

7 – King Kong

Os efeitos especiais de King Kong ainda permanecem alguns dos mais impressionantes já usados no cinema. Peter Jackson trouxe Kong para a vida de uma forma impressionante, usando o versátil ator Andy Serkis, que vestiu uma fantasia de gorila para criar seus movimentos e padrões comportamentais. O desempenho de Serkis lhe rendeu elogios, bem como a adaptação de Jackson para o filme. King Kong foi criticado por seu tempo de três horas, mas a aventura de fantasia épica ainda é adorada por fãs leais, e Kong ainda é uma das criaturas mais realistas de ficção que já apareceram na telona.

8 – Lord of the Rings: Return of the King (O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei)

Peter Jackson mereceu todas as suas citações nessa lista, inclusive essa como diretor em O Retorno do Rei da trilogia Senhor dos Anéis, o último filme da memorável série de fantasia épica, e o quinto filme de maior bilheteria de todos os tempos. As cenas finais de batalha continuam a ser algumas das mais espetaculares cenas fictícias já vistas no cinema. A história de JRR Tolkien é uma das mais conhecidas da literatura, e Peter Jackson trouxe a visão de Tolkien à vida de forma surpreendente.

9 – Inception (A Origem)

Christopher Nolan é conhecido por criar roteiros alucinantes, excêntricos e fascinantes, e A Origem pode ser o melhor deles. Com um elenco de estrelas como Leonardo DiCaprio, Joesph-Gordon Levitt, Michael Caine e Cillian Murphy, entre outros, A Origem é o olhar intrigante para o mundo do sonho, e de como o nosso mundo pode ser facilmente manipulado quando nos deitamos na cama à noite.
Uma cena em particular que mostra efeitos visuais de nível impressionante é quando o personagem de Joseph Gordon-Levitt, Arthur, está correndo por um corredor giratório em gravidade zero. Esta cena foi filmada em um corredor real colocado sobre um eixo rotativo, para simular os efeitos de antigravidade. Incrível!

10 – Avatar

O único filme a arrecadar quase de R$ 5 bilhões merecia o melhor lugar dessa lista. O criador James Cameron teve que esperar sete anos para a tecnologia chegar aos pés do enredo. Avatar mudou a maneira como os cineastas e cinegrafistas veem o mundo dos efeitos de câmera, e tem sido chamado de “avanço na tecnologia cinematográfica”.

O filme fez uso extensivo de capturas de movimento e técnicas de filmagem para produzir uma verdadeira experiência 3D – ele foi totalmente filmado nesta técnica inovadora, e não apenas “sobreposto” em 3D sobre o filme original. O filme mostra em média 24 frames (quadros de imagem) por segundo, e Cameron já anunciou seus planos para filmar uma continuação em 60 frames por segundo. Cameron elevou a tecnologia do cinema, dando outro significado a “efeitos especiais”.[Listverse]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *