Dando asas à informação

10 filmes nos quais os vilões ganham

Já torceu para o vilão alguma vez? Se você é desses, veja 10 filmes que podem ser uma boa pedida, muitos ganhadores de Oscar. Com tantos enredos já lançados no mundo todo, pode ser difícil encontrar um filme original, onde há um vilão normalmente mais interessante e carismático que consegue seus objetivos. Confira!

AVISO: Spoilers! Se você ainda não viu os filmes, mas quer vê-los, não leia a descrição.

1 – Matchstick Men (Os Vigaristas)

Um vigarista fóbico, Roy Walker, e seu cúmplice, Frank, estão prestes a dar seu próximo golpe quando uma filha adolescente que Roy não sabia que tinha, Angela, chega. Roy é um agorafóbico obsessivo-compulsivo, e a chegada de Angela interrompe sua rotina cuidadosamente ordenada, mas logo ele começa a desfrutar do relacionamento com a menina.

Mais tarde no filme, um outro personagem da história, Chuck, está esperando para fora da casa de Roy, ao lado de Frank, que está espancado. Angela atira em Chuck e Roy a manda se esconder com Frank. Roy começa a retirar o corpo de Chuck, que de repente volta à vida e deixa Roy inconsciente. Roy acorda no hospital, e Frank e Angela estão desaparecidos. Ele lentamente percebe que Frank deu um golpe nele. Depois de falar com sua esposa divorciada, ele descobre que sua filha real foi um aborto espontâneo e Angela era apenas cúmplice de Frank.

2 – Brazil (Brazil – O Filme)

Esse filme sci-fi distópico mostra Sam Lowry, um burocrata de vida comum (bem comum, em comparação com o resto dos personagens) que vive em um país não muito distante no futuro, que tinha que investigar um problema e se tornou um inimigo público.

Sam é capturado por seu velho amigo Jack Lint, pois foi considerado um terrorista. Ele é levado para ser torturado, mas membros da resistência contra o governo o salvam. Eles fogem em meio a tiros, e Sam e seu amor Jill vivem felizes para sempre. Só que não. Mais tarde, é revelado que isso tudo estava acontecendo dentro da cabeça de Sam, que está realmente sentado na sala de tortura catatônico.

Sobre o título: a música Aquarela do Brasil possui papel de destaque ao longo da trama. Além desta referência, não há nenhuma outra ligação direta entre o filme e o país Brasil, mas o enredo permite algumas especulações. O Brasil pode ser o país de Brazil, onde se desenvolveu essa estranha sociedade. Há algumas similaridades no roteiro com a cultura brasileira da época do filme (1985), como a burocracia estatal ineficiente. Outro bom exemplo é a quantidade de cirurgias plásticas feitas pelas mulheres idosas do filme.

3 – The Wicker Man (O Homem de Palha)

Neste filme de terror de 1973 (o original), Edward Woodward interpreta o sargento Neil Howie. Ele recebe uma carta anônima pedindo-lhe que viaje até as ilhas Hébridas e investigue o desaparecimento de uma jovem. Ao chegar na ilha, o devoto cristão fica um pouco nervoso diante da escolha dos moradores de uma religião pagã celta.

Perto do final do filme, é revelado que Howie foi atraído para a ilha e levado a acreditar que uma garota desaparecida estava sendo mantida em cativeiro contra sua vontade pelos ilhéus. Por causa da colheita terrível do ano anterior, a religião dos ilhéus exigia um sacrifício a ser feito nesse ano, e Howie era o homem certo para isso. Ele aparece vestido em trajes cerimoniais sendo arrastado para uma estátua gigante de palha, que é então incendiada.

4 – Rosemary’s Baby (O Bebê de Rosemary)

Este filme de horror clássico de Roman Polanski gira em torno de um jovem casal que se muda para um novo apartamento com uma reputação sinistra. Ele foi supostamente possuído por assassinos canibais, bruxas, satanistas e um monte de outros membros proeminentes da sociedade. Uma série de coisas estranhas e vizinhos assustadores surgem, e conforme Rosemary engravida, ela suspeita que eles podem ter planos para o bebê.

Mais tarde, é revelado que o bebê de Rosemary é na verdade filho do Diabo. Persuadida por um de seus vizinhos, Rosemary relutantemente decide ceder para seus instintos maternais e é vista segurando o bebê e dizendo: “Ele tem olhos de seu pai…”.

5 – One Flew Over the Cuckoo’s Nest (Um Estranho no Ninho)

Randle Patrick McMurphy vivia se metendo em problemas com a lei e, para escapar da prisão, ele alega insanidade. Então, Randle acaba em um hospital psiquiátrico, onde ele encontra uma variedade de personagens insanos, assim como a enfermeira Ratched, opressiva e degradante. Juntos, os pacientes liderados por McMurphy fazem um protesto contra ela.

Um dia, a enfermeira Ratched descobreque uma noite de bebedeira e mulheres contrabandeadas foi realizada por McMurphy. Billy, um homem imaturo, gago e socialmente desajeitado que corre risco de suicídio é descoberto com uma mulher, e a enfermeira ameaça contar a história para sua mãe. Deixado sozinho no quarto por alguns segundos, Billy consequentemente se mata com um pedaço de vidro. Horrorizado com a situação, McMurphy estrangula Ratchet quase à morte. Ele acaba nocauteado ao ser surpreendido. Mais tarde, descobre-se que McMurphy tem cicatrizes de lobotomia. O índio chefe, outro personagem da história, percebe que seu amigo não vai mais ser o mesmo, o sufoca e foge do hospital da maneira que McMurphy disse que faria.

6 – The Silence of the Lambs (O Silêncio dos Inocentes)

Uma jovem cadete do FBI, Clarice Starling, é encarregada de colaborar com o serial killer manipulador e gênio, Hannibal Lecter. Eles estão tentando pegar outro assassino, Buffalo Bill, um homem que captura e tira a pele de suas vítimas para formar uma seleção de casacos feitos de pele de mulheres.
Lecter foge da prisão, e Clarice resolve investigar a cidade natal da primeira vítima de Bill. Ela acaba dentro de casa de Bill, enquanto uma equipe da SWAT entra na casa errada. Ela aponta sua arma para Bill, que foge para o porão. As luzes se apagam deixando Clarice na escuridão completa, mas ela acaba matando Bill. Dias depois, ela recebe um telefonema de Lecter nas Bahamas. Ele comenta “Vou jantar com um amigo”, e, em seguida, aparece prosseguindo com o médico da prisão ao longo de uma estrada.

7 – Fight Club (Clube da Luta)

Um cara instável com insônia e um vendedor de sabão carismático chamado Tyler Durden resolvem andar juntos depois que a casa do primeiro é misteriosamente destruída. Juntos, eles criam um clube de luta secreto, que finalmente dá uma paz ao insone, que agora é capaz de dormir um pouco. Conforme o clube se expande, também se expande a filosofia por trás dele até o insone começar a acreditar que o clube está fora de controle.

Enquanto tentava seguir Tyler por todos os outros clubes de luta que ele criou, o insone tem uma sensação estranha de déjà vu. Ele se lembra de todos os lugares que vai, até um dos participantes do clube o identificar como Tyler Durden. Ele e Tyler são a mesma pessoa. “Durden”, a essa altura, já criou planos para derrubar a sede de várias empresas de crédito para acabar com redes de financiamento. O insone tenta desarmar as bombas criadas para destruir os edifícios quando é “nocauteado por Tyler” depois de uma luta imaginária. Depois de destruir a ilusão de Tyler atirando contra si mesmo, o insone é incapaz de parar as bombas e os planos de Tyler são cumpridos.

8 – Memento (Amnésia)

No que poderia ser o filme mais fora de cronologia do mundo, um ex-investigador de seguro, Leonard Shelby, fica incapaz de criar novas memórias após um assalto em que sua esposa foi assassinada e ele levou um duro golpe na cabeça. O filme mostra duas histórias: uma que vai de trás para frente a partir do momento que Leonard mata seu amigo Teddy, e outra mostrando uma conversa de telefone que Leonard tem com uma pessoa misteriosa no tempo normal. Quando as duas histórias colidem, Leonard descobre que matou o homem que ele acreditava ser John G, o assassino de sua esposa, em um prédio abandonado.

Depois de murmurar a palavra “Sammy” (um homem com uma condição similar a sua, que Leonard só fala para as pessoas que ele conheceu), Leonard percebe que ele deve ter matado o homem errado. Sob pressão, Teddy havia revelado que a esposa de Leonard na verdade sobreviveu ao assalto, mas morreu de uma overdose de insulina descrita na história de Sammy, e que Leonard deliberadamente criou um enigma insolúvel para dar a si mesmo propósito. Então, Leonard usa a licença do carro de Teddy como uma pista para encontrar o verdadeiro “assassino”, que acaba por levar à morte de Teddy.

9 – Se7en ou Seven (Se7en – Os Sete Crimes Capitais)

Dois detetives de homicídio perseguem um serial killer que tem como alvo pessoas que cometeram um dos sete pecados capitais, usando formas inventivas para matá-las. Primeiro vem o pecado da gula, quando os detetives Mills e Sommerset descobrem o corpo de um homem obeso mórbido, que foi forçado a comer espaguete até a morte.

Perto da conclusão do filme, todos, menos dois assassinatos foram cometidos. Mills e Sommerset aguardam notícias sobre o próximo, quando o assassino entrega-se a polícia coberto de sangue. Ele diz que, se os detetives o levarem para os próximos dois corpos, ele vai confessar os crimes. Na periferia da cidade, uma van chega com um misterioso pacote a ser entregue. Sommerset abre a caixa e recua com horror. O assassino revela que matou a esposa de Mills e a criança dentro dela. Tomado pelo luto, Mills o executa. O assassino estava com inveja de Mills e, ao matá-lo, Mills invocou a ira, completando assim a “obra-prima” do assassino.

10 – The Usual Suspects (Os Suspeitos)

Depois de um caminhão ser roubado, cinco homens são presos e trazidos para investigação. Todos eles são declarados não culpados e liberados, mas decidem planejar uma operação de vingança contra a polícia. No fim das contas, os cinco descobrem que foram manipulados pelo lendário mestre do crime Keyser Soze, e o “trabalho de vingança” não sai muito bem: 27 homens mortos são deixados em um navio destruído.

Tudo isso é descoberto pelo testemunho de um dos vigaristas, um homem tranquilo, com paralisia cerebral, chamado Verbal Kint, um dos dois sobreviventes do barco. Depois de contar sua história, o agente Kujan, o homem com quem Verbal está falando, conclui que Dean Keaton, outro dos cinco criminosos, é Keyser Soze e solta Verbal. Quando ele sai, Kujan descobre, para seu horror, que a história passada a ele foi inventada a partir de coisas que Verbal viu na parede atrás dele. Conforme corre atrás do vigarista, recebe um desenho de como se parece Soze, feito com a ajuda do outro sobrevivente. É um desenho de Verbal. O fim do filme mostra Verbal andando normalmente e entrando em um carro com seu sócio.[Listverse]

Um comentário

  1. e 2 filhos de xico,, esse não pode;;;

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *