Dando asas à informação

10 fotografias de insetos que são realmente fofos

Dificilmente falamos de insetos sem usar palavras como “nojentos”, “barulhentos”, “contaminantes”, “irritantes”, etc. Para a maioria de nós, os animais bonitos do mundo caem rigorosamente na categoria dos mamíferos ou aves.

Esta é uma lista de imagens que tem como objetivo mudar a sua percepção dos pequenos voadores ou rastejantes bichinhos que habitam nosso planeta, mostrando-lhe dez insetos que, todos podem concordar, são pelo menos um pouco adoráveis.

10. Louva-a-deus

10
Claro, se ele tivesse o tamanho de um elefante, seria mais do que um pouco assustador. Mas pequenino assim, o louva-a-deus tem um estilo Yoda que o torna engraçadinho. Apesar de sua aparência delicada, ele é um caçador voraz, disfarçando-se antes de se lançar em altíssimas velocidades para atacar mariposas, gafanhotos, grilos, moscas e outros insetos.

9. Lagarta saddleback

9
A larva da Sibine stimulea possui espinhos venenosos um pouco intimidantes, mas é bem bonitinha, especialmente por ter nas costas uma marca característica que lembra uma sela (daí seu nome em inglês, “saddle”) – só falta o cavaleiro. Estas criaturas interessantes vivem na metade oriental dos Estados Unidos, e transformam-se em uma traça marrom comum.

8. Joaninha

8
A cor brilhante e alegre da joaninha é na verdade usada para avisar os predadores de sua “defesa”. Joaninhas secretam um líquido de gosto amargo em suas pernas, e as suas marcas distintivas lembram os predadores (que já experimentam sua espécie antes) de seu gosto nojento.

7. Caracóis-do-mato

7
Mesmo que os caracóis sejam moluscos, em vez de insetos, eles tendem a vagar pelas mesmas áreas e são muito fofos para não aparecerem nesta lista. Curiosamente, caracóis-do-mato atuam como seus próprios cupidos, uma vez que literalmente atiram um “dardo do amor” no seu parceiro antes do acasalamento. Os cientistas acreditam que o dardo ajuda a melhorar suas chances de reprodução.

6. Inseto com cara de homem

6
Catacanthus incarnatus parece ter a boa aparência e estilo de Elvis, mas esta não é a cara do percevejo – que é, aliás, fedido. Tal como acontece com muitos insetos, suas cores fortes são projetadas para fazer os predadores pensarem que ele é venenoso ou tem gosto ruim.

5. Traça-rosada-de-plátano

5
Mariposas são geralmente feias, especialmente em contraste com as borboletas, mas esta é uma traça que realmente pode concorrer com suas amigas mais belas. As traças rosadas podem ser encontradas em toda a América do Norte, e são mais frequentemente vistas em torno do crepúsculo, que é sua época favorita para acasalar e pôr ovos.

4. Gafanhoto filhote

4
Mesmo adultos, gafanhotos não são de todo feios, mas os bebês são tão adoráveis que podemos até esquecer aquela famosa necessidade de esmagar um inseto quando vemos um. Esses animais podem ser encontrados em quase toda parte da Terra, excetos nos polos Norte e Sul.

3. Libelinha

3
Libelinhas existem na Terra há impressionantes 200 milhões de anos. Você pode distingui-las das libélulas por seus corpos comparativamente mais longos, asas fechadas (quando em repouso) e encantadores olhos gigantes.

2. Soldadinho

2
Embora o inseto na foto acima pareça um marciano simpático, ele na verdade é apenas um dos muitos tipos de soldadinhos (família Membracidae) encontrados em todo o mundo. Infelizmente, esses bichinhos vivem apenas por alguns meses. Como espécie, no entanto, já existem há 40 milhões anos.

1. Lagarta cobra

1
Estas adoráveis lagartas tecnicamente não tem grandes olhos fofos: apenas manchas convenientemente localizadas que se assemelham a olhos. Se você somar esse traço à sua cor verde brilhante, a Papilio troilus acaba fazendo um bom trabalho em imitar cobras-verdes, que é o objetivo de sua aparência incomum. [Listverse]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *