Dando asas à informação

10 igrejas nada convencionais

A igreja pode parecer um dos locais mais tradicionais e conservadores do mundo, mas nem todas. A Holanda é uma fonte de igrejas esquisitas. Em outros lugares, igrejas de plantas, ossos e neve já foram feitas. Confira essas e muitas mais:

1 – Igreja de LEGO, Holanda

Essa igreja é uma estrutura temporária na Holanda. Não foi feita a partir de reais peças de LEGO, mas sim de blocos de concreto arranjados para se parecerem com peças de LEGO. Michiel de Wit e Filip Jonker a construíram para o Festival Grenswerk, na cidade de Enschede.

2 – Igreja orgânica, Itália

Localizada nos arredores de Bergamo, no sopé do Monte Arena, a catedral Árvore, criada pelo artista italiano Giuliano Mauri, é um dos exemplos mais impressionantes de arquitetura orgânica do mundo. Em 2001, o seu amor pela natureza o inspirou a elaborar planos para um projeto que levou sua arte a um nível totalmente novo – uma catedral feita somente de árvores. Infelizmente, Mauri morreu inesperadamente em 2009 e nunca chegou a ver a obra de arte final, mas como uma homenagem a sua vida, o projeto foi iniciado em 2010, o Ano Internacional da Biodiversidade.

A estrutura da catedral Árvore consiste em 42 colunas feitas com troncos de abeto e ramos de castanhas e avelãs que formam estruturas de apoio ao redor das árvores jovens. Com o tempo, elas vão crescer e as estruturas de madeira cairão lentamente, oferecendo uma transição suave de uma estrutura feita pelo homem para uma criação completamente natural. Neste momento, os 6.000 metros de ramos de apoio em torno dos 1.800 pinheiros são mantidos juntos por pregos e cordas, que desintegraram lentamente.

3 – Igreja de ossos, República Tcheca

O Ossuário Sedlec não é nada de espetacular por fora. É uma pequena capela localizada em Sedlec, nos subúrbios de Kutna Hora, na República Tcheca, que faz as pessoas pensarem que é apenas uma igreja medieval gótica comum. Assim que entrar no Ossuário Sedlec, porém, você vai logo perceber por que é uma das igrejas mais impressionantes e únicas no mundo: é artisticamente decorada com mais de 40.000 esqueletos humanos. Assim, também é conhecida como a Igreja dos Ossos. Uma das obras mais fascinantes dentro do Ossuário Sedlec é o lustre grande de ossos que fica no centro da igreja. Ele contém pelo menos um de cada osso humano.

4 – Igreja de neve, Alemanha

Esta igreja foi construída de neve em 2011, na floresta da Baviera, pelo povo de Mitterfirmiansreut, na Alemanha. Localizada perto da fronteira tcheca, a igreja é banhada por uma luz azul. Foi aberta ao público em 28 de dezembro de 2011. Os moradores queriam abri-la antes do Natal, mas a falta de neve causou um atraso no projeto. A igreja foi construída em comemoração a uma semelhante construída em 1911, há exatamente 100 anos, que foi um sinal de protesto. Naquela época, a igreja mais próxima ficava em Mauth, uma caminhada de 90 minutos de distância, que nem sempre era fácil de concluir. Os moradores da aldeia Mitterfirmiansreut, em seguida, tiveram a ideia de construir a igreja de neve, na esperança de chamar a atenção para sua situação. A nova igreja custou em torno de 235 mil, utilizando 1.400 metros cúbicos de neve e placas de gelo.

5 – Igreja Tanque, Holanda

Este “tanque Igreja” ou “Igreja tanque” criada pelo artista Chris Kuksi envia uma mensagem mista. A menos que seja algum tipo de representação moderna das Cruzadas, a imagem é confusa, pois a igreja é geralmente um lugar de paz nos dias de hoje. Talvez esse seja exatamente seu ponto de vista.

6 – Igreja inflável, Holanda

Conheça a “Transparante Kerk”, uma igreja inflável da Holanda. Ideia do autoproclamado filósofo Frank Los, a Igreja Transparente mede 5 por 6 por 8 metros, incluindo a torre. Capaz de abrigar cerca de 30 pessoas, a igreja percorre a Holanda, aparecendo em festivais, eventos, etc. No entanto, sermões tradicionais não são oferecidos lá, mas sim rodas de discussão abertas com ênfase em filosofia e questões importantes da vida.

7 – Igreja transparente, Bélgica

Esta igreja deslumbrante, desenhada pelos arquitetos belgas Pieterjan Gijs e Arnout Van Vaerenbergh, permite que a luz do sol passe por um projeto transparente. Localizada na região belga de Haspengouw, a igreja é parte de uma instalação de arte de longo prazo chamada Z-OUT que visa colocar estruturas inesperadas em locais públicos na região durante os próximos cinco anos. Ela é composta de 100 camadas empilhadas e 2.000 colunas de chapas de aço, e pode parecer totalmente sólida ou totalmente transparente, dependendo do seu ponto de vista.

8 – A menor igreja do mundo, EUA

A menor igreja do mundo fica sobre uma plataforma de madeira no centro de uma lagoa, em Nova York. Um outdoor próximo à estrada explica tudo que você precisa saber: “Construída em 1989. Área bruta 8,74 metros quadrados. Cabe duas pessoas”, entre outras informações. Anos atrás, uma matéria contava que um casamento foi realizado na capela, com espaço apenas para acomodar o ministro, a noiva e o noivo. O resto da festa de casamento estava ancorado nas proximidades em pequenos barcos. A igreja é aberta ao público a pedido, e acessível apenas por barco.

9 – Igreja trem, Rússia

Parece um pouco louco, mas aparentemente há uma ideia difundida na Rússia em organizar igrejas cristãs ortodoxas em vagões antigos. Pode parecer um fenômeno moderno, mas uma retrospectiva revela que algumas já existiam quando a ferrovia em si começou na Rússia.

10 – Igreja do penhasco, Geórgia

Localizado no país da Geórgia, esta igreja única senta em cima de uma formação rochosa que se eleva 40 metros do chão. Um monge da Geórgia tem vivido nela por quase 20 anos. A escada enferrujada que costuma ir até esta igreja é chamada de “escada para o céu”. A igreja provavelmente foi construída entre os séculos VI e VIII e acredita-se que tem raízes pagãs, como um símbolo de fertilidade para algum deus hoje esquecido.[Oddee]

Um comentário

  1. Criatividade total…

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *