Dando asas à informação

10 ingredientes nojentos que estão nos cosméticos

Geralmente, a ignorância é uma benção. Afinal, não saber o que tem no seu batom faz você se sentir linda e nem um pouco enojada ao usá-lo. Infelizmente, eu me deparei com uma lista de ingredientes que são comumente utilizados na indústria de cosméticos, e preciso compartilhar com todo mundo. Confira:

1 – Coco de baleia

Ambergris é uma substância sólida amarela, parecida com cera, que é gerada no intestino de baleias cachalotes para protegê-las de objetos afiados que elas engolem às vezes. É geralmente chamado de “ouro do mar”. Apenas um quilo do material pode valer até US$ 10.000 (cerca de R$ 20 mil). Baleias podem vomitar ou defecar a substância, quando não a precisam mais ou estão engasgadas. Seu cheiro único de âmbar é frequentemente usado em perfumes caros, e o material às vezes é comido (é considerado uma iguaria).

2 – Besouros

Besouros cochonilha (Dactylopius Coccus) são pequenos insetos da América Central e do Sul. As fêmeas se alimentam de bagas vermelhas, então, quando os besouros são esmagados, um corante vermelho muito poderoso é produzido. A cochonilha tem sido usada como corante por séculos, e é muito segura para a maioria das pessoas, por isso é comumente usada em batons, sombras, sorvetes, doces, iogurtes, etc. Até a rede Starbucks recentemente admitiu usar corante de cochonilha em algumas de suas bebidas.

3 – Escama de peixe

Rímel e esmaltes contém algo chamado guanina, que muitas pessoas confundem com guano (fezes de morcegos). Guanina é um material cristalino que produz um ingrediente corante ou cintilante. Ele é feito a partir de escamas de peixe, e é comumente utilizado na formulação de produtos de banho, produtos de limpeza, perfumes, condicionadores de cabelo, batons, produtos para unhas, xampus e produtos de cuidados para a pele.

4 – Sebo

O sebo é um ingrediente comum em muitos produtos, incluindo maquiagem para os olhos, batons, bases, xampus, produtos para barbear, cremes hidratantes e produtos de cuidados para a pele. É feito a partir da carcaça de animais.

O sebo é feito por processamento da gordura animal, o que significa que a ebulição das carcaças criam subprodutos gordurosos. Os animais mortos usados para fazer sebo vêm de muitas fontes diferentes, incluindo laboratórios, matadouros, jardins zoológicos, abrigos, e até de atropelamentos em estradas.

5 – Sêmen de touro

Por causa de seu alto teor de proteína, sêmen de touro tornou-se um ingrediente popular em produtos de cabelo. Utilizado em particular para cabelos secos ou danificados, o sêmen é misturado com uma planta chamada Katera e aplicado em salões. O processo leva cerca de 45 minutos, custa cerca de 90 a 120 dólares (180 a 240 reais), e tem sido descrito como “Viagra para o cabelo”.

6 – Componente de dinamites

Diatomáceas são rochas macias facilmente desintegráveis em forma de um pó branco, que é um dos dois componentes da dinamite. Ela é também uma substância abrasiva usada em esfoliantes mais leves, cremes dentais naturais, desodorantes e pós.

7 – Secreção de caracol

Secreção de caracol é utilizada como um ingrediente em muitos hidratantes famosos. O ácido glicólico e elastina na secreção de caracol protege a sua própria pele de cortes, bactérias e raios UV, tornando-a uma grande fonte de proteínas que eliminam as células mortas e regeneram a pele. Também é útil para a remoção de cicatrizes, marcas e acne.

8 – Óleo de fígado de tubarão

Esqualano é um óleo de ocorrência natural que quase todas as plantas e animais produzem, incluindo os seres humanos. O esqualano extraído a partir do fígado de tubarão se torna “óleo de fígado de tubarão”, usado em muitos produtos. Sua consistência gordurosa é facilmente absorvida pela pele, tornando-o um ingrediente perfeito para muitos produtos como protetor labial, protetor solar e hidratantes. Embora muitas empresas tenham parado de usar o óleo de fígado de tubarão devido a preocupações ambientais, ele ainda é um ingrediente amplamente utilizado em produtos de beleza.

9 – Células de bebês

TNS Recovery Complex por SkinMedica afirma utilizar células derivadas dos prepúcios de bebês humanos em sua linha “revolucionária” de produtos antienvelhecimento. Usando uma combinação de colágeno solúvel, antioxidantes, fatores de crescimento naturais e proteínas, eles afirmam que retardam o processo de envelhecimento e estimulam o crescimento de novas células para promover uma pele jovem.

10 – Lã de ovelha

Já ouviu falar de lanolina? Você provavelmente a usou em seu corpo recentemente na forma de loção, ou creme de barbear. Lanolina é coletada da lã de ovelha e usada em suplementos vitamínicos como um agente de impermeabilização e em produtos de beleza. Também é comumente utilizada para aliviar os mamilos doloridos em mães que amamentam, além de servir para lubrificação.[Oddee]

Um comentário

  1. Muito interessante os 10 ítens, mas no primeiro ítem aparece um besouro (ordem coleóptera) e as cochonilhas são da ordem hemiptera..Ambos são insetos, mas de ordens diferentes…parabéns pelos artigos…muito bons…leio sempre..Camargo – Curitibanos-SC

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *