Dando asas à informação

10 negócios incomuns que você nunca ouviu falar

Você provavelmente não vai encontrar nenhum modelo de plano de negócios para essas 10 ideias muito originais. Na verdade, você provavelmente nem sabia que a maioria desses negócios existia.

Mas, em cidades por todo o país, existem empresas que fazem coisas muito incomuns e que estão atendendo às necessidades de seus clientes enquanto tiram um lucro disso. Conheça 10 empresas que você provavelmente nunca ouviu falar:

1 – Limpeza de cenas de crime

Para além da especialização em limpeza de interiores e restauração de desastres, a empresa ServiceMaster, uma franquia localizada em Wichita, Kansas, EUA, dedica parte de seu negócio para limpar o que poucos gostariam: cenas de crime.

O proprietário Sam Lazarus disse que a empresa recebe diversos chamados por ano para ajudar a limpar sangue, fluidos e outros danos incorridos em residências e empresas que se tornaram palco de um incidente criminal.

O pessoal da empresa usa equipamentos de proteção e sprays com um agente germicida. Usando uma escova abrasiva, eles tentam limpar o máximo possível. O que não pode ser limpo, como tapetes, é removido, e filtros de ar especiais são bombeados em ozônio para ajudar a aliviar o odor.

Se as condições do emprego forem muito difíceis, os funcionários de Lazarus podem passar o trabalho. Os que o fazem são recompensados generosamente. Dependendo de quão macabra é a cena, Lazarus disse que paga o dobro ou triplo do que eles ganhariam em um trabalho de limpeza regular.

Cenas muito sangrentas, como casas cheias de animais mortos, podem levar de alguns dias a algumas semanas para limpar. Lazarus disse que o custo de uma limpeza de cena de crime pode variar de 1.000 dólares (1.760 reais) a tão alto quanto seis números para alguns trabalhos mais difíceis.

2 – Editor de foto de celebridades

Viu David Beckham no supermercado? Isso pode significar muito mais do que ter uma história legal para contar aos amigos. Um site chamado Meet The Famous conecta pessoas comuns com celebridades e revistas de fofocas, pagando bem por suas fotos.

A premissa é simples: qualquer pessoa que tira uma foto de uma celebridade fora de casa pode enviar as fotos para MeetTheFamous.com, que, por sua vez, irá editá-las e lançá-las para mais de 1.000 canais de celebridades em todo o mundo, incluindo E!, MTV, Perez Hilton, a revista People e TMZ.

Se as fotos forem compradas por um meio de comunicação, o fotógrafo recebe 60% do montante pago, que, segundo o site, pode variar de 10 dólares (17 reais) a mais de 100.000 dólares (175 mil reais), dependendo da celebridade. O site relata que fotos recentes de Tom Hanks foram vendidas por 280 dólares, enquanto as de Justin Bieber renderam 650 dólares.

3 – Avatares para depois da vida

Uma empresa de Alabama levou a arte de preservar a sua família a um nível totalmente novo.

Criado por Intellitar, o programa Virtual Eternity (em português, “eternidade virtual”) dá às famílias a chance de criar digitalmente cada membro dela para que possam ser preservados em uma cápsula do tempo interativa para as futuras gerações.

Com o programa, as famílias terão a oportunidade de interagir com um clone digital de irmãos, irmãs, filhos e avós.

Don Davidson, diretor executivo e cofundador da Intellitar, disse que o conceito por trás do programa é de dar aos usuários o dom da imortalidade, ao oferecer as futuras gerações um sentido de conexão com suas raízes.

Os usuários são capazes de capturar digitalmente a aparência, características, personalidade e estilo de conversa de cada membro da família em seu próprio avatar, que pode interagir com sua família atual e com as gerações futuras.

A Intellitar também oferece um programa que permite que proprietários de empresas individuais criem o seu
próprio avatar para refletir com precisão as suas experiências de personalidade, voz, aparência, conhecimento e vida. Empresas são capazes de usar seus avatares como um clone virtual, fornecendo produtos e suporte ao cliente para seu site ou aplicativos de negócios online.

Para criar os avatares, a empresa desenvolveu um sistema de software integrado que utiliza arte, reconhecimento e síntese de fala, bem como visuais animados, todos suportados por um motor de inteligência artificial.

Os custos variam de 5,95 dólares (10 reais) por mês para planos pessoais, até 24,95 dólares (43 reais) por mês para o plano de eternidade virtual.

4 – Namoro terceirizado

Para aqueles ocupados demais para se classificar no mundo do namoro online, Virtual Dating Assistants faz o trabalho de encontrar potenciais namorados online.

A empresa, fundada em 2010, permite que solteiros deleguem plenamente as suas tarefas online para uma equipe de especialistas experientes. Ela lida com tudo, desde a escolha do site de namoro certo até definir a data, hora e local do primeiro encontro.

Os peritos realizam entrevistas iniciais com os candidatos, a fim de aprender seus interesses, personalidade, experiências passadas de namoro e metas atuais de relacionamentos. De lá, a empresa ajuda a selecionar quem seu cliente está procurando. Então, criam contas em sites de namoro que acreditam ser o melhor ajuste.

A equipe navega através de milhares de perfis online para encontrar registros que atendem aos critérios do seu cliente. Uma vez que os clientes aprovam o serviço, os especialistas em namoro ajudam a quebrar o gelo com algumas trocas de e-mail iniciais.

Os serviços custam desde 360 a 1.440 dólares por mês (630 a 2.500 reais), com base na quantidade de trabalho que tem de fazer. Há outras opções mais simples e baratas.

5 – Romances personalizados

Graças à YourNovel.com, você não precisa mais imaginar como seria ser a estrela do seu próprio romance.

A ideia da equipe de roteiristas – os marido e mulher Kathy Newbern e JS Fletcher – insere qualquer casal como o herói e a heroína em seu romance personalizado.

A empresa dá aos leitores dezenas de livros para escolher, cada um com um tema diferente e localização exótica ao redor do mundo. Exemplos incluem temas de praia, histórias de detetives e viagens no exterior.

O casal também oferece uma série de detalhes sobre si mesmos, tais como cor dos olhos, nomes de animal de estimação, nomes de amigos, locais de trabalho e grupos musicais favoritos, a fim de deixar o livro o mais personalizado possível.

Outras opções permitem que os leitores insiram sua própria foto na capa e especifiquem se querem uma história selvagem, com um lado sensual e sexy, ou suave, com um tom carinhoso e glamour.

Fletcher e Newbern tiveram essa ideia há quase 20 anos, enquanto eles ainda estavam namorando. Em um almoço com os amigos, o grupo estava discutindo o romance de Newbern que ainda seria publicado, quando alguém perguntou em voz alta como seria ler sobre si mesmo em um livro como esse.

Na volta para casa, os dois perceberam que escrever romances personalizados era algo que poderiam fazer. A ideia pegou. Versões podem custar de 49,95 dólares, até 74,95 dólares (90 a 140 reais) com uma foto. Encadernados são 84,95 dólares, ou 99,95 (160 a 180 reais) para incluir uma foto.

6 – Fantasias customizadas

Uma empresa de vestuário dá aos fãs de esportes a oportunidade de mostrar suas verdadeiras cores. Desde 2008, a Superfan Suits cria fantasias de corpo inteiro para fãs de esportes que querem fazer uma boa impressão no estádio.

As roupas, disponíveis em um espectro de cores, cobrem cada centímetro do corpo. A empresa era essencialmente uma revendedora online direto ao consumidor, mas está planejando expandir sua presença por meio de lojas de varejo em todo o país.

Com a demanda por fantasias crescendo, a empresa recentemente adicionou roupas de uma só cor, e agora oferece uma nova gama de estampas e texturas, assim como figurinos temáticos, como alienígenas, esqueletos e Papai Noel.

Globalmente, a empresa oferece 100 variações diferentes de roupas, que custam entre 50 e 64 dólares (87 e 112 reais).

7 – Detetive de ancestrais

Desembaraçar os galhos de uma árvore genealógica pode ser complicado. Aí entra Ancestral Discoveries, um negócio iniciado em 2006 por Janice Sellers, que ajuda as pessoas que estão interessadas em pesquisar as histórias pessoais de sua família.

“As pessoas interessadas em história familiar geralmente vêm a mim ou porque já não descobrem mais nada em suas pesquisas, ou porque querem ter a informação, mas não estão dispostos a fazer a pesquisa”, disse.

Ela sempre teve um carinho por histórias de família, e quando ela começou a ajudar os amigos a pesquisar seu passado, percebeu que poderia fazer disso uma carreira. Ela gosta particularmente de conectar seus clientes com os seus antepassados há muito tempo perdidos e mostrar-lhes coisas interessantes que aconteceram no passado de suas famílias.

Os serviços variam entre 50 e 70 dólares por hora (90 e 130 reais), mais despesas.

8 – Trenós puxados por cães

Aventureiros em New Hampshire, EUA, podem andar em um trenó puxado por cães. A empresa Muddy Paw Sled Dog
Kennel oferece uma variedade de excursões em trenós puxados por cães, que vão desde um passeio de 20 minutos a uma viagem durante a noite através das Montanhas Brancas.

O canil é composto por mais de 100 cães de trenó, incluindo cães siberianos e outras raças. Segundo a empresa, seus passeios deixam os participantes interagirem com os cães e aprenderem aspectos de uma cultura que muitas pessoas nunca chegaram a viver.

Muddy Paws também oferece oficinas de trenós puxados por cães para aqueles que querem aprender a ser um condutor. A classe de quatro horas, que custa 475 dólares (835 reais) por pessoa, ensina aos alunos todos os aspectos de trenós puxados por cães modernos.

A viagem mais cara custa 1.010 dólares (1.770 reais) para um casal, cruzando 80 quilômetros o dia todo através das montanhas cheias de neve de New Hampshire, seguido de uma noite na Pousada Mahoosuc.

9 – Caixas de papelão usadas

Fundada em 2008, a empresa BoxCycle simplificou o processo de se livrar de caixas de papelão.

Com sede em San Francisco, varejistas, empresas de reciclagem, e indivíduos são capazes de vender suas caixas usadas para a companhia com o mínimo de tempo e esforço.

Em vez de jogar fora caixas usadas, pessoas que tem muitas procuram a BoxCycle.com. Por sua vez, aqueles que procuram caixas podem ver uma lista de vendedores e tamanhos de caixa em sua área. Toda a transação é então preenchida online.

As caixas são vendidas entre 38 centavos e 1,25 dólares cada (0,67 a 2,20 reais).

10 – Limpeza de secador de roupas

Todo mundo sabe a quantidade de fiapos que podem se acumular na sua máquina secadora depois de usá-la apenas uma vez.

Alisa LeSueur construiu um negócio em torno de limpar os tubos de secadores em um esforço para minimizar o risco de incêndio e aumentar a eficiência do secador, economizando assim o dinheiro do proprietário.

Técnica certificada com mais de 13 anos de experiência, LeSueur usa uma escova de fiação e um sistema de haste para raspar tantos fiapos quanto possível do secador. LeSueur, a “limpadora de chaminé para o seu secador de roupas”, diz que há vários sinais de que o tubo precisa ser limpo, incluindo roupas demorando mais do que 30 minutos para secar, entre outros.

O preço do serviço varia de 78 a mais de 145 dólares (140 a 255 reais), dependendo do tamanho da casa e acessibilidade de limpeza.[LiveScience]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *