Dando asas à informação

10 “primeiras vezes” das Olimpíadas

Como todos sabem, a Olimpíada é uma competição muito antiga, que nasceu na cidade de Olímpia, na Grécia antiga. A primeira Olimpíada da era moderna ocorreu na mesma Grécia, em 1896. Muita coisa aconteceu desde então. Confira algumas curiosidades desses Jogos tão amados e disputados pelo mundo todo:

1 – Primeiros Jogos registrados: 776 aC

Pode ser que os Jogos tenham sido registrados antes disso, mas o primeiro documento escrito de que temos conhecimento são as Olimpíadas de Olímpia, na Grécia, em 776 aC. Na época, o país era politeísta, e os jogos eram realizados em honra a Zeus, além de serem considerados um teste da grandeza humana. Os antigos jogos eram muito diferentes dos de hoje, já que eram jogados somente entre os gregos, em sua maioria homens, em poucas modalidades, incluindo pentatlons, corrida, luta livre, boxe e passeios a cavalo. Eles também faziam vários sacrifícios animais. Isso acabou quando os Jogos pagãos foram submetidos à vontade cristã de Thedosius I, em 394 dC.

2 – O primeiro campeão olímpico: Coroebus

O primeiro campeão registrado foi um corredor nudista (os Jogos antigos eram muitas vezes realizados em nudez), que venceu o único evento na época, o “stade” (uma medição grega, equivalente a cerca de 180 metros). Este vencedor nu era da cidade de Elis e se chamava Coroebus.

3 – Primeiros Jogos modernos: Atenas, 1896

Os primeiros Jogos modernos foram realizados em 1896 em Atenas, na Grécia, com a competição de cem metros sendo o primeiro evento. O primeiro campeão foi James Brendan Connolly dos EUA, que venceu o salto triplo (o último jogo da primeira Olimpíada moderna). Também, foi a primeira vez que irmãos ganharam medalhas de ouro: John e Sumner Paine, dos EUA, ganharam as provas de tiro com pistola militar e pistola livre, respectivamente. Sim, isso existia na época.

4 – Primeira vez que as mulheres competiram nas Olimpíadas: 1900

As mulheres competiram pela primeira vez nos Jogos modernos em 1900, realizado em Paris, mas há documentação que sugere que uma mulher chamada Bilistiche competiu (e triunfou) nos Jogos antigos. Durante os jogos de 1900, no entanto, a primeira campeã foi Charlotte Cooper, da Inglaterra, que venceu no tênis individual. A primeira mulher a competir e a primeira mulher a ganhar uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos modernos foi a suíça Hélène de Pourtales, membro de uma tripulação de barco.

5 – Primeiros competidores negros: 1900

Outra novidade dos Jogos Olímpicos de 1900 foi o primeiro competidor negro, Constantin Henríquez de Zubieta, da França. O primeiro a vencer, no entanto, só apareceu 8 anos depois: John Taylor, que estava na equipe de revezamento dos EUA. Além disso, o primeiro negro africano (no caso da Etiópia) a ganhar o ouro foi Abebe Akila, nos Jogos de 1960 em Roma, após correr uma maratona. Ele competiu descalço.

6 – Primeiro esporte em equipe: futebol em 1900

O primeiro esporte coletivo só foi adicionado em 1900: o futebol, o que foi bem adequado, já que é um dos poucos esportes jogado quase no mundo todo fora dos Jogos Olímpicos. Na primeira Olimpíada em que foi disputado, Inglaterra, França, Bélgica ganharam o ouro, a prata e o bronze, respectivamente.

7 – Primeiro mascote: 1972

O primeiro mascote foi introduzido durante os Jogos Olímpicos de Munique de 1972: Waldi, o cachorro (um dachshund, ou “salsichinha”). Waldi, representado na forma de um cão de desenho animado que parecia estar usando uma roupa de arco-íris, tinha o objetivo de representar a diversidade dos Jogos.

8 – Primeiros Jogos a envolver os 5 continentes: 1912

Em 1912, em Estocolmo, na Suécia, o Japão passou a ser o primeiro país asiático a participar das Olimpíadas. Também nesses Jogos ocorreu a primeira morte olímpica: depois de correr 29 quilômetros, o português Francisco Lázaro colapsou devido à insolação e problemas do coração, morrendo no dia seguinte.

9 – Primeiros Jogos televisionados: 1936

A Olimpíada de Berlim em 1936 foi a primeira a ser televisionada, exibida em telões por toda a cidade de Berlim. A Inglaterra foi a primeira a ter os jogos transmitidos nas casas de seus moradores, durante os Jogos Olímpicos de Londres de 1948. E a primeira competição a ser transmitida internacionalmente foi durante a década de 1960 nos Jogos Olímpicos de Roma. Seguindo os avanços tecnológicos que permitem que você tenha um orgulho nacional ao vivo, esse ano será a primeira vez que as Olimpíadas serão televisionadas em HD e 3D.

10 – Primeira Olimpíada a ser realizada na América do Sul: 2016 no Brasil

Quem imaginaria que as Olimpíadas nunca foram disputadas nesse lado do mundo? Essa “primeira vez” ainda não aconteceu, mas definitivamente vai acontecer, quando o Rio de Janeiro, aqui no nosso lindo Brasil, sediar os Jogos de 2016. E tem mais novidade: 28 esportes serão incorporados nesses Jogos Olímpicos, incluindo rugby e golf. [Listverse]

Um comentário

  1. Comment

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *