Dando asas à informação

10 recordes mundiais da internet

Quem tem mais seguidores no Twitter, ou mais comentários no Facebook? Qual o vídeo mais visto do YouTube? Conheça essas e outras curiosidades da internet:

1 – Maior número de seguidores no Twitter: Lady Gaga

Não tem para ninguém: a rainha pop tem 26.823.122 seguidores (julho de 2012) contra os 24.687.443 do Justin Bieber. Completando o top 5 temos Katy Perry (22.869.592), Rihanna (22.232.112) e Britney Spears (22.232.112). O sexto mais seguido é o Presidente Barack Obama (17.381.203), o único homem do top 10.

2 – Vídeo mais visto no YouTube: Justin Bieber

A música “Baby” do Justin Bieber tem 755.479.979 visualizações no YouTube (até 06/07/2012). Por curiosidade, o vídeo que não é de música mais popular de todos os tempos é o “Charlie mordeu meu dedo – de novo”, com 464.588.601 visualizações. Assista abaixo.

3 – Mais antigo site da internet: Symbolics.com

Em 15 de março de 1985, a Symbolics Computer Corporation fez história ao registrar o primeiro nome de domínio na internet. Naquele ano, havia apenas cinco websites existentes. Com o avanço rápido da net, hoje existem mais de 192 milhões de domínios registrados e mais de 2,1 bilhões de usuários no mundo inteiro, principalmente com base na Ásia. Symbolics.com foi comprado em 2009 e agora abriga um monte de fatos sobre a internet.

4 – Nome de domínio mais longo: Llanfairpwllgw-yngyllgogerychwyrndrobwll-Llantysiliogogogoch.com

Tecnicamente, um nome de domínio pode ter até 63 caracteres (não incluindo subdomínios ou sufixos). Também tecnicamente, o maior nome de domínio é http://www.thelongestdomainnameintheworldandthensomeandthensomemoreandmore.com/ (em português, “omaiordominiodomundoedaímaisedaímaisumpoucoemaisumpouco”), seguido de perto por http://www.abcdefghijklmnopqrstuvwxyzabcdefghijklmnopqrstuvwxyzabcdefghijk.com/. Mas, no Livro dos Recordes Guinness, o vencedor é Llanfairpwllgw-yngyllgogerychwyrndrobwll-Llantysiliogogogoch.com, que é o site que leva o nome único de uma cidade real, do País de Gales.

5 – Webcam mais alta da Terra: Monte Everest

Neste mundo de vigilância onipresente, é muito difícil evitar os olhos de uma câmera. Nem mesmo no Monte Everest, já que o Comitê Científico Italiano colocou uma webcam a uma altitude de 5.643 metros em cima de um monte com vista para o pico do Everest, o ponto mais alto da Terra.

6 – Maior congestionamento de dados na internet: O Casamento Real

Quando o príncipe William se casou com Kate Middleton, em 29 de abril de 2011, parecia que o mundo inteiro estava assistindo. Cerca de 1,6 milhão de pessoas assistiram o evento ao vivo via internet, superando o recorde da Copa do Mundo de 2010. Apenas o Yahoo recebeu 40.000 solicitações por segundo para dados de vídeo. As notícias do casamento foram clicadas em uma taxa de 5 milhões de visualizações por minuto em seu pico, superando o funeral de Michael Jackson. No Twitter, os 10 principais tópicos eram todos relacionados com Will e Kate, e no Facebook 6,8 milhões de pessoas postaram uma atualização de status relacionada ao casamento dentro de 24 horas, resultando em 9,4 milhões de comentários. Se eles tivessem transmitido sua lua de mel, teriam “quebrado” a internet.

7 – País com a internet mais rápida: Coreia do Sul

Este país realmente é ligado. Em 2006, 96% dos usuários de celulares sul-coreanos tinham acesso à internet. Os usuários de hoje se conectam a rapidíssimos 17,5 Mbps. Em um distante segundo lugar está o Japão, com 9,1, empatado com Hong Kong. Holanda e Letônia vêm em seguida. Os EUA vêm em 13º, com 5,8 Mbps. Como um todo, a internet está a meros 2,3 Mbps, uma queda média de 14% de 2011 (culpa do Will e da Kate).

8 – Nome de domínio mais caro: Insure.com

Se você acha que sexo vende, pense novamente. Com a sociedade de hoje, seguros são os grandes fazedores de dinheiro. Em 2006, Insure.com (Seguro.com) conquistou o primeiro lugar, valendo 16 milhões de dólares (cerca de R$ 32 mi), superando Sex.com, vendido por 14 milhões de dólares (cerca de R$ 28 mi) em outubro de 2010.

9 – Mais “Curtir” no Facebook em 24 Horas: Oreo ou Lil’ Wayne?

Começou como um truque promocional de uma marca de bolacha, a Oreo. Em fevereiro de 2011, a Oreo anunciou uma campanha para conquistar o recorde do Guinness para maior número de “Likes” (Curtirs) em um período de 24 horas. Em 16 de fevereiro, eles receberam o prêmio quando ganharam 114.619 Curtirs em um único post dentro desse prazo. Mas o rapper Lil’ Wayne ouviu falar disso e imediatamente convocou seu bando para quebrar o recorde ele mesmo. Um dia depois, o recorde da Oreo foi destruído com 588.243 Curtirs no status do Lil’ Wayne. Este foi notícia correu o mundo, mas aparentemente não chegou aos ouvidos do Guinness. Até hoje, eles afirmam que a Oreo levou o prêmio, mas informam em seu site que todas as categorias de recordes estão abertas ao público e qualquer pessoa que queira tentar seu próprio recorde pode fazê-lo registrando-se no site www.guinnessworldrecords.com.

10 – Os pais do spam: Gary Thuerk e Joel Furr

Tudo tem uma primeira vez na internet, mesmo o spam – aqueles e-mails irritantes e indesejados que lotam mais de 90% de sua caixa de entrada. Em 3 de maio de 1978, um comerciante na empresa Digital Equipment Corporation chamado Gary Thuerk pensou em uma maneira brilhante de promover seus novos sistemas informáticos. Ele enviou um e-mail em massa para 400 contas da ARPANET e voilá, o Spam nasceu. Mas não era chamado de spam ainda – essa honra vai para Joel Furr, o primeiro a cunhar esse termo em uma postagem no Usenet por volta de 1993. [Oddee]

Um comentário

  1. Aqui não se esqueça que Justin Bieber é homem,ou seja tem 2 homens no Top 10… Então mude isso antes que os belibers se irritem..!

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *