Dando asas à informação

10 tetos surpreendentes

Os tetos são geralmente a parte mais sem graça da maioria dos edifícios. Mas quando eles são o destaque, superam em muito as expectativas. Confira 10 tetos incríveis de estruturas ao redor de todo o mundo:

1. Capela do King’s College, da Universidade de Cambridge

1
Em um evento de caridade realizado na Universidade de Cambridge, um artista de projeção digital, Miguel Chevalier, transformou a capela do século 16 em um cenário deslumbrante em um show de luzes. À medida que cada palestrante falava, a capela se enchia de projeções que artisticamente ilustravam seus argumentos.

As projeções, especialmente concebidas para o interior da capela, enfatizavam ou escondiam sua extraordinária arquitetura, um dos melhores exemplos de design perpendicular gótico do mundo.

2. Câmara Nupcial no Palácio Ducal

2
A “Camera degli Sposi” (“Câmara Nupcial”) é uma sala com pinturas ilusionistas de Andrea Mantegna no Palácio Ducal de Mântua, Itália. Foi pintada entre 1465 e 1474 e encomendada por Ludovico III Gonzaga. É um dos melhores exemplos da técnica trompe l’oeil de ilusão de ótica.
O palácio foi construído entre os séculos 14 e 17 pela família Gonzaga para ser sua residência real.

3. Loja conceito da Starbucks em Amsterdam

3
Em 2012, a rede de café Starbucks abriu uma nova loja conceito em um prédio antigo de Rembrandtplein, no coração de Amsterdam. O café está localizado em um edifício que costumava ser um cofre de banco subterrâneo. Assim, é construído a partir de uma combinação de materiais reciclados e móveis de banco.

O teto fascinante é composto por 1.876 blocos de madeira individualmente serrados a partir carvalho holandês reaproveitado. Projetado por Liz Muller, o café usou 35 artistas e artesãos locais para se transformar no espaço que é hoje.

4. The Dome of Light, Estação Formosa Boulevard em Taiwan

4
Metade estação de metrô, metade caleidoscópio, o deslumbrante “Dome of Light” é provavelmente o maior trabalho de vidro no mundo. A cúpula, composta por 4.500 painéis, foi feita por Narciso Quagliata, um designer italiano.

Dada a aparência eclesiástica desta instalação de arte, não é surpresa que tenha sido proposta como um local para casamentos em massa.

5. Heaven of Delight, Palácio Real de Bruxelas

5
À primeira vista, “Heaven of Delight” parece uma pintura bonita, mas é na realidade feito de milhões de escaravelhos-de-ouro.

Durante o século 19, era costume o rei da Bélgica dar espaço no Palácio Real para artistas contemporâneos. Esta tradição morreu com o rei Leopoldo II em 1909. A Rainha Paola, uma entusiasta da arte, decidiu reviver outro costume, o de encomendar obras de arte do artista Jan Fabre.

Com a ajuda de 29 jovens artistas, Fabre criou esse fresco no Salão dos Espelhos, usando escaravelhos. Ele contém várias formas que brilham em uma luz azul esverdeada, dependendo do ângulo a partir do qual são vistas.

Esses insetos não são uma espécie protegida, por isso foi fácil para Jan pegá-los em países como a Tailândia, onde são comidos, e usá-los para a sua arte.

6. A gruta do Palazzo Borromeo, Itália

6
Das muitas atrações para ver em Isola Bella, uma das mais maravilhosas é a gruta no Palazzo Borromeo. O palácio domina um dos lados da ilha, enquanto seus jardins de estilo barroco preenchem o lado oposto. Ligando as duas áreas, fica a gruta.

Os seis cômodos foram concebidos em 1685 por Vitaliano Sexto, com a ajuda do arquiteto Filippo Cagnulo. Levou 100 anos para completá-los. As acomodações oferecem um refúgio do calor do verão na frieza da “caverna”. Cada centímetro do espaço, incluindo tetos, pisos e arcadas, é coberto por um mosaico de conchas e pedrinhas pretas e brancas.

7. Teto do Monsoon Club em Washington, EUA

7
Arquitetos de Londres e Mumbai desenharam o “The Monsoon Club” no Kennedy Center, em Washington, DC.

Esta galeria de arte com terraço dispõe de um tapete tridimensional suspenso sobre o espaço principal, criando uma atmosfera dinâmica e íntima para o local. Foi projetado para o Maximum India Festival em 2011.

8. Teto espelhado em Bella Italia Winery, na Alemanha

8
Experimente o calor da Sicília e o melhor do vinho italiano nesta loja e restaurante em Stuttgart, Alemanha. Ocupando o piso térreo de uma casa de tijolos de cinco andares em estilo rústico, o Bella Italia Winery é surpreendente por dentro: os clientes são inundados com seu próprio reflexo por causa dos mais de 90 diferentes espelhos do teto.

Os arquitetos alemães Gunter Fleitz e Peter Ippolito do Grupo Ippolito Fleitz projetaram os interiores excêntricos do restaurante.

9. Sheikh Lutf Allah em Isfahan, Irã

9
Essa mesquita foi concluída em 1619, após quase 20 anos de construção. Ela se destaca como um magnífico e detalhado trabalho público. No entanto, foi concebida originalmente para ser um lugar privado e luxuoso de culto para Shah Abbas I e as mulheres de sua corte.

Com caligrafia elaborada de versos do Alcorão e mosaicos multicoloridos, a mesquita é digna de um rei. Cada ladrilho foi colocado com precisão, e a cúpula principal é dominada por um pavão que muda de cor e forma conforme a luz se move pelo interior da mesquita.

10. Estação de Metro Toledo em Nápoles, Itália

10
Em Nápoles, o metrô é uma obra sempre inacabada. Lá foi lançado o programa “Estações de Arte” com diversos artistas, designers e arquitetos, e os resultados são muito interessantes.

Um dos melhores trabalhos foi feito na Estação de Metrô Toledo, projetado pela empresa espanhola Oscar Tusquets Blanca, e inaugurado em setembro de 2012. [Oddee]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *