Dando asas à informação

13 coisas que você pode fazer para melhorar sua carreira esse ano

carreira

Hoje é o primeiro dia de 2016! Já está sentindo a rajada de ar de novidades? É tentador tirar uns dias para não pensar em nada, aproveitar o verão e as férias, mas cuidado para não demorar demais para pegar no tranco.

Independentemente de estar empregado ou desempregado, você não deve subestimar a importância de dar um up na sua carreira no começo do ano.

Janeiro é dos melhores momentos para se estar focado, especialmente se você estiver em busca de algo novo, porque é um dos melhores meses para se candidatar a um emprego.

Confira 13 dicas para melhorar sua vida profissional esse ano:

1. Anote suas vitórias

Faça uma lista com suas 10 principais realizações profissionais do passado. Você pode incorporar essas “conquistas” em seu currículo. Alguns empregadores preferem descrições práticas de coisas que você fez bem, do que os generalistas “Funções” ou “Experiências Profissionais” da maioria dos currículos.

2. Felicite alguém por sua carreira de sucesso

Ao celebrar as vitórias dos outros, você vai reforçar a crença de que é uma pessoa encorajadora, positiva – duas qualidades que estão na lista de desejos de qualquer empregador.

3. Faça um cartão de visita

Peça novos cartões de visita, reformule seu site profissional, faça uma fanpage, enfim, dê um up na sua imagem.

4. Limpe sua caixa de entrada

Estar organizado e focado é importante. Exclua e-mails antigos, arquive os importantes, faça uma lista de contatos e cancelar a assinatura de qualquer mailing que desperdice seu tempo.

5. Agradeça e mantenha contato com outros profissionais

Pense em um colega, gerente ou mentor que te ajudou ou inspirou no passado, e deixe essa pessoa sabe que você é grato pela sua ajuda ou inspiração. Mantenha sempre contatos para reforçar a sua rede profissional. É interessante também se inscrever em redes como o LinkedIn, ou atualizar seu perfil.

6. Faça um currículo perfeito

Um currículo bom te deixa muito mais perto de conseguir que o trabalho que você deseja. Veja como evitar erros aqui e aqui. Lembre-se de ajustá-lo conforme o empregador que irá lê-lo.

7. Durma bem

Não fique ansioso ou passe noites em claro trabalhando. Dormir bem é importantíssimo para a saúde, e quanto mais descansado você estiver, mais produtivo será.

8. Fale com um especialista se estiver perdido

Se você está indeciso, infeliz ou não sabe por onde começar, pode valer a pena pagar um especialista ou contratar um treinador (coach) para te ajudar a atingir os objetivos de carreira que você almeja.

9. Saiba como responder as perguntas mais comuns de entrevistas

Seu currículo é apenas a primeira parte da conversa. A etapa de entrevista é muito importante. Prepare com antecedência para as perguntas mais comuns, e assim você provavelmente estará mais calmo e confiante.

10. Atualize seu guarda-roupa profissional

Certifique-se de comprar roupas profissionais e adequadas para o ambiente de trabalho que você deseja. Assim, você não corre o risco de não ter o que vestir se for chamado para uma entrevista de última hora.

11. Pesquise seu nome no Google

A mídia social é divertida, mas na hora de ser contratado, ela pode ser perigosa. Veja o que uma busca com seu nome retorno. Comentários sarcásticos ou preconceituosos? Vídeos constrangedores? Fotos inadequadas? Apague tudo.

12. Escolha uma habilidade que você quer melhorar em 2016

Pode ser falar em público, gerir melhor seu tempo ou escrever melhor. Inscreva-se para uma classe, seminário, grupo, ou o que fizer sentido para você. De qualquer forma, corra atrás de melhorar alguma coisa em seu currículo, especialmente porque vai te fazer bem pessoalmente também.

13. Faça um plano de um ano

Se você está procurando um trabalho ou quer mudar de carreira, planeje como levar sua carreira para o próximo nível. Talvez você queira receber uma promoção, um aumento, mudar de função, fazer um mestrado… Seja o que for, faça um planejamento para tentar alcançar suas metas em 2016. É melhor manter o pé no chão, com objetivos gerenciáveis ao longo do ano, para se manter sempre motivado. [Mashable]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *