Dando asas à informação

18 locais reais nos quais a Disney se inspirou para criar seus contos de fadas

Os belos mundos encontrados nos filmes da Disney são obras da imaginação, é claro, mas não significa que não estejam enraizados em locais da vida real.

As imagens abaixo comparam alguns dos locais mais emblemáticos dos clássicos com os seus homólogos verdadeiros.
O quanto cada artista da Disney emprestou destas fontes da vida real pode variar, mas, na maioria dos casos, a ligação é óbvia.

Várias das histórias da Disney também são baseadas em contos de fadas tradicionais existentes, o que significa que as referências aos castelos reais são ainda mais adequadas.

Confira:

A Bela Adormecida – Castelo de Neuschwanstein, Baviera, Alemanha

1

1-
O castelo da Bela Adormecida foi inspirado no Castelo de Neuschwanstein, na Baviera, Alemanha. Este castelo foi construído por Ludwig II da Baviera em 1892 como um retiro pessoal e uma homenagem a Richard Wagner, seu compositor favorito. Ludwig II, conhecido por alguns como o Rei Cisne, era um entusiasta da arte, deixando belas estruturas por toda a Baviera.

A Bela e a Fera – Alsácia, França

2

2-
Esta pequena praça da aldeia em A Bela e a Fera foi inspirada pela Alsácia, uma região pitoresca no noroeste da França que, durante a maior parte da história da Europa, era politicamente alemã. Como tal, tem uma mistura das duas culturas, que pode ser vista nos nomes dos diversos locais e especialmente na bela arquitetura pastoral da região.

Enrolados – Mont Saint-Michel, Normandia, França

3

3-
O Reino de Corona em Enrolados foi inspirado por Mont Saint-Michel, na Normandia, França. Esta comuna é uma espécie de ilha que periodicamente fica sem acesso ao continente por águas das marés. Isso a deixa numa posição facilmente defensável ideal para um claustro fortificado. Hoje, sua aparência impressionante faz do lugar uma atração popular para turistas.

Up – Angel Falls, Venezuela

4

4-
A Paradise Falls no filme Up foi inspirada pela Angel Falls (Kerepakupai Vena na língua Pemon indígena), na Venezuela. Com uma queda ininterrupta de 979 metros, é a cachoeira mais alta do mundo. Ela cai de uma montanha chamada Auyantepui, uma das várias montanhas “tepui” em Venezuela.

Aladim – Taj Mahal, Agra, Índia

5

5-
O Palácio do Sultão em Aladim foi inspirado no Taj Mahal em Agra, na Índia. Considerado por muitos um palácio, o Taj Mahal é na verdade um magnífico túmulo que o imperador Shah Jahan começou a construir em 1632 para sua esposa favorita, Mumtaz Mahal. O túmulo icônico é envolto em mármore branco e rodeado por jardins verdejantes.

A Nova Onda do Imperador – Machu Picchu, Cusco, Peru

6

6-
A Aldeia de Pacha em A Nova Onda do Imperador foi inspirada por Machu Picchu em Cusco, Peru. Este misterioso local inca nas montanhas peruanas foi provavelmente a residência do imperador inca Pachacuti. Após a conquista espanhola, o local permaneceu esquecido para o mundo exterior até ser redescoberto, em 1911.

Mulan – Cidade Proibida, Beijing, China

7

7-
A casa do Imperador em Mulan foi inspirada pela Cidade Proibida em Pequim, na China. Embora esteja agora aberta aos turistas, já foi a casa dos imperadores das dinastias Ming e Qing. O palácio expansivo era considerado “proibido” justamente por ser a residência do imperador – ninguém podia entrar ou sair sem a sua permissão.

O Corcunda de Notre Dame – Catedral de Notre Dame, Paris, França

8

8-
A catedral de O Corcunda de Notre Dame é a Catedral de Notre Dame em Paris. A icônica catedral é um dos exemplos mais conhecidos de arquitetura gótica no mundo. Demorou quase 200 anos para ser concluída e foi um dos primeiros edifícios a utilizar arcobotantes na Europa – os arquitetos tiveram que adicionar estes apoios imponentes quando notaram que as paredes superiores estavam cedendo sob o peso do edifício.

A Pequena Sereia – Castelo de Chillon, Lago de Genebra, Suíça

9

9-
O Castelo do Príncipe Eric em A Pequena Sereia foi inspirado pelo Castelo de Chillon no Lago de Genebra, na Suíça. O castelo remonta ao Império Romano, quando foi usado para proteger uma estrada através dos Alpes. Não só o próprio castelo tem sido atualizado, como sua posição diretamente nas margens do lago o torna o cenário de conto de fadas perfeito.

Detona Ralph – Grand Central Terminal, Nova York, EUA

10

10-
A estação do filme foi inspirada na Grand Central Terminal em Nova York. O terminal foi demolido e reconstruído no seu estilo atual em 1913. A estação está em uso até hoje.

A Bela e a Fera – Castelo de Chambord, Loir-et-Cher, França

11

11-
O castelo da Bela e a Fera foi inspirado pelo Castelo de Chambord em Loir-et-Cher, França. Foi construído em 1547 pelo rei Francisco I como um “pavilhão de caça”. Muitos têm dito que o telhado peculiar do edifício, com uma verdadeira floresta de chaminés e torres, parece mais com o horizonte de uma cidade ou vila do que com um palácio.

Frozen – Igreja de St. Olaf, Balestrand, Noruega

12

12-
A capela em Frozen foi inspirada pela Igreja de St. Olaf em Balestrand, Noruega, também conhecida como igreja inglesa, porque sua construção foi iniciada por Margaret Green, uma inglesa que viveu nas montanhas próximas com Knut Kvikne, o homem por quem se apaixonou. Embora tenha ficado por lá com ele, Margaret começou a construir a igreja para ser capaz de praticar sua fé anglicana. Infelizmente, ela morreu antes do local ser concluído.

A Princesa e o Sapo – Pântano de Louisiana, EUA

13

13-
O pântano de A Princesa e o Sapo foi inspirado pelos lagos pantanosos de Nova Orleans, que caracterizam o estado de Louisiana. Os igarapés são o lar de criaturas como jacarés, peixes-gato e tartarugas, que inspiraram contos assustadores de bestas sobrenaturais.

Valente – Eilean Donan Castle, Escócia, Reino Unido

14

14-
O castelo em Valente foi inspirado por Eilean Donan Castle, um castelo da Escócia. Embora o edifício atual seja uma reconstrução concluída em 1932, a ilha na qual repousa tem uma história mais antiga. Diz-se ter sido o local de um mosteiro no século 6 ou 7, e mais tarde se tornou o lar de um castelo que protegia o clã Mackenzie.

Carros – U-Drop Inn, Shamrock, Texas

15

15-
A casa de Ramone foi inspirada pela pousada U-Drop Inn em Shamrock, Texas. O curioso local foi inspirado por um prego preso no solo. Depois que a rota 66 caiu em desuso, a pousada ficou em ruínas. Agora, no entanto, é um monumento arquitetônico nacional e local de uma estação de carregamento de veículos eléctricos Tesla.

Atlantis: O Reino Perdido – Angkor Wat, Angkor, Camboja

16

16-
A cidade de Atlântida no filme Atlantis foi inspirada por Angkor Wat no Camboja. Embora a “verdadeira” Atlântida seja baseada em uma ilha grega lendária afundada que pode ou não ter existido, sua inspiração visual é definitivamente real. Angkor Wat começou como um templo hindu e mais tarde foi readaptado como um complexo de templos budistas no século 12. Em qualquer caso, é o maior monumento religioso do mundo.

Frozen – Hotel de Glace, Quebec City, Canadá

17

17-
O palácio de gelo de Elsa foi inspirado pelo Hotel de Glace em Quebec City, Canadá. O hotel é uma estrutura sazonal que aparece nos arredores de Quebec City a cada inverno. Sua arquitetura varia de ano para ano, mas sua natureza extraordinária – o fato de que é construído a partir de gelo – o tornou a inspiração perfeita para uma morada Frozen.

Branca de Neve – Castelo de Segóvia, Espanha

18

18-
O castelo da rainha em Branca de Neve foi inspirado no Alcazar de Segóvia, um castelo no centro da Espanha. Foi utilizado por centenas e centenas de anos por vários monarcas espanhóis, até ser seriamente danificado por um incêndio em 1862. Ele fica em um penhasco na confluência de dois rios, dando-lhe uma forma semelhante à proa de um navio. [BoredPanda]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *