Dando asas à informação

7 celebridades que promovem a ciência

Celebridades muitas vezes espalham informações erradas e geralmente não são a melhor fonte para dados científicos, mas não podemos generalizar. Conheça 7 celebridades que têm apoiado esforços científicos, se pronunciado contra a pseudociência, ou se engajado em estudos próprios.

1 – Amanda Peet

Com celebridades como a ex-modelo da Playboy Jenny McCarthy divulgando a ideia errônea de que as vacinas causam autismo, pesquisadores e autoridades de saúde pública têm se preocupado com o ressurgimento de
doenças infantis evitáveis.

A atriz Amanda Peet emprestou seu brilho de celebridade para a causa da vacinação em 2008, quando se tornou a porta-voz do grupo Every Child by Two, uma organização que incentiva a vacinação infantil. Peet usou suas próprias experiências como mãe para incentivar os pais a obter informações a partir de fontes confiáveis.

“O que ficou claro para nós depois da nossa pesquisa foi que os cientistas de todo o mundo claramente refutam qualquer ligação entre vacinas e autismo ou outros distúrbios. Mais importante ainda, eu aprendi que atrasar vacinas poderia comprometer a vida dos nossos bebês”, Peet escreveu no site vaccinateyourbaby.org.

“Depois de minhas experiências, percebi que muitos pais devem estar passando pelos mesmos problemas nesta decisão crítica. Eu estava determinada a fazer o que eu pudesse para ajudar pais como nós a esclarecer os fatos sobre esta questão muito importante”.

2 – Natalie Portman

A estrela de filmes Natalie Portman começou a atuar desde criança, mas manteve seus sonhos acadêmicos vivos, e acabou se formando em psicologia pela Universidade de Harvard em 2003. Ela foi semifinalista no concurso científico Intel Science Talent Search em 1998 e coautora de um estudo publicado no periódico NeuroImage em 2002 sob seu nome verdadeiro, Natalie Hershlag.

3 – will.i.am

O líder da banda Black Eyed Peas will.i.am pode ser parcialmente responsável por desencadear a música “My Humps” ao mundo, mas também é um defensor da educação STEM (sigla em inglês para ciência, tecnologia, engenharia e matemática).

Em agosto de 2011, will.i.am fez parceria com o fundador Dean Kamen para produzir um especial de televisão chamado “i.am.FIRST – Science is Rock and Roll”. O programa seguiu o 20º campeonato anual FIRST, uma competição de robótica para estudantes no jardim da infância até o ensino médio. O cantor também promove a educação com a sua fundação, a i.am schorlarship (que dá bolsas).

4 – Brian Cox

O físico de partículas Brian Cox agora trabalha no Grande Colisor de Hádrons, na Suíça, mas na década de 1990, ele era mais conhecido por fazer música do que por buscar misteriosas partículas subatômicas.
Cox já estava estudando para seu doutorado de física quando tocou teclado para a banda pop do Reino Unido D:Ream. Agora, ele permanece no centro das atenções como um apresentador convidado frequente da BBC. Também voltou brevemente para o D: Ream em 2011 para tocar na música “Gods in the Making”. Ele também foi um defensor contundente da ciência na mídia e no Twitter, detonando os teóricos da conspiração que esperam o fim do mundo em 2012, por exemplo.

5 – Tom Hanks

Tom Hanks já sonhou em ser um astronauta. Apesar de esse sonho não ter se concretizado, ele conseguiu representar um no filme de 1995 “Apollo 13”. O ator também tem sido um forte apoiador da NASA e suas missões tripuladas, servindo no conselho de administração da Sociedade Nacional do Espaço americana e produzindo documentários sobre pousos lunares da NASA.

Ele ainda foi homenageado por seus esforços em nome da exploração do espaço pela fundação sem fins lucrativos Space Foundation, que lhe deu o prêmio Douglas S. Morrow Public Outreach em 2006.

6 – Leonardo DiCaprio

O ambiente é uma das causas favoritas de celebridades, e o ator Leonardo DiCaprio é um dos primeiros no ranking de estrelas que lutam pelo meio ambiente. Em 2007, DiCaprio produziu o filme “The 11th Hour”, um documentário sobre a mudança climática, biodiversidade e conservação que contou com cientistas como o físico Stephen Hawking.

O ator também doou seu dinheiro – 1 milhão de dólares – em 2010, através da World Wildlife Fund para a conservação do tigre.

7 – Edward Norton

O ator ganhador de Oscar Edward Norton é mais do que um rostinho bonito: também é embaixador da ONU e defensor da conservação ambiental. Agora, está juntando seus esforços em favor de uma causa muito debatida ultimamente: o shark finning, a prática de matar tubarões por suas barbatanas.

Novas leis tentam tornar a prática ilegal – seria proibida a posse, venda, comercialização ou distribuição de barbatanas dos tubarões, exceto para fins educacionais – para tentar evitar as mais de 73 milhões de mortes de tubarões por ano. Norton é um dos apoiadores da lei na Califórnia.[LiveScience]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *