Dando asas à informação

7 doces fatos sobre chocolate

A melhor parte do chocolate é seu sabor delicioso, mas muitas etapas e tecnologias estão envolvidas em trazer esse gosto maravilhoso para sua barriga. Conheça 7 fatos sobre a jornada do chocolate, da plantação até as prateleiras de mercado:

1 – Cacaueiro

O chocolate vem de frutas que crescem nas árvores de cacau. Os agricultores cultivam estas árvores em regiões quentes e chuvosas, principalmente perto do equador. A árvore do cacau tende a demorar cerca de cinco anos para amadurecer o suficiente para produzir as frutas, atingindo o seu pico de produção com cerca de 10 anos de idade. Mesmo na idade de 30 a 40 anos, as árvores de cacau podem produzir frutos.

2 – Fruto do cacau

Cada uma das frutas, do tamanho de uma bola de futebol, pode conter cerca de 50 grãos de cacau. Para fazer 28 gramas de chocolate ao leite, são necessárias quatro sementes de cacau; para fazer 28 gramas de chocolate amargo, são precisas 12 sementes.

3 – Licor de chocolate

Uma vez que as sementes estão torradas e descascadas, são aquecidas a temperaturas elevadas, resultando em uma pasta espessa chamada de licor de chocolate. Em seguida, os fabricantes misturam o licor de chocolate com açúcar e leite, dependendo do tipo de chocolate que querem fazer, para adicionar sabor.

Nos EUA, a Administração de Drogas e Alimentos estabeleceu padrões para diferentes tipos de chocolate. O chocolate ao leite deve conter 10% de licor de chocolate, juntamente com produtos lácteos e açúcar. O chocolate amargo ou meio amargo deve conter pelo menos 35% de licor de chocolate. Já o chocolate branco não contém licor de chocolate; consiste de manteiga de cacau, açúcar, produtos lácteos e aromas, mas deve conter pelo menos 20% de manteiga de cacau e não mais de 55% de açúcar.

4 – Consumo mundial

Uma vez que o chocolate é empacotado, vai para o mercado. Todos os anos, os americanos gozam de quase 5,5 quilos de chocolate, comprando mais a iguaria no Dia dos Namorados do que em qualquer outro dia. Pareceu muito? Cada suíço consome mais de 10 quilos de chocolate por ano. E, segundo pesquisas, o brasileiro consome entre 2,2 e 2,5 quilos de chocolate ao ano, comprando mais durante a Páscoa.

5 – Amantes de chocolates europeus

A Europa está cheia de amantes do chocolate. Na verdade, já no final de 1700, as pessoas que viviam em Madrid, na Espanha, consumiam aproximadamente 6 milhões de quilos de chocolate por ano. Hoje, 15 dos 16 países líderes em consumo de chocolate (per capita) estão na Europa.

6 – Coração feliz

Uma barra de chocolate pode fazer bem para o coração. Por exemplo, um estudo publicado em 2010 no qual os pesquisadores acompanharam mais de 19.000 adultos entre 35 e 65 anos por 10 anos descobriu que os que comiam chocolate tinham pressão arterial mais baixa e um risco 39% menor de ter um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral em comparação com os que comiam menos chocolate.

7 – Chocolate afrodisíaco?

O chocolate vai aumentar a sua libido? Não sabemos. Os cientistas não têm prova disso, mas o boato já é bem rodado. Mesmo em 1.000 d.C., bebidas de chocolate eram trocadas em casamentos no sul do México e partes da América Central. Até hoje, vendedores e fabricantes usam essa fama para fazer as pessoas consumirem mais desse doce – o que não é nenhum sacrifício.[LiveScience]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *