Dando asas à informação

8 homens que foram os primeiros a…

Originalidade é difícil de se alcançar no mundo de hoje, onde quase tudo já existe. No entanto, a história é repleta de primeiras vezes. Confira algumas das mais interessantes:

1. Primeiro homem casado a dar à luz (2007)

1
Thomas Trace Beatie, um transexual, ficou conhecido como “o homem grávido” depois de uma inseminação artificial em 2007.

Ele nasceu em 20 de janeiro de 1974 em Honolulu, Havaí. Na idade de 10, começou a se identificar com o gênero masculino. No entanto, ainda adolescente, Beatie era modelo e chegou a ser finalista da Miss Teen Hawaii. Aos 23 anos de idade, começou o tratamento hormonal de testosterona para fazer a transição de sexo.
Em março de 2002, Beatie passou por um procedimento de mudança de sexo. No entanto, manteve seus órgãos reprodutivos internos, porque queria ter filhos biológicos, e esterilização não era um requisito para submeter-se a uma mudança de sexo.

Beattie casou com Nancy Gillespie em um casamento do sexo oposto legalmente válido no Havaí, no dia 5 de fevereiro de 2003. Mais tarde, decidiu engravidar porque sua esposa Nancy era estéril. A primeira gravidez de Beatie resultou em trigêmeos, mas complicações levaram a uma cirurgia de emergência, na qual ele perdeu todos os três fetos. Desde então, Beatie deu à luz três filhos.

Em 2010, o Guinness World Records reconheceu Beatie como o “Primeiro homem casado a dar à luz”. Infelizmente, o casal pediu o divórcio em 2012.

2. Primeiro homem a ser mumificado no estilo dos antigos egípcios (2010)

2
Em 2010, uma equipe liderada pelo arqueólogo forense Stephen Buckley mumificou Alan Billis utilizando técnicas baseadas em 19 anos de pesquisa da dinastia egípcia.

Billis, um ex-motorista de táxi britânico que faleceu de câncer de pulmão na idade de 61 anos, havia se voluntariado para o experimento antes de sua morte. Ele adorava assistir documentários e concordou em ter seu corpo preservado depois de ver um anúncio na TV. Os cientistas queriam usar as técnicas que preservaram o corpo de Tutankamon após sua morte, em 1323 aC.

Ao longo de um período de vários meses após a sua morte, os órgãos internos de Billis foram removidos e mantidos em frascos, com a exceção do cérebro e do coração. Sua pele foi coberta com uma mistura de óleos e resinas e banhada em uma solução de natrão, um sal encontrado em leitos de rios secos no Egito. Depois de um mês em um tanque de vidro no Centro Médico-Legal de Sheffield, seu corpo foi colocado em uma câmara de secagem e envolto em bandagens de linho. Seu cérebro não foi removido através de seu nariz, uma prática que não foi realizada no antigo Egito, ao contrário do que diz a crença popular.

O processo tem sido considerado um sucesso por especialistas, tornando Billis a primeira pessoa em mais de 3.000 anos a ser mumificada no estilo dos antigos egípcios.

3. Primeiro homem a viajar para todos os 201 países sem voar (2012)

3
Em novembro de 2012, Graham David Hughes, um aventureiro britânico, tornou-se a primeira pessoa a viajar para todos os 201 “países” do mundo sem voar.

Depois de 1.426 dias, quatro passaportes completos e inúmeros ônibus, trens e barcos, o cineasta e apresentador de televisão visitou todos os Estados membros das Nações Unidas e Taiwan, Cidade do Vaticano, o território palestino, Kosovo, Saara ocidental e os quatro países de origem do Reino Unido.

A viagem inteira, que custou em média US$ 13 por dia (cerca de R$ 26), só utilizou trens, ônibus, táxis ou navios. Por não ter usado avião nenhuma vez, ele criou um novo Recorde Mundial do Guinness.

Uma série de televisão chamada “O Mundo de Graham” foi exibida no canal National Geographic Adventure, mostrando uma parte da viagem (todos os países das Américas, Europa e parte da África) de janeiro de 2009 a dezembro de 2009. Destaques incluem prisão na República do Congo, ser pego tentando entrar na Rússia, e bloqueio em Cuba. Ele também foi preso na Estônia e na República dos Camarões e passou o tempo de prisão no Cabo Verde.

Graham completou sua expedição em 26 de novembro de 2012, depois de entrar no Sudão do Sul.

4. Primeiro homem a viajar para o espaço (1961)

4
Em 12 de abril de 1961, o piloto e cosmonauta soviético Yuri Gagarin se tornou o primeiro ser humano a viajar para o espaço quando sua nave completou uma órbita da Terra.

Gagarin nasceu em 9 de março de 1934. Em 1950, com 16 anos, fez um estágio para ser fundidor e se matriculou em uma escola noturna. Depois de se formar, foi selecionado para a formação contínua na Escola Industrial Técnica Saratov, onde estudou tratores. Além disso, se ofereceu para treinar como cadete soviético em um aeroclube local aos fins de semana, onde aprendeu a voar.

Depois de se formar na escola técnica em 1955, Gagarin foi enviado para a escola de pilotos da Força Aérea russa. Em 1960, depois de muita pesquisa e um longo processo de seleção, ele foi escolhido com outros 19 pilotos para o programa espacial soviético. Dos vinte selecionados, as eventuais opções para o primeiro lançamento eram Gagarin e Gherman Titov, devido aos seus desempenhos durante as sessões de formação, bem como suas características físicas – o espaço era limitado na pequena cabine, e os dois homens eram baixos. Gagarin tinha 1,57 metros, e foi ele que embarcou no Vostok I.

Após o voo, Gagarin se tornou uma celebridade mundial, tendo visitado a Itália, Alemanha, Canadá, Brasil, Japão, Egito e Finlândia para promover a realização soviética de colocar o primeiro homem no espaço. Em 27 de março de 1968, durante um voo roteineiro de treinamento, ele e seu instrutor de voo morreram em um acidente.

5. Primeiro homem a cruzar as Cataratas do Niágara em corda bamba (1859)

5
Em 30 de junho de 1859, Jean François “Blondin” Gravelet tornou-se a primeira pessoa a atravessar o Niágara em uma corda bamba.

Blondin nasceu em 28 fevereiro de 1824 em St. Omer, França. Quando tinha 5 anos, depois de apenas seis meses de treinamento como acrobata, Blondin fez sua primeira aparição pública. Ele sempre teve a ideia de atravessar o desfiladeiro de Niágara, perto do local da atual Rainbow Bridge.

Acabou realizando este feito em 30 de Junho de 1859, e o repetiu várias vezes depois disso, sempre com diferentes variações teatrais. Ele já atravessou o local com os olhos vendados, em um saco, sobre palafitas, em um carrinho de mão, enquanto carregava um homem (seu empresário, Harry Colcord) nas costas, sentando-se no meio do caminho para cozinhar e comer um omelete, e de pé sobre uma cadeira, com apenas uma perna dela na corda.

Blondin continuou se apresentando até seus setenta anos, e se tornou uma lenda viva internacional. Inclusive, desenvolveu um novo ato de ciclismo na corda bamba com essa idade. Ele fez sua última aparição em 1896, um ano antes de morrer, na Irlanda. Apesar de se colocar em grande perigo ao longo de sua carreira, Blondin morreu serenamente em sua cama, de diabetes, em Londres.

6. Primeiro homem a alcançar ambos os polos e o pico do Everest (1958)

6
Sir Edmund Percival Hillary, um alpinista, explorador e filantropo neozelandês, foi a primeira pessoa a alcançar ambos os polos e o cume do Everest.

Durante sua juventude, ele se interessou em montanhismo, fazendo sua primeira grande escalada em 1939, atingindo o cume do Monte Ollivier. Mais tarde, serviu na Força Aérea Real da Nova Zelândia como um navegador durante a Segunda Guerra Mundial. Depois, foi parte da expedição britânica de reconhecimento do Everest em 1951, alcançando seu cume em 29 de maio de 1953, com o nepalês Tenzing Norgay.

Hillary foi nomeado pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do século 20. Como parte da Expedição Trans-Antártica da Commonwealth, ele alcançou o Polo Sul por via terrestre em 1958. Em seguida, chegou ao Polo Norte.
Após a sua subida do Everest, dedicou grande parte de sua vida a ajudar o povo do Nepal através do Himalayan Trust, que ele fundou. Através de seus esforços, muitos hospitais e escolas foram construídos nesta região distante do Himalaia. Em 22 de abril de 2007, durante uma viagem para Kathmandu, ele sofreu uma queda. Por fim, morreu de insuficiência cardíaca no Hospital da Cidade de Auckland em 11 de janeiro de 2008.

7. Primeiro homem a circunavegar o globo (1522)

7
Em 6 de setembro de 1522, o explorador espanhol basco Juan Sebastián Elcano completou a primeira circum-navegação do mundo, depois de uma viagem de três anos e um mês.

Elcano nasceu em 1476, na Espanha. Ele lutou nas guerras italianas e em 1509 participou de uma expedição espanhola. Mais tarde, estabeleceu-se em Sevilha e tornou-se um capitão de navio mercante. Depois de violar a lei marítima espanhola, ele buscou o perdão do rei Carlos I da Espanha trabalhando como oficial subalterno na expedição de Magalhães para as Índias Orientais.

Depois de cinco meses de trabalho, ele foi nomeado capitão do galeão. Elcano serviu como comandante naval e participou da expedição para as Filipinas. Em 1519, eles partiram da Espanha com cinco navios e uma tripulação de 241 homens. Depois de uma série de eventos infelizes, Magalhães foi morto na Batalha de Mactan, em 27 de abril de 1521.
Elcano, juntamente com outros 17 sobreviventes, continuou a viagem para o oeste, chegando na Espanha em 6 de setembro de 1522. De acordo com Pigafetta, um estudioso italiano, a viagem cobriu 14.460 léguas (cerca de 81.449 km), assim Carlos I da Espanha recompensou Elcano com um brasão e uma pensão anual. Elcano voltou para o mar, onde morreu de desnutrição no Oceano Pacífico, em 4 de agosto de 1526.

8. Primeiro homem a posar nu em uma revista (1972)

8
Em abril de 1972, a revista Cosmopolitan publicou uma fotografia da lendária estrela de Hollywood Burt Reynolds, deitado nu em um tapete de pele de urso. A edição criou grande controvérsia, esgotando no primeiro dia em que chegou às bancas, impulsionando Cosmopolitan para a vanguarda da cultura pop norte-americana da época. [Oddee]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *