Dando asas à informação

9 livros que mudaram o mundo

Desde os primórdios da civilização, os seres humanos reúnem e registram seus pensamentos nas paredes de cavernas, em tábuas de pedra, em papiro. Não demorou muito para que chegássemos ao que hoje conhecemos como livro, e que, apesar de ser muito antigo, continua tendo espaço na sociedade, mesmo que em versões online. Confira 10 deles que influenciaram, de alguma forma, o mundo:

1 – Platão e a República, por Platão

Os gregos produziram muito conhecimento para o mundo, e registraram muitas discussões filosóficas sobre a natureza da sociedade. Platão delineou morais humanas básicas e uma sociedade justa através de diálogos com os seus contemporâneos. Nem preciso dizer o que isso influenciou.

2 – As Regras do Futebol, por Ebenezer Cobb Morley

Antes deste livro surgir, os jogos de futebol eram apenas um bando de hooligans bêbados fazendo qualquer coisa, menos a parte do futebol. Após este livro, que definiu as regras para o futebol moderno – que permanecem até hoje, todo mundo criou o hábito de se vestir de certas cores torcendo para um determinado time. Parece familiar a você?

3 – Princípios Matemáticos da Filosofia Natural, por Isaac Newton

Temos que admitir que ninguém nunca leu isso. Eu sei que eu não faço ideia e nem posso compreender o que lá está escrito, mas, de qualquer maneira, esse cara supostamente foi capaz de descobrir por que as maçãs caem das árvores – e boom! – nós conhecemos a gravidade e nosso mundo gruda no chão. Como resultado, as pessoas pararam de falar besteira sobre os princípios do universo. E você sabe que sua lição de matemática já odiou Newton em algum momento.

4 – Senso Comum, por Thomas Paine

Apesar da alegoria ser um pouco insultante a um livro como esse, Senso Comum foi mais ou menos como o “Harry Potter” de seus dias – em vez de Lord Voldemort, tínhamos o Rei da Inglaterra, e em vez de um adolescente bruxo, tinha esse cara falando sobre liberdade e tirania. O livro convenceu o cidadão de que se tornar uma nação independente era uma boa ideia. Ou seja, ele influenciou nada menos que a Revolução Americana.

5 – Folhas de Relva, de Walt Whitman

Whitman era um poeta que descobriu como mesclar romantismo e realismo em seus versos transcendentes, levando a poesia para as massas. Podemos dizer que ele é responsável pelo início de uma nova era de poesia contemporânea, que influenciou até o Usher.

6 – A selva, por Upton Sinclair

Esse homem revelou aos pormenores a vida dura dos trabalhadores imigrantes da indústria da carne em Chicago. A maioria das pessoas só se importou com o fato dos “trabalhadores imundos” estarem morrendo em cima da carne. Isso expôs as condições repugnantes de frigoríficos e com certeza influenciou o fato de que todos nós temos que lavar as mãos antes de preparar qualquer comida.

7 – A Guerra dos Mundos, por H. G. Wells

Quando este romance estourou, mais de 100 anos atrás, a maioria dos livros eram histórias sobre prostitutas e amores impossíveis (como é até hoje, aliás). HG Wells literalmente inventou o gênero de ficção científica, bem como estimulou a imaginação de inúmeras crianças que se tornariam inventores, físicos, etc. Até então, ninguém tinha escrito um livro sobre invasões alienígenas. Nem preciso comentar o quanto isso mudou.

8 – A Reivindicação dos Direitos das Mulheres, por Mary Wollstonecraft

Essa garota corajosa escreveu o primeiro manifesto do movimento dos Direitos da Mulher. Nele, ela alegou que as mulheres não eram propriedade, mereciam ter uma educação, e eram, de fato, seres humanos – e graças a Deus, eventualmente acreditaram nela. O texto definitivamente desafiou a estrutura da sociedade patriarcal.

9 – Cabana do Pai Tomás, por Harriet Beecher Stowe

Falando de garotas poderosas, essa ganha. Seu livro expôs o terrível flagelo da escravidão, e sua publicação ajudou a desencadear a Guerra Civil. Tornou-se o romance best-seller do século 19, e deu aos escravos uma voz. Influenciou nada mais, nada menos que os direitos civis.[Oddee]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *