Dando asas à informação

A boca mais assustadora do reino animal pertence a uma tartaruga

leatherback-turtle-mouth2-550x575

Esta espécie de tartaruga é mais assustadora que muitos outros bichos que, sem vermos de perto, poderíamos acreditar que eram mais perigosos.

A tartaruga-de-couro, ou tartaruga-gigante, aparenta ser uma tartaruga como todas as outras de longe, mas por por trás de seu rosto inocente fica um conjunto de dentes assassino, fazendo de sua boca uma das piores do reino animal.

Centenas de dentes que lembram estalactites chamados “papilas” se alinham na boca e esôfago da tartaruga, até seu intestino.

leatherback-turtle-mouth3

A tartaruga-de-couro é o terceiro maior réptil vivo no mundo, e também a maior tartaruga. Na verdade, é uma criatura muito dócil, com uma dieta que consiste principalmente de água-viva. Na verdade, a única razão pela qual ela é tão grande é porque come um número surpreendente de águas-vivas – ela pode consumir cerca de 73% do seu próprio peso corporal em um único dia, o que é cerca de 16.000 calorias e 3 a 7 vezes mais do que precisa para sobreviver.

Quando um bebê de tartaruga-de-couro nasce, tem apenas cerca de 7,5 centímetros de comprimento. Mas, graças a todas as águas-vivas que consome em sua vida, pode crescer a uma média de 1,5 a 1,90 metros de comprimento.

leatherback-turtle-mouth4-550x367

Mas a tartaruga-de-couro não come tanto simplesmente porque quer. Ela é uma espécie migratória, viajando mais de 16.000 km por ano. Ela precisa de toda a energia que come para cobrir tais grandes distâncias. E uma vez que águas-vivas não são exatamente os alimentos que dão mais sustento, a melhor aposta é encher a pança com o máximo que puder delas.

Você deve estar pensando: se tudo que essa tartaruga come é uma geleia animal bizarra, por que precisa de um conjunto de dentes assassinos? É porque eles são uma vantagem evolutiva.

As pontas afiadas das papilas impedem que as águas-vivas escapem para fora da boca da tartaruga, o que significa que ela é capaz de comer todos os tipos de espécies, desde as menores até as maiores, como a água-viva-juba-de-leão.
Como esses dentes vão longe no seu organismo, agem como uma correia transportadora projetada para capturar, armazenar e processar o alimento da tartaruga.

leatherback-turtle-mouth5

Infelizmente, apesar de seu sistema digestivo brilhantemente concebido, a tartaruga-de-couro não é capaz de diferenciar entre águas-vivas e lixo plástico flutuando na água, que pode acabar preso em sua enorme papilas. Isso está se tornando um grande motivo de preocupação dos ambientalistas com a criatura fascinante, que agora está enfrentando a extinção. [OddityCentral]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *