Dando asas à informação

A maior cratera criada pelo homem

maior cratera artificial do mundo
Esta é a cratera Sedan, que pode ser vista em um antigo local de testes nucleares em Nevada, nos EUA. É possível observar como ela é gigantesca através das fotos de satélite a seguir, que se aproximam gradativamente. Ao final há fotos efetuadas no próprio local.

A cratera é o resultado de um teste subterrâneo de explosão da década de 1960 e permanece sendo a maior cratera artificial do mundo. O objetivo dos testes era buscar por utilidades não-militares para bombas nucleares, como mineração, por exemplo.

Após a explosão, o dispositivo nuclear que havia sido enterrado a quase 200 m de profundidade e sob onze milhões de toneladas de terra, resultou em uma cratera cerca de 100 m de profundidade e 390 m de diâmetro. É a maior depressão já causada por uma detonação nuclear.

Cerca de 10 mil pessoas visitam o buraco, criado em 6 de julho de 1962, todos os anos. Após a explosão houve uma grande quantidade de partículas nucleares. Mas apesar das preocupações com a saúde a visão impressionante vale os riscos para muitos. [Mother Trip]

maior cratera artificial do mundo

maior cratera artificial do mundo

maior cratera artificial do mundo

maior cratera artificial do mundo

maior cratera artificial do mundo

maior cratera artificial do mundo

9 comentários

  1. Ocorrem-me alguns usos pacíficos para as bombas nucleares, e acho que a mineração não é e nunca foi um deles, pelo motivo apontado no artigo: mandar para os ares o minério que está sendo procurado.

    Um dos usos seria para reservatório. Explico: a uma profundidade conveniente, e em material com a composição, densidade e resistência coretas (não me pergunte quais são, eu só faço uma idéia, mas não quero arriscar o palpite), a explosão nuclear formaria uma caverna quase-esférica, e o calor intenso da explosão vitrificaria as paredes. Em outras palavras, um reservatório selado para petróleo, por exemplo, ou mesmo água potável, depois de um tratamento anti-radiação (no buraco). Ou coloca água não-potável no buraco, enche, e coloca uma plaquinha “estância hídrica, águas radiativas, a inaugurar em 2200”.

    O outro uso é semelhante a este, mas na Lua, por exemplo: em vez de construir um abrigo na superfície, sujeito ao bombardeio de meteoritos, por que não usar uma caverna atômica e fazer um abrigo subterrâneo? As vantagens começam já pelo fato do buraco ser selado já na “construção”. Bastaria uma camada que protegesse contra a radioatividade remanescente, e o Selene Hotel estaria pronto para ser construído.

  2. Nas primeiras 3 fotos eu não consigo ver a cratera, vejo mais como uma montanha! São meus olhos ou é uma ilusão de ótica???

  3. Pearl, ilusão de ótica mesmo.

  4. Isto que é um buraco sem saida……rsrs

  5. Sei lá,pelo que eu sei o local deve ser ainda altamente radioativo,as partículas do plutônio usado na bomba devem estar bem ativas….mas Yankee esquece esse detalhes.

  6. Acredito que essa cratera não dá pra enterrar todos os políticos safados do Brasil. Tem que estourar mais 03 bombas!

  7. vcs que escreverao esses comentarios sao tudo viado

  8. Essa cratera ehh muito massa meu penssa em faser saxo lá dentro demais!!!!

  9. nossa cara que cratera legal

Trackbacks/Pingbacks

  1. A maior cratera artificial do mundo | HypeScience - [...] Mais fotos da cratera aqui [...]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *