Dando asas à informação

Arquiteto holandês resolve construir as pontes fictícias em notas de euro

5-euro-bridge

robin-stam-bridges4

Quando o designer austríaco Robert Kalina fez seu projeto para notas de euro em 2002, ele inventou deliberadamente pontes fictícias que representam a arquitetura europeia em geral. As pontes podem ser reconhecidas como tendo origem em vários períodos da história da Europa, como o período romano, o gótico, o renascentista e a arquitetura contemporânea do século 20.

20-euro-bridge

robin-stam-bridges5

Essa foi vista como uma boa maneira de manter as notas genéricas, sem favorecer qualquer país membro da União Europeia em particular.

No entanto, o arquiteto holandês Robin Stam transformou totalmente essa ideia, invertendo seu propósito. “O Banco Europeu não quer usar pontes reais, então eu pensei que seria engraçado reivindicar as pontes e torná-las reais”, explicou ele.

200-euro-bridge

robin-stam-bridges

Sendo assim, Stam decidiu construir todas as pontes exatamente como elas são no papel-moeda, de acordo com sua cor e escala. Quando o conselho local responsável pela construção de um novo conjunto habitacional em Spijkenisse, um subúrbio em Roterdam, na Holanda, ouviu falar sobre a ideia do arquiteto, imediatamente desejou fazer parte da empreitada.

robin-stam-bridges6

100-euro-bridge

Assim, supervisionou a construção das sete pontes para pedestres – todas réplicas exatas das encontradas em notas que variam de € 200 a € 50.

500-euro-bridge

robin-stam-bridges3

“Eu queria dar as pontes uma aparência teatral exagerada – como um palco”, disse Stam. “Elas eram um pouco mais caras, mas (o conselho) viu isso como uma boa oportunidade de promoção e destinou cerca do orçamento extra para produzi-las”.

As pontes estão agora sendo usadas por pedestres e ciclistas locais, que parecem estar divididos em sua opinião sobre as estruturas. “A impressão inicial de algumas pessoas é que as pontes são feias, mas quando descobrem a história por trás delas, acham engraçadas”, conta Stam. [OddityCentral]

robin-stam-bridges2

50-euro-bridge

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *