Dando asas à informação

Artista holandês faz incríveis esculturas de sombra a partir de lixo

light-sculptures-550x461

O artista holandês Diet Wiegman passou os últimos 50 anos de sua vida rearranjando cuidadosamente vários pedaços de lixo e sucata para criar diversas esculturas de sombra incrivelmente detalhadas – e belas.

Se você olhar apenas para a pilha de lixo, ficará se perguntando por que diabos alguém iria pensar nela como arte. Mas, assim que alguém liga o projetor que sempre acompanha seus trabalhos, a verdadeira obra aparece magicamente ao fundo.

Só de olhar para a fotografia, eu já imagino: como ele consegue fazer isso?

Isso é algo que somente o artista pode responder, mas é óbvio que ele passa grande parte do seu tempo pacientemente organizando cada pequena parte de suas esculturas, certificando-se de que as sombras saiam exatamente como o planejado quando a luz brilhar a partir de um ângulo específico.

A obra de Wiegman já foi retratada pelo cineasta holandês Mike Redman em seu documentário “Anagrama”. Falando sobre o artista, Redman disse: “O trabalho de Diet Wiegman sempre me fascinou. Através de sua arte, ele convida o espectador a olhar para os chamados objetos e situações comuns de uma forma diferente, o que os torna únicos. Por exemplo, ele construiu um caixote de lixo, que, quando aceso, resultou na reprodução de uma sombra perfeita do ‘David’ de Michelangelo na parede. Ele recebeu reconhecimento internacional por esta obra, que foi copiada por outros ao longo dos anos”.

Wiegman não é o único artista que se especializou em criar esculturas de luz elaboradas, mas ele tem feito isso por muito mais tempo e é considerado um dos pioneiros desta técnica fascinante.[OddityCentral]

light-sculptures2-550x412

light-sculptures3-550x685

light-sculptures4-550x733

light-sculptures5-550x550

light-sculptures6-550x603

Um comentário

  1. Muito bom mesmo. Uma criatividade e imaginação e tanto. Parabéns.

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *