Dando asas à informação

Artista russo cria incríveis pinturas belas usando borboletas

Vadim-Zaritsky-butterfly-wings3-550x357

Vadim Zaritsky é um ex-policial russo que, depois de aposentado, resolveu se doar ao seu lado criativo: virou artista, e utiliza um meio muito diferente, mas belíssimo, em suas obras de arte – asas de borboleta.

Os temas de suas pinturas variam de paisagens e natureza morta a retratos de personalidades políticas e artistas famosos.

Zaritsky só usa asas de borboletas mortas que morreram em massa, que ele encontra nos caminhos e estradas ao redor de sua casa na cidade de Lipetsk, 438 km ao sudeste de Moscou (Rússia), além de espécimes mortos doados por colecionadores de borboletas e entomologistas.

“Coletores de borboleta sabem que algumas asas são consideradas ‘lixo’”, explica Zaritsky. “Se as asas estiverem danificadas, parcialmente desbotadas, os especialistas normalmente as colocam de lado. É uma pena jogá-las fora, mas, com o tempo, podem tornar-se infestadas de pragas”.

Um dia, ocorreu-lhe que essas asas podiam ser recicladas em arte, em vez de simplesmente jogadas fora. Nos últimos cinco anos, ele criou mais de 100 obras de arte de diferentes tamanhos e temas. Zaritsky leva entre uma semana e vários meses para completar uma única pintura de asa de borboleta.

O russo vem coletando borboletas desde que era criança, mas foi só depois de se aposentar, há dois anos, que começou a se dedicar a esta paixão. Apesar de alguns mestres africanos já terem usado asas de borboleta em sua arte antes, nenhum exibiu o talento de Vadim Zaritsky, e é precisamente por isso que ele é considerado um pioneiro desta fascinante técnica.

Algumas pessoas podem achar que o que ele e outros entomologistas fazem perturba o equilíbrio natural do meio ambiente, dizimando a população de borboletas, mas Zaritsky explica que isso não ocorre.

Para tranquilizá-los, ele sempre cita Vladimir Murzin, conhecido entomologista russo: “Os insetos são um elo natural na cadeia alimentar entre plantas e vegetais. A natureza os projetou como fonte de alimento para outras espécies. Este tipo de exterminação natural não tem nenhum efeito sobre as populações de insetos, uma vez que se multiplicam a uma taxa muito mais rápida. Por exemplo, em apenas um distrito de Texas (EUA), morcegos comem mais de 240 toneladas de insetos todas as noites. Que dano poderíamos nós, entomologistas, possivelmente causar?”.

“Uma borboleta vive por apenas algumas semanas, enquanto as minhas pinturas dão às pessoas a oportunidade de admirá-las por muitos anos”, conclui Zaritsky.[OddityCentral]

Vadim-Zaritsky-butterfly-wings-550x406

Vadim-Zaritsky-butterfly-wings7-550x657

Vadim-Zaritsky-butterfly-wings5

Vadim-Zaritsky-butterfly-wings4-550x425

Vadim-Zaritsky-butterfly-wings2-550x442

Um comentário

  1. Cool, look my work Butterfly Brasil

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *