Dando asas à informação

As mais espetaculares e destruidoras bombas atômicas da história em vídeo

Muitas das detonações atômicas mais espetaculares e destrutivas da história foram capturadas em vídeo. Confira algumas delas:

Grable


Esta é Grable, o codinome da bomba atômica de 15 quilotons acionada para teste em Nevada, nos EUA, em 1953. A bomba terminou a 11 quilômetros do canhão do qual foi lançada. Essa arma nunca foi usada em batalha.

Castle Bravo


Castle Bravo, bomba de 15 megatons detonada em 28 de fevereiro de 1954, é talvez uma das mais famosas explosões nucleares e a maior já realizada pelo Estados Unidos. A filmagem acima mostra a explosão no Atol de Bikini – que dá nome ao maiô precisamente por causa destes testes atômicos.

Hardtack Umbrella


Este é o teste Hardtack Umbrella, explosão de 8 quilotons subaquática filmada em 1958.

Primeira bomba de hidrogênio


Esse é o primeiro teste da bomba de hidrogênio feita pela União Soviética, em 1953. Foi o quinto teste nuclear global do poder comunista, e a primeira bomba de hidrogênio criada no mundo.

China


Nesta corrida atômica, a China também emitiu sua primeira bomba de hidrogênio, pouco depois da União Soviética, dos Estados Unidos e do Reino Unido. Era um dispositivo de 3 megatons.

Grapple-X


O Reino Unido, assim como França, também testou suas bombas nucleares em detonações de superfície. Esta é a britânica Grapple-X, de 1,8 megaton, uma bomba de hidrogênio.

Tsar


p771zzx6fzxih6n8pmxz
A maior bomba atômica de todos os tempos foi detonada pela União Soviética no Ártico: a bomba Tsar, que explodiu com cerca de 50 a 58 megatons de TNT, dez vezes o poder de todos os explosivos usados na Segunda Guerra Mundial. Seu projeto original previa 100 megatons, mas isso teria destruído o homem-bomba que a carregava e suas consequências podiam ser graves.

Depois do vídeo, a imagem colorida mostra a explosão a 160 quilômetros de distância. A bomba chegou a 56 quilômetros no céu, bem além do ponto médio da estratosfera. [Gizmodo]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *