Dando asas à informação

Bloemencorso: conheça evento incrível com imensos carros alegóricos feitos de flores

A Holanda é mesmo o país das flores. Mas, mais do que tulipas coloridas, esse pequeno paraíso europeu tem outras belezas a oferecer.

O maior desfile de flor do mundo é realizado todos os anos na cidade holandesa de Zundert. O
“Bloemencorso” é uma parada organizada inteiramente por voluntários que utiliza milhões de flores para decorar carros alegóricos gigantes construídos a partir de aço, papelão e papel machê.

A flor de escolha do Bloemencorso são as dálias, as únicas flores usadas para decorar os carros. Os preparativos começam meses antes do grande evento, já que os membros mais velhos das 20 aldeias têm a tarefa de plantar e cultivar as dálias coloridas necessárias para cobrir as instalações gigantescas.

Embora o Bloemencorso aconteça no primeiro domingo de setembro, os membros das aldeias concorrentes começam a trabalhar em suas obras-primas a partir de maio e junho. Eles discutem ideias de design e técnicas de construção, mas apenas três dias antes do grande evento é que a ação começa.

Como as flores têm que estar frescas, os concorrentes só podem aplicá-las nos carros na quinta-feira antes do Bloemencorso. Se necessário, os participantes trabalham dia e noite sem parar colocando agulhas para fixar as flores nos pontos certos até o momento da parada.

Todo o esforço vale a pena uma vez que estas criações alucinantes cruzam as ruas de Zundert, deixando multidões de espectadores boquiabertos. No dia da Bloemencorso, mais de 50 mil pessoas se reúnem na cidade para ver os carros alegóricos cobertos de dália marchando.

Para o povo de Zundert, Bloemencorso é mais do que um evento: as aldeias que participam da competição são como grandes famílias, onde todos se conhecem e trabalham juntos em harmonia.

Para relaxar após um longo dia de trabalho nos carros alegóricos, eles saem para tomar uma cerveja, ou organizam atividades como concursos de música e churrascos.

Ter o melhor carro alegórico é o objetivo final do evento, julgado por um júri profissional e independente, mas não dos participantes. Para eles, Bloemencorso é mais sobre coesão social.

São precisas centenas de pessoas para criar apenas um destes carros alegóricos de flores espetaculares, muitas vezes mais altos do que muitos dos edifícios de Zundert, além de consideráveis contribuições financeiras, o que exige um forte vínculo entre os membros do vilarejo.

É definitivamente um espetáculo que você não pode perder se estiver na Holanda na primeira semana do outono.[OddityCentral]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *