Dando asas à informação

Bojana Danilovic: a garota que vê tudo de cabeça para baixo

Bojana-Danilovic-550x412

Bojana Danilovic é uma jovem de 28 anos que mora na Sérvia e sofre de uma doença estranha que deixa médicos e cientistas perplexos: ela vê tudo de cabeça para baixo.

Especialistas da Universidade de Harvard e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, ambas instituições aclamadas dos EUA, já examinaram Bojana e dizem que ela sofre de uma rara condição cerebral chamada “fenômeno de orientação espacial”.

Em termos leigos, isso significa que seus olhos veem as coisas da maneira certa, mas por alguma razão seu cérebro as altera. Embora tenha havido alguns casos semelhantes registrados na história, o de Bojana é verdadeiramente único.

Tudo na sua vida tem sido “ao contrário”, mesmo o jeito em que ela veio ao mundo – primeiro os pés, não a cabeça. Seus pais afirmam que quando ela começou a engatinhar, ela sempre se movia para trás, e quando ela começou a andar, o fazia em sentido inverso. Sua mãe teve que tirar uma licença de seu trabalho a fim de ensiná-la a andar como todas as outras crianças. Foi preciso muita prática, mas Bojana finalmente conseguiu andar para a frente.

Este foi apenas o começo de uma vida muito incomum.

Mais problemas bizarros surgiram quando ela começou a escrever. Bojana vira o papel em branco de cabeça para baixo, e começa a partir do canto inferior direito, terminando no canto superior esquerdo. Seus professores e colegas de turma tentaram ajudá-la a corrigir o seu estilo, mas isso foi em vão. Essa é a única maneira que faz sentido para ela.

Mais tarde, ela conseguiu um emprego na administração municipal de sua cidade natal, Uzice, onde seus colegas ficaram boquiabertos quando ela virou o teclado e monitor de seu computador de cabeça para baixo, para que pudesse ler e escrever.

Em casa, ela tem que virar a TV de cabeça para baixo para assistir seus programas favoritos, enquanto sua família tem que usar outro aparelho. Ela sempre mantém seu telefone celular e jornal de cabeça para baixo, e muitas vezes é abordada por pessoas que dizem que ela está lendo errado.

A condição bizarra de Bojana chamou a atenção de cientistas americanos há alguns anos. Depois de submetê-la a vários testes, eles estabeleceram que seu cérebro é perfeitamente saudável, mas tem um campo de vista diferente do da maioria das pessoas. Embora não tenham ainda chegado a uma explicação para a configuração especial do cérebro de Bojana, se ofereceram para tornar seu trabalho mais fácil criando um software especial para que ela não precise virar o computador de cabeça para baixo o tempo todo.

E se você achou isso terrível e pensa que Bojana sofre, não é bem assim.

“Pode parecer incrível para outras pessoas, mas para mim é completamente normal”, disse ela. “Eu nasci assim. É a maneira como vejo o mundo”, explica.

Seu maior arrependimento é que ela não pode ter carteira de motorista. Coitada![OddityCentral]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *