Dando asas à informação

Café mais caro do mundo é feito a partir de coco de elefante

O café Black Ivory (em português, “marfim preto”) é a marca de café mais cara do mundo. Produzido a partir de grãos comidos e digeridos por elefantes tailandeses, um quilo desse café sai por incríveis US$ 1.100 (cerca de R$ 2.200).

Se isso soou nojento a você, saiba que existe um fundamento para considerá-lo excelente. E não se preocupe em estar tomando coco de elefante sem saber na cafeteria da esquina porque, além de caríssimo, o Black Ivory é bastante raro: só é servido em quatro resorts em todo o mundo, três nas Maldivas e um na Tailândia.

O pessoal dos resorts exclusivos Anantara foi que teve a ideia inusitada de fazer café a partir de grãos digeridos por elefantes. Segundo pesquisas, as enzimas no estômago do elefante quebram as proteínas dos grãos de café, e, uma vez que as proteínas são um dos fatores principais da sua amargura, menos proteína significa menos gosto amargo.

A bebida resultante dos grãos refinados a partir dos elefantes supostamente é floral e com gosto achocolatado com tons de nozes, especiarias como pimenta e frutas vermelhas.

Existem apenas cerca de 50 quilos de Black Ivory disponíveis para compra na Fundação Golden Triangle Asian Elephant, na Tailândia. A escassez mais o preço absurdo tornam o produto um deleite apenas para os amantes de cafés finos com bolsos muito fundos.

Mas, afinal, por que o café é tão caro? Por várias razões. Por exemplo, criar elefantes em uma reserva natural não é barato, e 8% dos rendimentos das vendas do café Black Ivory devem ir à Fundação.

Além do mais, os elefantes não são muito eficientes em “defecar” o café. Os animais são alimentados apenas com grãos de café arábicos cultivados a uma altitude de cerca de 1.524 metros. Depois, eles precisam comer mais de 30 quilos de grãos para produzir um de café.

Estranhamente, o antigo café mais caro do mundo, Kopi Luwak, também é feito a partir de fezes de animais. Na Indonésia, civetas, criaturas que lembram doninhas, são alimentadas com grãos de café que são então colhidos de seus excrementos.[OddityCentral]

2 comentários

  1. Usar os animais como maquinas para a ganancia humana não é novidade. Para produzir café não é diferente. mesmo que tal atitute resulte em elefantes mal nutridos e fadados ao descarte.

  2. Concordo com o Paulo, que necessidade temos de ter um café tão caro, sendo que raríssimos vão poder pagá-lo? E pior, porque temos que usar animais pra isso?

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *