Dando asas à informação

Como “fingir” uma boa noite de sono

Você pode até se esforçar para ter boas noites de sono, mas uma noite mal dormida um dia é inevitável. A boa notícia é que uma noite de sono ruim não faz mal a longo prazo. Mas pode fazer você se sentir péssima no dia seguinte. Felizmente, existem maneiras de se sentir normal (ou muito próximo disso!) após uma má noite de sono. Veja:

1 – Abra a janela

Uma grande dose de sol é a primeira coisa que você precisa depois de uma má noite de sono. “Luz natural repõe o relógio do corpo, ajudando-o a funcionar melhor durante todo o dia”, diz Joyce Walsleben, coautora do “Um guia para as mulheres dormirem”. “Mesmo a luz fraca de um dia nublado ou chuvoso acorda melhor do que qualquer lâmpada interior”.

De manhã, a luz do sol é a melhor para ajudar a começar o dia se sentindo rejuvenescido. Para animar rápido, abra a janela logo que se levantar.

2 – Coma direito

“Quando estamos cansados, nosso instinto é comer alimentos açucarados para uma rápida acordada”, diz Samantha Heller, nutricionista. “Mas esses alimentos fazem o açúcar no sangue subir e cair, dando início a uma montanha russa de altos e baixos de energia”.

Para ter uma energia duradoura, comece seu dia com proteína saudável e carboidratos de grãos integrais. Por exemplo, cereal e banana fatiada.

3 – Soneca

“O remédio ideal para a fadiga mental que ocorre após a perda de sono é um cochilo à tarde”, diz Matthew Edlund, autor de “O Poder do Descanso”. Mas como isso não é possível para a maioria das pessoas com emprego, a próxima melhor coisa é uma forma de descanso ativo chamada “relaxamento paradoxal”.

Edlund explica: concentre-se em um grupo muscular em seu corpo por pelo menos 15 segundos, pensando apenas em o que esse grupo de músculo está fazendo você sentir e nada mais. Repita isso de cima para baixo no corpo. Surpresa! Você se sentirá recarregado.

4 – Beba seu café devagar

Não há necessidade de engolir o café da manhã: coloque café em uma garrafa térmica e o beba devagar o suficiente para fazê-lo durar grande parte do dia de trabalho. As pessoas que consomem o equivalente de cafeína de apenas 60 mililitros de café por hora já veem bons efeitos de energia. Basta cortar o café a partir das três horas da tarde, ou você pode ter dificuldade em adormecer à noite.

5 – Dê uma caminhada para acordar

O sono causado por uma noite mal dormida é maior entre uma e três horas da tarde. Se você está bocejando durante as reuniões à tarde, tente sair para uma caminhada de 10 minutos.

O movimento aumenta a temperatura e estimula o coração, cérebro e músculos, lhe acordando. Andar em torno de seu escritório já ajuda a “chutar” seu corpo de volta à engrenagem.

6 – Vá para a cama na hora certa

Por mais tentador que seja dormir às 8 horas da noite após uma noite de sono ruim, você vai se sentir mais descansado se dormir perto de sua hora habitual.

“Nossos corpos têm um ritmo natural de sono e vigília – você vai ter um sono mais restaurador se se ater a esse padrão”, diz Janet Kennedy, psicóloga especializada em distúrbios do sono. “Mudar sua programação para compensar o sono perdido pode levar a outros problemas, como insônia”.

Em vez de dormir no sofá após o jantar, vá para a cama não antes de uma hora de sua hora de dormir habitual, e acorde no mais tardar uma hora após seu horário de atividade normal, para não exagerar.

7 – Beba água

A privação do sono pode desidratá-lo levemente, mesmo se você não estiver sofrendo de uma ressaca. E desidratação traz fadiga. Beber água vai ajudar a diminuir a sonolência. Beba o suficiente para não ficar com sede.

Outro truque é beber água gelada. “Ao contrário de bebidas quentes, que tendem a relaxar, bebidas frias podem aumentar a vigilância, porque são mais refrescantes”, diz Kennedy.[CNN]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *