Dando asas à informação

Confira imagens magnificas da Islândia no inverno

O fotógrafo de natureza Erez Marom é especialmente fascinado pelo ártico. Mas tem como não ser?

Praias adornadas com inúmeros icebergs que parecem diamantes, lagoas glaciais, cachoeiras congeladas, luzes verdes cativantes, cavernas de gelo… A Islândia no inverno é um verdadeiro paraíso para amantes da fotografia, um paraíso ao qual Marom tenta voltar a cada ano para fazer novos registros.

Ao todo, ele passou mais de 3 meses de sua vida na Islândia, sempre durante o inverno, capturando muitas imagens da paisagem congelada e mágica do país.

Confira algumas delas:

NAUTILUS

islandia no inverno (1)
Uma das vistas mais incríveis que Marom já conferiu na Islândia foi a abertura desta caverna de gelo, na geleira Vatnajökull. “Os padrões, cores e reflexos eram incompreensíveis, e transmitiam a verdadeira sensação de estar dentro de uma maravilha natural”, disse.

PYRAMID MOONRISE

islandia no inverno (2)
Lua vermelha se erguendo além da famosa montanha em forma de pirâmide, a Kirkjufell. O lago congelado e as belas manchas de neve complementam a escuridão dramática em toda a volta da imagem.

SHADES OF GREEN

islandia no inverno (3)
Uma noite incrível de Aurora Borealis sobre a famosa lagoa Jökulsárlón, da Islândia. “As formas que as Luzes do Norte tomam nunca param de me fascinar”, afirma Marom.

WATERY GRAVE

islandia no inverno (4)
Toneladas de arenque encontraram seu fim nesta baía, sufocados por falta de oxigênio nas águas. “Foi uma cena triste, um bom lembrete da fragilidade da vida”, conta o fotógrafo.

SPOT THE SHARK

islandia no inverno (5)
Marom diz que foi difícil fotografar os padrões de água da praia preta de Jökulsárlón. Essa imagem é de 2013, e só quando já tinha voltado para casa notou um tubarão de “Robert” no registro.

FROZEN GODS

islandia no inverno (6)
Vista superior durante um dia de inverno em Godafoss. Uma cachoeira verdadeiramente espetacular, as águas do rio Skjálfandafljót caem de uma altura de 12 metros com uma largura de 30 metros. Mesmo com as baixas temperaturas, o rio continua líquido, mas uma maravilhosa crosta gelada toma conta da cachoeira em forma de ferradura.

THE SNOWY CLOAK OF ALDEYJARFOSS

islandia no inverno (7)
“Sem dúvida a cachoeira mais bonita e impressionante que eu já vi, Aldeyjarfoss é ainda mais impressionante em sua roupa de inverno congelada, e esta imagem não começa a fazer justiça a ela. No inverno, é acessível apenas por super-jipes, mas chegar lá definitivamente vale a pena. A cachoeira de 20 metros de altura faz parte do rio Skjálfandafljót e é famosa por suas colunas de basalto hexagonais, pertencentes ao campo de lava Suðurárhraun”, explica Marom.

THE VIKING GIRL

islandia no inverno (8)
Na foto, vemos a guia de uma caverna de gelo, Helen, parada na abertura da mesma. “Garotas islandesas são algo especial, com certeza”, afirma Marom.

SUNRISE WITH THE ANCIENTS

islandia no inverno (9)
A famosa rocha Rock Dinosaur na praia de Hvitserkur, sob um nascer do sol espetacular.

WINTER’S PEARL

islandia no inverno (10)
Aqui vemos a cachoeira surpreendente de Hrafnabjargafoss, lindamente coberta de neve fresca. Também é preciso um super-jipe para chegar lá durante o inverno, mas testemunhá-la em tais condições imaculadas é uma experiência verdadeiramente mágica, segundo o fotógrafo.

WINTER PARADISE

islandia no inverno (11)
Nesse dia, Marom tinha saído para fazer imagens das reflexões sobre o lago, mas seus planos mudaram quando as coisas começaram a ficar um pouco mais surpreendentes. Clima estável e noites claras são o ponto de partida perfeito para fotografia noturnas, e as auroras da Islândia são um grande bônus.

A MYSTERY IN ICE

islandia no inverno (12)
Uma bela cachoeira cercada por cristais de gelo em uma caverna subterrânea no fundo da geleira Breidamerkurjokull.

GREEN LANTERN

islandia no inverno (13)
Uma noite espetacular de luzes verdes acima da famosa lagoa glaciar da Islândia, Jökulsárlón.

DARK MATTER

islandia no inverno (14)
Uma praia no sul do país envolta em nuvens dinâmicas com uma geleira que parece até “decorar” a imagem.

ICE CREAM

islandia no inverno (15)
Quase 5 minutos de exposição se transformaram nessa imagem com nuvens macias sobre uma lagoa com um pôr do sol verdadeiramente espetacular em Jökulsárlón.

WINTER’S TALE

islandia no inverno (16)
Em 2014, Marom fotografou o tranquilo Lago Mývatn. A neblina, a luz dourada do sol, a neve e o reflexo perfeito da árvore forneceram as condições ideais para uma experiência de inverno inesquecível.

THE ANGEL

islandia no inverno (17)
Uma das mais majestosas cavernas de gelo do país, escondida nas profundezas da geleira Mýrdalsjökull, acessível apenas por um passeio de super-jipe.

PERFECT SKÓGAFOSS

islandia no inverno (18)
A cachoeira Skógafoss em perfeitas condições, com pouco vento, coberta de neve e ainda por cima decorada com um belo arco-íris.

MY FAVORITE GNOME

islandia no inverno (19)
Shy é um querido amigo de Marom, que tem o hábito muito chato de sair de intruso em suas imagens, mesmo que sem querer. “Felizmente, desta vez ele fez o complemento perfeito para esta caverna de gelo incrível”, diz o fotógrafo.

SALT N’ PEPA

islandia no inverno (20)
Um meio-dia infernal em Vik, Islândia. “Decidimos ir para a praia, apesar do clima sinistro, para fazer imagens de inverno verdadeiras”, conta Marom. Eles enfrentam uma chuva implacável de granizo, neve e tudo o mais vindo de todas as direções possíveis. “Ficamos ali como pinguins tentando lembrar por que diabos saímos do carro, quando nos ocorreu que nunca vimos imagens de Vik em tais condições. As pequenas esferas brancas congeladas na praia eram surreais, e complementavam a paisagem de Reynisdrangar”. [BoredPanda]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *