Dando asas à informação

[Curiosidades] 10 coisas que você provavelmente ainda não sabia

O mundo é cheio de fatos bizarros, e todo dia podemos aprender uma coisa nova. Infelizmente, isso não é tão fácil para nós quanto é para certos tipos de verme, que estudos mostram que adquirem a experiência e conhecimento a partir de outros vermes apenas comendo-os. Não é agradável, mas é prático, não? Já que temos que confiar em outros meios de aquisição de informação, comece com essa lista para se aquecer:

1 – Einstein tinha um cérebro anormal

Uma teoria de por que Albert Einstein foi tão brilhante em matemática tem a ver com uma anormalidade física: ele nasceu sem o centro de raciocínio visual de seu cérebro. Essa parte do cérebro permite a compreensão da diferença entre uma zebra e uma lata de lixo. Assumindo Einstein não tenha visto nenhuma das duas coisas, ele não teria sido capaz de raciocinar qual era qual. Mas, para compensar isso, seu centro de computação matemática cresceu o dobro do normal porque foi capaz de usar todo o espaço “vazio” ao lado, no qual o raciocínio visual estava ausente. Bingo! Gênio do raciocínio matemático.

2 – Você pode cair do espaço e sobreviver

Por causa do destemido Felix Baumgartner e seu recorde mundial de queda com paraquedas em outubro deste ano, os cientistas sabem que, se um astronauta equipado com um paraquedas ficar preso para fora de uma nave espacial em órbita estacionária, ele poderia simplesmente pular e “cair de volta” para a Terra vivo. Ele teria que avisar antes, é claro, para não acabar caindo em lugar onde não sobreviveria, como o meio do oceano. Porém, com um “wing suit” (roupa própria para deslizar no ar), chegando em uma parte da atmosfera suficientemente espessa, o astronauta seria capaz de deslizar através de todo o Oceano Atlântico, da Nova Escócia a Irlanda.

3 – A lua faz um barulho estranho de gongo

Os astronautas que já caminharam na lua descobriram uma série de coisas estranhas sobre o nosso satélite, e a maioria delas permanece um mistério. Por exemplo, sempre que um meteoro do tamanho de uma bola de basquete ou maior atinge a lua, os astronautas ouvem um barulho que parece um gongo gigantesco (a “afinação” da lua é C-sustenido), como se a lua fosse de metal oco.

4 – Propagandas de relógio mexem com seu subconsciente

Em quase todos os anúncios comerciais de relógios, eles mostram 10:10. Isso geralmente é feito para não tampar a marca do relógio e porque a posição lembra os braços de uma pessoa levantados em felicidade. É uma posição mais positiva do que a inversão de 08:20, e se relaciona com a teoria de que uma pessoa em um estado de espírito mais feliz é convencida mais facilmente.

5 – Certos vermes aprendem por digestão

Em um estudo, certas espécies de planárias (um tipo de verme) foram gradualmente ensinadas a passar por um labirinto. Os pesquisadores então as moeram e entregaram para outras planárias comê-las. Estas foram capazes de executar o labirinto na primeira tentativa, o que significa que elas “adquiriram” o conhecimento de seus colegas digerindo-os. Assustador, não? E mais fácil que osmose.

6 – Uma lei do estado de South Dakota permite que pessoas assassinem índios

Antes dos EUA serem o que são, índios nativos americanos viviam por lá. Hoje, são um grupo minoritário (como no Brasil) por causa das consequências da colonização. Há uma lei estadual em South Dakota (EUA), ainda em vigor, que diz o seguinte: “Qualquer grupo de cinco ou mais índios de qualquer tribo ou nação deve ser considerado um grupo de ataque e pode ser alvo de tiros”. Muitas listas poderiam ser compiladas a partir de leis verdadeiramente estúpidas, mas esta é particularmente perigosa. Uma pessoa nesse estado poderia deliberadamente assassinar cinco americanos nativos de uma vez e sair impune.

7 – Células cerebrais não regeneram

Você nasce com todas as células do cérebro com as quais você pode viver. Elas não crescem ou se regeneram. São cerca de 50 a 100 bilhões células – as menores do corpo – que você tem que cuidar para não deixar morrer, porque, se isso acontecer, o número delas só diminui. Uma cerveja vai matar precisamente zero delas. Mas beber descontroladamente todos os dias durante 30 anos vai matar milhões delas, por causa do estresse através do qual você está colocando o seu cérebro. Dor de cabeça de ressaca é causada pelo álcool evaporando água em todo o corpo, especialmente na cabeça. Beber água ao mesmo tempo em que bebe outros coquetéis alcoólicos ajuda muito a evitar a ressaca. Contudo, uma febre de 41 graus Celsius por 10 minutos pode matar cerca de 50 milhões de células cerebrais.

8 – O estado americano de Wisconsin tem um exército de “caçadores”

Se os caçadores contasseem como uma força militar, o estado de Wisconsin (EUA) teria o 8º maior exército permanente do mundo, com cerca de 615.000. Isso é quase 100.000 pessoas armadas a mais do que há no exército iraniano.

9 – Uma aranha gigante pode existir

Um dos mais terríveis aracnídeos do mundo é supostamente a Fofi J’ba. É uma aranha-marrom, ou uma tarântula, ou algo semelhante, com um tamanho de perna de 1,22 a 1,83 metros. A tribo Baka, que mora na selva do Congo na África, jura que essas aranhas existem. Eles não têm nada a ganhar com uma mentira, e inflexivelmente sustentam que ela é real e vive apenas na região próxima a suas aldeias. A Fofi J’ba mora em teias no meio de folhas em forma de tubos, e pode comer qualquer coisa menor do que um cão de porte médio, incluindo crianças.

10 – Você pode mastigar concreto

Considere isso uma resposta definitiva a uma questão recorrente de trivia: o músculo mais forte do corpo humano, em proporção ao peso, é o masséter, um músculo usado para a mastigação. Você tem dois, um em cada lado de sua mandíbula, e cada um pode aguentar mais de 400 kg de força. Se os nossos dentes pudessem suportar, seríamos capazes de mastigar um bloco de concreto, ou furar um pneu de caminhão.[Listverse]

Comente

Your email address will not be published. Required fields are marked *